A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9135 |
Resumo: | RESUMO: este trabalho toma como corpus de análise e reflexão quatorze exemplares do gênero artigo de opinião, produzidos por candidatos na prova de redação do processo seletivo de uma universidade pública do Rio Grande do Sul (RS). Objetiva-se investigar as diferenças nos movimentos e passos retóricos do referido gênero (contextualização, apresentação da tese, defesa da tese e reiteração e/ou apresentação de sugestões) nesse contexto específico de sua produção, diferentemente do que ocorre em uma produção de uso e circulação real do gênero. Como fundamentação teórica e metodológica, tem-se o apoio em preceitos da perspectiva sociorretórica/sócio-histórica e cultural para a compreensão de gênero textual, com base, principalmente, em Bazerman (2009). Com isso, como resultados e conclusões, busca-se refletir como a didatização, o ensino de um gênero na escola, aliado a contextos específicos de produção, faz com que ele se assemelhe a outro gênero mais familiar a maioria dos alunos como, por exemplo, a redação escolar. PALAVRAS-CHAVE: Análise. Gênero. Artigo de opinião. A BSTR ACT: this paper ta kes as cor pus of ana lysis and ref lection fourteen copies of the opinion article genre, produced by candidates in the writing essay of the selective process of a public university of Rio Grande do Sul (R S). The objective is to investigate the differences in the movements and rhetorica l steps of this genre (contextua lization, thesis presentation, thesis defense and reiteration and/or presentation of suggestions) in this specif ic context of its production, unlike what occurs in a production of rea l use and circulation of the genre. As a theoretica l and methodolog ica l foundation has the support in precepts of the socio-theoretica l/socio-historica l and cultura l perspective for the understanding of textua l genre, based mainly on Bazerman (2009). Thus, as results and conclusions, it is sought to ref lect how the didatization, the teaching of a gender in school, a llied to specif ic contexts of production, ma kes it resemble another gender more familiar to most students, such as, for example, school writing. KEYWORDS: Analysis. Genre. Opinion article. |
id |
UFS-5_b7e6bbe0ac9644277fb6d48815c11076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9135 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTIONRESUMO: este trabalho toma como corpus de análise e reflexão quatorze exemplares do gênero artigo de opinião, produzidos por candidatos na prova de redação do processo seletivo de uma universidade pública do Rio Grande do Sul (RS). Objetiva-se investigar as diferenças nos movimentos e passos retóricos do referido gênero (contextualização, apresentação da tese, defesa da tese e reiteração e/ou apresentação de sugestões) nesse contexto específico de sua produção, diferentemente do que ocorre em uma produção de uso e circulação real do gênero. Como fundamentação teórica e metodológica, tem-se o apoio em preceitos da perspectiva sociorretórica/sócio-histórica e cultural para a compreensão de gênero textual, com base, principalmente, em Bazerman (2009). Com isso, como resultados e conclusões, busca-se refletir como a didatização, o ensino de um gênero na escola, aliado a contextos específicos de produção, faz com que ele se assemelhe a outro gênero mais familiar a maioria dos alunos como, por exemplo, a redação escolar. PALAVRAS-CHAVE: Análise. Gênero. Artigo de opinião. A BSTR ACT: this paper ta kes as cor pus of ana lysis and ref lection fourteen copies of the opinion article genre, produced by candidates in the writing essay of the selective process of a public university of Rio Grande do Sul (R S). The objective is to investigate the differences in the movements and rhetorica l steps of this genre (contextua lization, thesis presentation, thesis defense and reiteration and/or presentation of suggestions) in this specif ic context of its production, unlike what occurs in a production of rea l use and circulation of the genre. As a theoretica l and methodolog ica l foundation has the support in precepts of the socio-theoretica l/socio-historica l and cultura l perspective for the understanding of textua l genre, based mainly on Bazerman (2009). Thus, as results and conclusions, it is sought to ref lect how the didatization, the teaching of a gender in school, a llied to specif ic contexts of production, ma kes it resemble another gender more familiar to most students, such as, for example, school writing. KEYWORDS: Analysis. Genre. Opinion article.Universidade Federal de Sergipe - UFS2018-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/913510.51951/ti.v7i14Travessias Interativas; No 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 259-276Travessias Interativas; n. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 259-276Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 259-276Travessias Interativas; Núm. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 259-2762236-740310.51951/ti.v7i14reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9135/7158Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVEIRA, Luciane Carlan da2021-07-27T19:45:31Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9135Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T19:45:31Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION |
title |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION |
spellingShingle |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION SILVEIRA, Luciane Carlan da |
title_short |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION |
title_full |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION |
title_fullStr |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION |
title_full_unstemmed |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION |
title_sort |
A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION |
author |
SILVEIRA, Luciane Carlan da |
author_facet |
SILVEIRA, Luciane Carlan da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, Luciane Carlan da |
description |
RESUMO: este trabalho toma como corpus de análise e reflexão quatorze exemplares do gênero artigo de opinião, produzidos por candidatos na prova de redação do processo seletivo de uma universidade pública do Rio Grande do Sul (RS). Objetiva-se investigar as diferenças nos movimentos e passos retóricos do referido gênero (contextualização, apresentação da tese, defesa da tese e reiteração e/ou apresentação de sugestões) nesse contexto específico de sua produção, diferentemente do que ocorre em uma produção de uso e circulação real do gênero. Como fundamentação teórica e metodológica, tem-se o apoio em preceitos da perspectiva sociorretórica/sócio-histórica e cultural para a compreensão de gênero textual, com base, principalmente, em Bazerman (2009). Com isso, como resultados e conclusões, busca-se refletir como a didatização, o ensino de um gênero na escola, aliado a contextos específicos de produção, faz com que ele se assemelhe a outro gênero mais familiar a maioria dos alunos como, por exemplo, a redação escolar. PALAVRAS-CHAVE: Análise. Gênero. Artigo de opinião. A BSTR ACT: this paper ta kes as cor pus of ana lysis and ref lection fourteen copies of the opinion article genre, produced by candidates in the writing essay of the selective process of a public university of Rio Grande do Sul (R S). The objective is to investigate the differences in the movements and rhetorica l steps of this genre (contextua lization, thesis presentation, thesis defense and reiteration and/or presentation of suggestions) in this specif ic context of its production, unlike what occurs in a production of rea l use and circulation of the genre. As a theoretica l and methodolog ica l foundation has the support in precepts of the socio-theoretica l/socio-historica l and cultura l perspective for the understanding of textua l genre, based mainly on Bazerman (2009). Thus, as results and conclusions, it is sought to ref lect how the didatization, the teaching of a gender in school, a llied to specif ic contexts of production, ma kes it resemble another gender more familiar to most students, such as, for example, school writing. KEYWORDS: Analysis. Genre. Opinion article. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9135 10.51951/ti.v7i14 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9135 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v7i14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9135/7158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 259-276 Travessias Interativas; n. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 259-276 Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 259-276 Travessias Interativas; Núm. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 259-276 2236-7403 10.51951/ti.v7i14 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328414681169920 |