DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma proposta de abordagem didática do gênero artigo acadêmico (AA), no curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade brasileira. Fundamenta-se nos estudos dos Letramentos Acadêmicos, particularmente nas abordagens de ensino de escrita acadêmica propostas por Lea e Street (1998) – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. A abordagem didática do AA direciona-se para uma turma da disciplina Tópicos Especiais em Língua – Gêneros Acadêmicos, ofertada remotamente, em 2021, com aulas síncronas e assíncronas. As ações didáticas desenvolvidas na turma organizam-se em três momentos: (1) Pesquisa acadêmica em Linguística: o que é e como se faz?; (2) Artigo acadêmico em Linguística: o que é e como se faz? e (3) Produção científica: do projeto de pesquisa ao artigo acadêmico. A culminância do desenvolvimento dessas ações didáticas consiste na submissão de um resumo do AA produzido na disciplina para um evento acadêmico da área de Letras. Avalia-se como produtiva a elaboração dessa proposta, sobretudo por oportunizar aos estudantes feedback formativo (WINGATE, 2010) dos textos escritos, momentos de conversas em torno do texto (IVANIC, 1998), da história do texto (LILLIS, 2003), favorecendo um diálogo mais profícuo sobre a escrita acadêmica. |
id |
UFS-5_1762108481d5e944bd63367b23ab8034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17020 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIESABORDAGEM DIDÁTICA DO ARTIGO ACADÊMICO EM UM CURSO DE LETRAS: DIÁLOGO ENTRE A SOCIORRETÓRICA E OS LETRAMENTOS ACADÊMICOSLetramentos AcadêmicosEnsino de escritaArtigo acadêmicoAcademic literaciesTeaching of writingAcademic articleO objetivo deste artigo é descrever e analisar uma proposta de abordagem didática do gênero artigo acadêmico (AA), no curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade brasileira. Fundamenta-se nos estudos dos Letramentos Acadêmicos, particularmente nas abordagens de ensino de escrita acadêmica propostas por Lea e Street (1998) – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. A abordagem didática do AA direciona-se para uma turma da disciplina Tópicos Especiais em Língua – Gêneros Acadêmicos, ofertada remotamente, em 2021, com aulas síncronas e assíncronas. As ações didáticas desenvolvidas na turma organizam-se em três momentos: (1) Pesquisa acadêmica em Linguística: o que é e como se faz?; (2) Artigo acadêmico em Linguística: o que é e como se faz? e (3) Produção científica: do projeto de pesquisa ao artigo acadêmico. A culminância do desenvolvimento dessas ações didáticas consiste na submissão de um resumo do AA produzido na disciplina para um evento acadêmico da área de Letras. Avalia-se como produtiva a elaboração dessa proposta, sobretudo por oportunizar aos estudantes feedback formativo (WINGATE, 2010) dos textos escritos, momentos de conversas em torno do texto (IVANIC, 1998), da história do texto (LILLIS, 2003), favorecendo um diálogo mais profícuo sobre a escrita acadêmica.The purpose of this article is to describe and analyze a didactic approach proposal of the academic article (AA) genre, in the Portuguese teaching degree, at a Brazilian university. It is based on the studies of Academic Literacies, particularly on the academic writing teaching approaches proposed by Lea and Street (1998) – study skills, academic socialization and academic literacies. The didactic approach of the AA is directed to a group of the discipline Special Topics in Language – Academic Genres, offered remotely, in 2021, with synchronous and asynchronous classes. The didactic actions developed in the class are organized in three moments: (1) Academic research in Linguistics: what is it and how is it done ?; (2) Academic article in Linguistics: what is it and how is it done? and (3) Scientific production: from the research project to the academic article. The culmination of the development of these didactic actions is the submission of a summary of the EAA produced in the discipline for an academic event in the area of Portuguese teaching degree. The elaboration of this proposal is evaluated as productive, mainly because it provides students with formative feedback (WINGATE, 2010) of the written texts, moments of talk around the text (IVANIC, 1998), about the text history (LILLIS, 2003), favoring a more fruitful dialogue on academic writing.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1702010.51951/ti.v11i24Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-1242236-740310.51951/ti.v11i24reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020/12463Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Elizabeth Maria da 2022-01-12T02:30:38Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17020Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-01-12T02:30:38Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES ABORDAGEM DIDÁTICA DO ARTIGO ACADÊMICO EM UM CURSO DE LETRAS: DIÁLOGO ENTRE A SOCIORRETÓRICA E OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS |
title |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES |
spellingShingle |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES SILVA, Elizabeth Maria da Letramentos Acadêmicos Ensino de escrita Artigo acadêmico Academic literacies Teaching of writing Academic article |
title_short |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES |
title_full |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES |
title_fullStr |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES |
title_full_unstemmed |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES |
title_sort |
DIDACTIC APPROACH TO THE ACADEMIC ARTICLE IN A LETTERS COURSE: DIALOGUE BETWEEN SOCIORHETORICAL AND ACADEMIC LITERACIES |
author |
SILVA, Elizabeth Maria da |
author_facet |
SILVA, Elizabeth Maria da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Elizabeth Maria da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos Acadêmicos Ensino de escrita Artigo acadêmico Academic literacies Teaching of writing Academic article |
topic |
Letramentos Acadêmicos Ensino de escrita Artigo acadêmico Academic literacies Teaching of writing Academic article |
description |
O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma proposta de abordagem didática do gênero artigo acadêmico (AA), no curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade brasileira. Fundamenta-se nos estudos dos Letramentos Acadêmicos, particularmente nas abordagens de ensino de escrita acadêmica propostas por Lea e Street (1998) – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. A abordagem didática do AA direciona-se para uma turma da disciplina Tópicos Especiais em Língua – Gêneros Acadêmicos, ofertada remotamente, em 2021, com aulas síncronas e assíncronas. As ações didáticas desenvolvidas na turma organizam-se em três momentos: (1) Pesquisa acadêmica em Linguística: o que é e como se faz?; (2) Artigo acadêmico em Linguística: o que é e como se faz? e (3) Produção científica: do projeto de pesquisa ao artigo acadêmico. A culminância do desenvolvimento dessas ações didáticas consiste na submissão de um resumo do AA produzido na disciplina para um evento acadêmico da área de Letras. Avalia-se como produtiva a elaboração dessa proposta, sobretudo por oportunizar aos estudantes feedback formativo (WINGATE, 2010) dos textos escritos, momentos de conversas em torno do texto (IVANIC, 1998), da história do texto (LILLIS, 2003), favorecendo um diálogo mais profícuo sobre a escrita acadêmica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020 10.51951/ti.v11i24 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v11i24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17020/12463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Travessias Interativas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Travessias Interativas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124 Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124 Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124 Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 104-124 2236-7403 10.51951/ti.v11i24 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328416537149440 |