A CONSTITUIÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE PRODUÇÃO: A RHETORICAL CONSTITUTION OF THE OPINION ARTICLE GENRE IN A SPECIFIC CONTEXT OF PRODUCTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Luciane Carlan da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9135
Resumo: RESUMO: este trabalho toma como corpus de análise e reflexão quatorze exemplares do gênero artigo de opinião, produzidos por candidatos na prova de redação do processo seletivo de uma universidade pública do Rio Grande do Sul (RS). Objetiva-se investigar as diferenças nos movimentos e passos retóricos do referido gênero (contextualização, apresentação da tese, defesa da tese e reiteração e/ou apresentação de sugestões) nesse contexto específico de sua produção, diferentemente do que ocorre em uma produção de uso e circulação real do gênero. Como fundamentação teórica e metodológica, tem-se o apoio em preceitos da perspectiva sociorretórica/sócio-histórica e cultural para a compreensão de gênero textual, com base, principalmente, em Bazerman (2009). Com isso, como resultados e conclusões, busca-se refletir como a didatização, o ensino de um gênero na escola, aliado a contextos específicos de produção, faz com que ele se assemelhe a outro gênero mais familiar a maioria dos alunos como, por exemplo, a redação escolar. PALAVRAS-CHAVE: Análise. Gênero. Artigo de opinião.   A BSTR ACT: this paper ta kes as cor pus of ana lysis and ref lection fourteen copies of the opinion article genre, produced by candidates in the writing essay of the selective process of a public university of Rio Grande do Sul (R S). The objective is to investigate the differences in the movements and rhetorica l steps of this genre (contextua lization, thesis presentation, thesis defense and reiteration and/or presentation of suggestions) in this specif ic context of its production, unlike what occurs in a production of rea l use and circulation of the genre. As a theoretica l and methodolog ica l foundation has the support in precepts of the socio-theoretica l/socio-historica l and cultura l perspective for the understanding of textua l genre, based mainly on Bazerman (2009). Thus, as results and conclusions, it is sought to ref lect how the didatization, the teaching of a gender in school, a llied to specif ic contexts of production, ma kes it resemble another gender more familiar to most students, such as, for example, school writing. KEYWORDS: Analysis. Genre. Opinion article.
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