Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Maria Aparecida Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Aurora (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1249
Resumo: Mas afinal, o que é ser mulher/homem, na contemporaneidade? Como são construídas no ambiente escolar as masculinidades e as feminilidades? Existe relação entre as construções de gênero vigente e a violência na escola? Estas são algumas das questões que a pesquisa do Doutorado em Educação ora em andamento, busca responder. A pesquisa qualitativa e a técnica do estudo de caso são utilizadas para identificar representações acerca das identidades de gênero entre alunos do ensino médio. O objetivo é pensar quais são os valores de longa duração que vieram definindo o que é masculino e o que é feminino, quais os processos e a lógica subjacente à construção de identidades e representações que colocam em espaços antagônicos, permeados por relações de poder hierarquicamente diferenciadas, homens e mulheres. Na modernidade líquida a invenção de si e, consequentemente do Outro, encontra um cenário antagônico à fixidez da tradição; na atualidade as identidades são fluídas, inconstantes, múltiplas e fragmentadas, encontrando na escola ambiente propicio de trocas e enfrentamentos. Esta é uma das instituições sociais estruturada em bases hierárquicas de poder, local onde os jovens relacionam-se cotidianamente, as identidades são construídas, reforçadas e sedimentadas, notadamente a identidade de gênero. Necessário se faz fomentar o diálogo e a participação ativa do corpo docente no sentido de auxiliar o jovem a atravessar fase tão importante na construção da sua autobiografia o que favorecerá sobremaneira a construção de identidades equânimes
id UNESP-32_4cbfb51fe0e7730d2cd40d8113d37eb4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/1249
network_acronym_str UNESP-32
network_name_str Revista Aurora (Online)
repository_id_str
spelling Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school contextMasculinidades e feminilidades: a construção de si no contexto escolarSchoolFeminitiesIdentitiesMasculinitiesEscolaFeminilidadesIdentidadesMasculinidadesMas afinal, o que é ser mulher/homem, na contemporaneidade? Como são construídas no ambiente escolar as masculinidades e as feminilidades? Existe relação entre as construções de gênero vigente e a violência na escola? Estas são algumas das questões que a pesquisa do Doutorado em Educação ora em andamento, busca responder. A pesquisa qualitativa e a técnica do estudo de caso são utilizadas para identificar representações acerca das identidades de gênero entre alunos do ensino médio. O objetivo é pensar quais são os valores de longa duração que vieram definindo o que é masculino e o que é feminino, quais os processos e a lógica subjacente à construção de identidades e representações que colocam em espaços antagônicos, permeados por relações de poder hierarquicamente diferenciadas, homens e mulheres. Na modernidade líquida a invenção de si e, consequentemente do Outro, encontra um cenário antagônico à fixidez da tradição; na atualidade as identidades são fluídas, inconstantes, múltiplas e fragmentadas, encontrando na escola ambiente propicio de trocas e enfrentamentos. Esta é uma das instituições sociais estruturada em bases hierárquicas de poder, local onde os jovens relacionam-se cotidianamente, as identidades são construídas, reforçadas e sedimentadas, notadamente a identidade de gênero. Necessário se faz fomentar o diálogo e a participação ativa do corpo docente no sentido de auxiliar o jovem a atravessar fase tão importante na construção da sua autobiografia o que favorecerá sobremaneira a construção de identidades equânimesFaculdade de Filosofia e Ciências2011-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/124910.36311/1982-8004.2010.v4n1.1249Revista Aurora; v. 4 n. 1 (2010); 114-123Revista Aurora; Vol. 4 No. 1 (2010); 114-123Revista Aurora; Vol. 4 Núm. 1 (2010); 114-1231982-80042177-0484reponame:Revista Aurora (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1249/1116Copyright (c) 2011 Revista Aurorahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Maria Aparecida Souza2024-04-16T07:10:14Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/1249Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/oaiaurora.revista@gmail.com||1982-80041982-8004opendoar:2024-04-16T07:10:14Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context
Masculinidades e feminilidades: a construção de si no contexto escolar
title Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context
spellingShingle Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context
Couto, Maria Aparecida Souza
School
Feminities
Identities
Masculinities
Escola
Feminilidades
Identidades
Masculinidades
title_short Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context
title_full Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context
title_fullStr Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context
title_full_unstemmed Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context
title_sort Masculinities and femininities: the construction of oneself in the school context
author Couto, Maria Aparecida Souza
author_facet Couto, Maria Aparecida Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Maria Aparecida Souza
dc.subject.por.fl_str_mv School
Feminities
Identities
Masculinities
Escola
Feminilidades
Identidades
Masculinidades
topic School
Feminities
Identities
Masculinities
Escola
Feminilidades
Identidades
Masculinidades
description Mas afinal, o que é ser mulher/homem, na contemporaneidade? Como são construídas no ambiente escolar as masculinidades e as feminilidades? Existe relação entre as construções de gênero vigente e a violência na escola? Estas são algumas das questões que a pesquisa do Doutorado em Educação ora em andamento, busca responder. A pesquisa qualitativa e a técnica do estudo de caso são utilizadas para identificar representações acerca das identidades de gênero entre alunos do ensino médio. O objetivo é pensar quais são os valores de longa duração que vieram definindo o que é masculino e o que é feminino, quais os processos e a lógica subjacente à construção de identidades e representações que colocam em espaços antagônicos, permeados por relações de poder hierarquicamente diferenciadas, homens e mulheres. Na modernidade líquida a invenção de si e, consequentemente do Outro, encontra um cenário antagônico à fixidez da tradição; na atualidade as identidades são fluídas, inconstantes, múltiplas e fragmentadas, encontrando na escola ambiente propicio de trocas e enfrentamentos. Esta é uma das instituições sociais estruturada em bases hierárquicas de poder, local onde os jovens relacionam-se cotidianamente, as identidades são construídas, reforçadas e sedimentadas, notadamente a identidade de gênero. Necessário se faz fomentar o diálogo e a participação ativa do corpo docente no sentido de auxiliar o jovem a atravessar fase tão importante na construção da sua autobiografia o que favorecerá sobremaneira a construção de identidades equânimes
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1249
10.36311/1982-8004.2010.v4n1.1249
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1249
identifier_str_mv 10.36311/1982-8004.2010.v4n1.1249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1249/1116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aurora; v. 4 n. 1 (2010); 114-123
Revista Aurora; Vol. 4 No. 1 (2010); 114-123
Revista Aurora; Vol. 4 Núm. 1 (2010); 114-123
1982-8004
2177-0484
reponame:Revista Aurora (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Aurora (Online)
collection Revista Aurora (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv aurora.revista@gmail.com||
_version_ 1797053556736393216