REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUEZ, Ana Miriam Carneiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARAÚJO, Aline Macedo Silva, OLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11019
Resumo: RESUMO: O presente artigo reflete sobre o ensino de Língua Portuguesa (como língua materna) que desconsidera a função comunicativa da língua a as mudanças decorrentes de seu uso para pautar-se unicamente na dicotomia “certo” e “errado” da Gramática Tradicional. Tomamos como ponto de partida para nossa reflexão o alarde feito pela mídia com a aprovação pelo MEC do livro didático Viver e Aprender – por uma vida melhor, de Heloisa Ramos. Nele a autora trata de variação linguística, lança luz à diferença das modalidades escrita e oral da língua, expõe a necessidade de adequação do discurso à situação comunicativa, sempre alertando o educando para o fato de a norma padrão ser a de maior prestígio em nossa sociedade. Mesmo acreditando ser também função da escola possibilitar ao aluno a apropriação da língua padrão, defendemos que o fato de os educandos serem falantes nativos da língua não pode ser desconsiderado no processo de ensino-aprendizagem, assim como não pode ser negada a existência de variedades diferentes da padrão. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Portuguesa. Variedade não-padrão. Preconceito linguístico. Livro didático.        ABSTRACT: In this article we think about teaching of Portuguese language (as mother tongue) that ignores the communicative function of language and the changes arising from its use. We reflect on the teaching based on the dichotomy "right" and "wrong" of Traditional Grammar. The beginning of our reflection is the fuss made by the media with the approval by the MEC of textbook Viver e Aprender – por uma vida melhor, by Heloisa Ramos. In it the author presents linguistic variation, sheds light unlike the modalities written and oral language, exposes the need to adapt speech to the communicative situation, always prompting the student to the fact that the standard is the most prestigious variety in our society. Even believing  that one of the school functions is teach the student the standard variety, we also believe the fact that the students are native speakers of the language can not be disregarded in the teaching-learning process. The existence of different varieties can not be denied too. KEYWORDS: Teaching of Portuguese. Linguistic prejudice. Student’s book.
id UFS-5_6ee5d4803fcedc5fdab56d3221965a1f
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11019
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING RESUMO: O presente artigo reflete sobre o ensino de Língua Portuguesa (como língua materna) que desconsidera a função comunicativa da língua a as mudanças decorrentes de seu uso para pautar-se unicamente na dicotomia “certo” e “errado” da Gramática Tradicional. Tomamos como ponto de partida para nossa reflexão o alarde feito pela mídia com a aprovação pelo MEC do livro didático Viver e Aprender – por uma vida melhor, de Heloisa Ramos. Nele a autora trata de variação linguística, lança luz à diferença das modalidades escrita e oral da língua, expõe a necessidade de adequação do discurso à situação comunicativa, sempre alertando o educando para o fato de a norma padrão ser a de maior prestígio em nossa sociedade. Mesmo acreditando ser também função da escola possibilitar ao aluno a apropriação da língua padrão, defendemos que o fato de os educandos serem falantes nativos da língua não pode ser desconsiderado no processo de ensino-aprendizagem, assim como não pode ser negada a existência de variedades diferentes da padrão. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Portuguesa. Variedade não-padrão. Preconceito linguístico. Livro didático.        ABSTRACT: In this article we think about teaching of Portuguese language (as mother tongue) that ignores the communicative function of language and the changes arising from its use. We reflect on the teaching based on the dichotomy "right" and "wrong" of Traditional Grammar. The beginning of our reflection is the fuss made by the media with the approval by the MEC of textbook Viver e Aprender – por uma vida melhor, by Heloisa Ramos. In it the author presents linguistic variation, sheds light unlike the modalities written and oral language, exposes the need to adapt speech to the communicative situation, always prompting the student to the fact that the standard is the most prestigious variety in our society. Even believing  that one of the school functions is teach the student the standard variety, we also believe the fact that the students are native speakers of the language can not be disregarded in the teaching-learning process. The existence of different varieties can not be denied too. KEYWORDS: Teaching of Portuguese. Linguistic prejudice. Student’s book. Universidade Federal de Sergipe2019-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11019Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 137-145Travessias Interativas; n. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 137-145Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 137-145Travessias Interativas; Núm. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 137-1452236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11019/8524Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUEZ, Ana Miriam CarneiroARAÚJO, Aline Macedo SilvaOLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de2020-06-28T22:35:26Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11019Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T22:35:26Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING
title REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING
spellingShingle REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING
RODRIGUEZ, Ana Miriam Carneiro
title_short REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING
title_full REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING
title_fullStr REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING
title_sort REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIA E ENSINO: SOCIAL REPRESENTATION OF PORTUGUESE LANGUAGE, MEDIA AND TEACHING
author RODRIGUEZ, Ana Miriam Carneiro
author_facet RODRIGUEZ, Ana Miriam Carneiro
ARAÚJO, Aline Macedo Silva
OLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de
author_role author
author2 ARAÚJO, Aline Macedo Silva
OLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUEZ, Ana Miriam Carneiro
ARAÚJO, Aline Macedo Silva
OLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de
description RESUMO: O presente artigo reflete sobre o ensino de Língua Portuguesa (como língua materna) que desconsidera a função comunicativa da língua a as mudanças decorrentes de seu uso para pautar-se unicamente na dicotomia “certo” e “errado” da Gramática Tradicional. Tomamos como ponto de partida para nossa reflexão o alarde feito pela mídia com a aprovação pelo MEC do livro didático Viver e Aprender – por uma vida melhor, de Heloisa Ramos. Nele a autora trata de variação linguística, lança luz à diferença das modalidades escrita e oral da língua, expõe a necessidade de adequação do discurso à situação comunicativa, sempre alertando o educando para o fato de a norma padrão ser a de maior prestígio em nossa sociedade. Mesmo acreditando ser também função da escola possibilitar ao aluno a apropriação da língua padrão, defendemos que o fato de os educandos serem falantes nativos da língua não pode ser desconsiderado no processo de ensino-aprendizagem, assim como não pode ser negada a existência de variedades diferentes da padrão. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Portuguesa. Variedade não-padrão. Preconceito linguístico. Livro didático.        ABSTRACT: In this article we think about teaching of Portuguese language (as mother tongue) that ignores the communicative function of language and the changes arising from its use. We reflect on the teaching based on the dichotomy "right" and "wrong" of Traditional Grammar. The beginning of our reflection is the fuss made by the media with the approval by the MEC of textbook Viver e Aprender – por uma vida melhor, by Heloisa Ramos. In it the author presents linguistic variation, sheds light unlike the modalities written and oral language, exposes the need to adapt speech to the communicative situation, always prompting the student to the fact that the standard is the most prestigious variety in our society. Even believing  that one of the school functions is teach the student the standard variety, we also believe the fact that the students are native speakers of the language can not be disregarded in the teaching-learning process. The existence of different varieties can not be denied too. KEYWORDS: Teaching of Portuguese. Linguistic prejudice. Student’s book.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11019
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11019/8524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 137-145
Travessias Interativas; n. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 137-145
Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 137-145
Travessias Interativas; Núm. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 137-145
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461334294528