HEDGES IN RESEARCH ARTICLES’ INTRODUCTIONS OF PUBLIC ADMINISTRATION’S FIELD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/16927 |
Resumo: | O estudo do metadiscurso é essencial para a compreensão de como autores argumentam em seus textos. Adotamos neste artigo a teoria Hylandiana. Verificamos o uso dos atenuadores em introduções de artigos acadêmicos da área da administração pública de língua portuguesa. Foi feita uma análise descritiva e qualitativa a partir dos atenuadores em 80 introduções, sendo 40 da década de 1960 e 40 da década de 2010. Observou-se, no corpus, o uso recorrente da estratégia de indeterminação, a qual se deu por meio de recursos linguísticos como expressões epistêmicas e aproximativas, com destaque, entre outros, para o verbo poder, os advérbios principalmente e (em) geral, ademais do adjetivo possível. Esses recursos de atenuação apresentaram variação de frequência de uso e se revelaram como importante instrumento retórico para negociação e ratificação do conhecimento científico, ressaltando o papel do artigo acadêmico enquanto espaço do jogo argumentativo e a função promocional e comunicativa da seção de introdução, o que possibilitou ao autor posicionar-se de forma comedida, persuasiva e deferida, resguardando-se diante da crítica de seus pares e conquistando espaço profissional em sua comunidade. |
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HEDGES IN RESEARCH ARTICLES’ INTRODUCTIONS OF PUBLIC ADMINISTRATION’S FIELDATENUADORES EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAMetadiscurso. Atenuadores. Artigo acadêmico.Metadiscourse. Hedges. Research article.O estudo do metadiscurso é essencial para a compreensão de como autores argumentam em seus textos. Adotamos neste artigo a teoria Hylandiana. Verificamos o uso dos atenuadores em introduções de artigos acadêmicos da área da administração pública de língua portuguesa. Foi feita uma análise descritiva e qualitativa a partir dos atenuadores em 80 introduções, sendo 40 da década de 1960 e 40 da década de 2010. Observou-se, no corpus, o uso recorrente da estratégia de indeterminação, a qual se deu por meio de recursos linguísticos como expressões epistêmicas e aproximativas, com destaque, entre outros, para o verbo poder, os advérbios principalmente e (em) geral, ademais do adjetivo possível. Esses recursos de atenuação apresentaram variação de frequência de uso e se revelaram como importante instrumento retórico para negociação e ratificação do conhecimento científico, ressaltando o papel do artigo acadêmico enquanto espaço do jogo argumentativo e a função promocional e comunicativa da seção de introdução, o que possibilitou ao autor posicionar-se de forma comedida, persuasiva e deferida, resguardando-se diante da crítica de seus pares e conquistando espaço profissional em sua comunidade.The metadiscourse study is essential for the comprehension of how authors discuss in their writings. We adopted here the Hyland theory. We investigated the use of hedges in research articles’ introductions of public administration’s field of Portuguese language. A descriptive and qualitative analysis of hedges was done from 80 articles’ introductions, being 40 introductions from the decade of 1960s e 40 from 2010s. In the corpus, it was verified the currently use of the indetermination strategy, which took place through linguistics resources like epistemic and approximate expressions, stressing the verb poder, the adverbs principalmente and (em) geral, moreover the adjective possível, among others. These hedging resources showed variation of frequency of use and revealed themselves as important rhetoric tools for the negotiation and the scientific knowledge, emphasizing the research article role as a place for the argumentation playing and indicating the promotional, communicative function of the introduction section, what made possible to the authors take stance in a prudent, persuasive and deferential manner, protecting themselves against the peers’ criticism and obtaining professional space in their community.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1692710.51951/ti.v12i25.p33-43Travessias Interativas; No 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 33-43Travessias Interativas; n. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 33-43Travessias Interativas; No. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 33-43Travessias Interativas; Núm. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 33-432236-740310.51951/ti.v12i25reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/16927/12887Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Araújo, Roberto Carlos2022-07-08T23:14:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16927Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-07-08T23:14:35Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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