Satisfação de usuários com o atendimento hospitalar em Aracaju/SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Mônica Rodrigues Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brito, Ariane de, Faro, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clínica & Cultura
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/6184
Resumo: O artigo objetivou validar a Escala de Satisfação do Usuário de Serviços Hospitalares (ESUSH) e avaliar a qualidade dos serviços do hospital de referência em Urgência na rede pública do estado de Sergipe. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, de abordagem quantitativa, com amostra de 182 usuários. Realizou-se a Análise Fatorial Exploratória da escala (ESUSH) e investigou-se sua confiabilidade. Os resultados indicaram propriedades psicométricas satisfatórias quanto a utilização da ESUSH na prática clínica e confiabilidade de (α) 0,876. Os níveis de satisfação com a Estrutura, Atendimento e Limpeza e com o Atendimento da Enfermagem obtiveram menores índices de aprovação com 40,7% e 41,2% respectivamente, enquanto que Atendimento médico obteve maior índice 51,1%. O estudo forneceu um instrumento fácil, prático e útil de medida de satisfação do usuário nos serviços hospitalares, o qual pode servir de ferramenta para que gestores subsidiem ações específicas na revisão de processos assistenciais e gerenciais. 
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