TRÊS MEMÓRIAS TRANÇADAS: AS ESCRITAS DE SI E A CONSTRUÇÃO DA VIDA NA LITERATURA: THREE WEAVED MEMORIES: THE WRITINGS OF ONESELF AND THE CONSTRUCTION OF LIFE IN LITERATURE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Émile Cardoso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CASTRO, Lílian Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12682
Resumo: RESUMO: Esse artigo pretende trazer à discussão obras literárias atravessadas pelo enviesado conceito de literatura infanto-juvenil. Contudo, nossas observações caminham na direção de entendê-las como escritas de si, ou seja, como narrativas em primeira pessoa que apresentam protagonistas cujas memórias colocadas em confronto não são propriamente suas e, mesmo que engendradas ficcionalmente, são formadoras de suas identidades. Tendo a língua portuguesa como fator comum, Bisa Bia, Bisa Bel (Machado,1981), A vida no céu (Agualusa, 2015) e Os olhos de Ana Marta (Vieira, 1990) se estruturam a partir de memórias construídas coletivamente, para, em concomitância, passar a constituir as próprias memórias individuais dos sujeitos narradores. Elaborando um trançado de memórias, Isabel, Carlos e Ana Marta deixam de ser apenas personagens no papel, e passam a constituir-se num eu, que, mesmo ficcional, ganha vida. PALAVRAS-CHAVE: Memória. Escritas de si. Ana Maria Machado. José Eduardo Agualusa. Alice Vieira.   ABSTRACT: This article intends to discuss the literary works crossed by the skewed concept of children literature. However, our notations walk towards our understanding of them as writings of oneself, in other words, as narratives in the first person that present a leading figure whose confronted memories aren’t properly its own, and even though they are fictionally engendered, they mold its identities. Taking the Portuguese language as a common factor, Bisa Bia, Bisa Bel (Machado; 1981), A Vida no Céu (Agualusa; 2015) and Os Olhos de Ana Marta (Vieira; 1990) are structured from memories collectively constructed to compose the narrators’ individual memories. By elaborating a weave of memories, Isabel, Carlos and Ana Marta stop being only characters in the paper and start to constitute themselves in a “me” that, although fictional, comes to life. KEYWORDS: Memory. Writings of oneself. Ana Maria Machado. José Eduardo Agualusa. Alice Vieira.
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