LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Augusto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Komesu, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17119
Resumo: Com base em pressupostos dos Estudos de Letramentos Críticos e da Análise do Discurso de linha francesa, este artigo tem como objetivo discutir a imagem de leitor modelo – isto é, a imagem virtual de um leitor preexistente àquele que efetivamente lidará com o texto produzido –  projetada pelo serviço de checagem de fatos “Saúde sem Fake News”, do Ministério da Saúde (MS) do Governo Federal do Brasil, no enfrentamento à desinformação (desinfodemia) sobre a COVID-19. O conjunto do material é formado de 85 (oitenta e cinco) produções textuais verbo-visuais publicadas entre janeiro e junho de 2020, então disponíveis para acesso público e gratuito em plataformas digitais do MS. A análise de cunho descritivo e qualitativo está voltada a investigar se havia retomada total, retomada parcial ou ainda nenhuma retomada do objeto checado, considerando a projeção de determinadas competências do público leitor. Os resultados apontam para uma imagem de leitor que oscila entre o especializado e aquele com formação científica pouco ou não consolidada, preocupado com a assertividade do fato checado, em termos de “verdadeiro” ou “falso”, e para quem o serviço contribui de maneira pontual na promoção de letramento científico.
id UFS-5_2ad793e5476d2646d3b844201ed93fb3
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17119
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMICLETRAMENTOS E DESINFODEMIA: O LEITOR MODELO DO SERVIÇO DE CHECAGEM DE FATOS “SAÚDE SEM FAKE NEWS” NA PANDEMIA DE COVID-19Letramento digitalLetramento científicoDesinfodemiaChecagem de fatosCOVID-19Digital literacyScientific literacyDisinfodemicFact-checkingCOVID-19Com base em pressupostos dos Estudos de Letramentos Críticos e da Análise do Discurso de linha francesa, este artigo tem como objetivo discutir a imagem de leitor modelo – isto é, a imagem virtual de um leitor preexistente àquele que efetivamente lidará com o texto produzido –  projetada pelo serviço de checagem de fatos “Saúde sem Fake News”, do Ministério da Saúde (MS) do Governo Federal do Brasil, no enfrentamento à desinformação (desinfodemia) sobre a COVID-19. O conjunto do material é formado de 85 (oitenta e cinco) produções textuais verbo-visuais publicadas entre janeiro e junho de 2020, então disponíveis para acesso público e gratuito em plataformas digitais do MS. A análise de cunho descritivo e qualitativo está voltada a investigar se havia retomada total, retomada parcial ou ainda nenhuma retomada do objeto checado, considerando a projeção de determinadas competências do público leitor. Os resultados apontam para uma imagem de leitor que oscila entre o especializado e aquele com formação científica pouco ou não consolidada, preocupado com a assertividade do fato checado, em termos de “verdadeiro” ou “falso”, e para quem o serviço contribui de maneira pontual na promoção de letramento científico.This article analyses the image of a model reader projected by the fact-checking website “Saúde sem Fake News” (Health without Fake News), from the Brazilian’s government Ministry of Health, in the confrontation against disinformation (disinfodemic) about COVID-19. A model reader is a virtual image of a preexisting reader to the one that will effectively deal with the text produced. The theoretical framework is based on studies from Critical Literacy Studies and French Discourse Analysis. The delimited corpus is made up of 85 (eighty-five) visual-verbal textual productions published between January and June 2020, then available to the public and free access was granted through the Ministry’s digital platforms. The descriptive and qualitative analytic approach seeks to investigate whether there was a total recapture, a partial recapture or even no recapture of the checked object, considering the projection of certain competences of the reading public. The concluding findings show that this image ranges between an expert reader and one with little or no consolidated scientific training, concerned with the assertiveness of the fact checked in terms of “true” or “false”, and for whom the service contributes in a timely manner in the promotion of scientific literacy.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1711910.51951/ti.v12i25.p62-79Travessias Interativas; No 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 62-79Travessias Interativas; n. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 62-79Travessias Interativas; No. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 62-79Travessias Interativas; Núm. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 62-792236-740310.51951/ti.v12i25reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17119/12889Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, AugustoKomesu, Fabiana2022-07-08T23:14:32Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17119Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-07-08T23:14:32Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC
LETRAMENTOS E DESINFODEMIA: O LEITOR MODELO DO SERVIÇO DE CHECAGEM DE FATOS “SAÚDE SEM FAKE NEWS” NA PANDEMIA DE COVID-19
title LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC
spellingShingle LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC
Oliveira, Augusto
Letramento digital
Letramento científico
Desinfodemia
Checagem de fatos
COVID-19
Digital literacy
Scientific literacy
Disinfodemic
Fact-checking
COVID-19
title_short LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC
title_full LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC
title_fullStr LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC
title_full_unstemmed LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC
title_sort LITERACIES AND DISINFODEMIC: THE MODEL READER OF "SAÚDE SEM FAKE NEWS"FACT-CHECKING WEBSITE IN THE COVID-19 PANDEMIC
author Oliveira, Augusto
author_facet Oliveira, Augusto
Komesu, Fabiana
author_role author
author2 Komesu, Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Augusto
Komesu, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Letramento científico
Desinfodemia
Checagem de fatos
COVID-19
Digital literacy
Scientific literacy
Disinfodemic
Fact-checking
COVID-19
topic Letramento digital
Letramento científico
Desinfodemia
Checagem de fatos
COVID-19
Digital literacy
Scientific literacy
Disinfodemic
Fact-checking
COVID-19
description Com base em pressupostos dos Estudos de Letramentos Críticos e da Análise do Discurso de linha francesa, este artigo tem como objetivo discutir a imagem de leitor modelo – isto é, a imagem virtual de um leitor preexistente àquele que efetivamente lidará com o texto produzido –  projetada pelo serviço de checagem de fatos “Saúde sem Fake News”, do Ministério da Saúde (MS) do Governo Federal do Brasil, no enfrentamento à desinformação (desinfodemia) sobre a COVID-19. O conjunto do material é formado de 85 (oitenta e cinco) produções textuais verbo-visuais publicadas entre janeiro e junho de 2020, então disponíveis para acesso público e gratuito em plataformas digitais do MS. A análise de cunho descritivo e qualitativo está voltada a investigar se havia retomada total, retomada parcial ou ainda nenhuma retomada do objeto checado, considerando a projeção de determinadas competências do público leitor. Os resultados apontam para uma imagem de leitor que oscila entre o especializado e aquele com formação científica pouco ou não consolidada, preocupado com a assertividade do fato checado, em termos de “verdadeiro” ou “falso”, e para quem o serviço contribui de maneira pontual na promoção de letramento científico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17119
10.51951/ti.v12i25.p62-79
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17119
identifier_str_mv 10.51951/ti.v12i25.p62-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17119/12889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Travessias Interativas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Travessias Interativas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 62-79
Travessias Interativas; n. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 62-79
Travessias Interativas; No. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 62-79
Travessias Interativas; Núm. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 62-79
2236-7403
10.51951/ti.v12i25
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328416890519552