O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVAIS, Urandi Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/13978
Resumo: RESUMO: O presente trabalho traz a campo algumas reflexões acerca das oficinas e atividades desenvolvidas pelos graduandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP/UFS, nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente na abordagem da Literatura, cujo objetivo foi investigar como as ações do PIBID contribuíram na abordagem da literatura na educação básica e sua colaboração no processo de ensino e aprendizagem dos discentes do CODAP/UFS. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, turmas A e B, numa abordagem quali- quantitativa, cujos resultados foram interpretados a partir de estudos teóricos como, por exemplo, Cândido (2000), Jouve (2012), Soares (2011) Colomer (2007), entre outros, mostram-nos o quanto a participação dos graduandos do PIBID colabora no fortalecimento do ensino da literatura, e também no processo de formação deles enquanto futuros profissionais da educação básica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica. Fomação Docente. Literatura. PIBID.   ABSTRACT: The present work brings to the field some reflections about the workshops and activities developed by the graduates of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID, at the College of Application of the Federal University of Sergipe - CODAP/UFS, in Portuguese language classes, specifically in approach to Literature, whose objective was to investigate how PIBID’s actions contributed to the approach of literature in basic education and its collaboration in the teaching and learning process of Codap/UFS students. The data were obtained from the application of a questionnaire for the students of the 2nd grade of High School, classes A and B, in a quali-quantitative approach, whose results interpreted from theoretical studies such as, for example, Cândido (2000), Jouve (2012), Soares (2011) Colomer (2007), among others, show us how much the participation of PIBID undergraduates contributes to strengthening the teaching of literature and in their training process as future basic education professionals. KEYWORDS: Basic Education. Teacher Training. Literature. PIBID.
id UFS-5_df514af02ba19990343a1cd0cbbdf909
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13978
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATIONRESUMO: O presente trabalho traz a campo algumas reflexões acerca das oficinas e atividades desenvolvidas pelos graduandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP/UFS, nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente na abordagem da Literatura, cujo objetivo foi investigar como as ações do PIBID contribuíram na abordagem da literatura na educação básica e sua colaboração no processo de ensino e aprendizagem dos discentes do CODAP/UFS. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, turmas A e B, numa abordagem quali- quantitativa, cujos resultados foram interpretados a partir de estudos teóricos como, por exemplo, Cândido (2000), Jouve (2012), Soares (2011) Colomer (2007), entre outros, mostram-nos o quanto a participação dos graduandos do PIBID colabora no fortalecimento do ensino da literatura, e também no processo de formação deles enquanto futuros profissionais da educação básica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica. Fomação Docente. Literatura. PIBID.   ABSTRACT: The present work brings to the field some reflections about the workshops and activities developed by the graduates of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID, at the College of Application of the Federal University of Sergipe - CODAP/UFS, in Portuguese language classes, specifically in approach to Literature, whose objective was to investigate how PIBID’s actions contributed to the approach of literature in basic education and its collaboration in the teaching and learning process of Codap/UFS students. The data were obtained from the application of a questionnaire for the students of the 2nd grade of High School, classes A and B, in a quali-quantitative approach, whose results interpreted from theoretical studies such as, for example, Cândido (2000), Jouve (2012), Soares (2011) Colomer (2007), among others, show us how much the participation of PIBID undergraduates contributes to strengthening the teaching of literature and in their training process as future basic education professionals. KEYWORDS: Basic Education. Teacher Training. Literature. PIBID.Universidade Federal de Sergipe - UFS2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1397810.51951/ti.v10i20Travessias Interativas; No 20 (2020): Travessias Interativas → jan-jun/2020; pp. 426-439Travessias Interativas; n. 20 (2020): Travessias Interativas → jan-jun/2020; pp. 426-439Travessias Interativas; No. 20 (2020): Travessias Interativas → jan-jun/2020; pp. 426-439Travessias Interativas; Núm. 20 (2020): Travessias Interativas → jan-jun/2020; pp. 426-4392236-740310.51951/ti.v10i20reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/13978/10695Copyright (c) 2020 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNOVAIS, Urandi Rosa 2021-07-27T21:36:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13978Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T21:36:12Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION
title O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION
spellingShingle O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION
NOVAIS, Urandi Rosa
title_short O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION
title_full O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION
title_fullStr O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION
title_full_unstemmed O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION
title_sort O PIBID NO CODAP/UFS E A ABORDAGEM DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PIBID IN CODAP/UFS AND THE APPROACH OF THE LITERATURE IN BASIC EDUCATION
author NOVAIS, Urandi Rosa
author_facet NOVAIS, Urandi Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOVAIS, Urandi Rosa
description RESUMO: O presente trabalho traz a campo algumas reflexões acerca das oficinas e atividades desenvolvidas pelos graduandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP/UFS, nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente na abordagem da Literatura, cujo objetivo foi investigar como as ações do PIBID contribuíram na abordagem da literatura na educação básica e sua colaboração no processo de ensino e aprendizagem dos discentes do CODAP/UFS. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, turmas A e B, numa abordagem quali- quantitativa, cujos resultados foram interpretados a partir de estudos teóricos como, por exemplo, Cândido (2000), Jouve (2012), Soares (2011) Colomer (2007), entre outros, mostram-nos o quanto a participação dos graduandos do PIBID colabora no fortalecimento do ensino da literatura, e também no processo de formação deles enquanto futuros profissionais da educação básica. PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica. Fomação Docente. Literatura. PIBID.   ABSTRACT: The present work brings to the field some reflections about the workshops and activities developed by the graduates of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID, at the College of Application of the Federal University of Sergipe - CODAP/UFS, in Portuguese language classes, specifically in approach to Literature, whose objective was to investigate how PIBID’s actions contributed to the approach of literature in basic education and its collaboration in the teaching and learning process of Codap/UFS students. The data were obtained from the application of a questionnaire for the students of the 2nd grade of High School, classes A and B, in a quali-quantitative approach, whose results interpreted from theoretical studies such as, for example, Cândido (2000), Jouve (2012), Soares (2011) Colomer (2007), among others, show us how much the participation of PIBID undergraduates contributes to strengthening the teaching of literature and in their training process as future basic education professionals. KEYWORDS: Basic Education. Teacher Training. Literature. PIBID.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/13978
10.51951/ti.v10i20
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/13978
identifier_str_mv 10.51951/ti.v10i20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/13978/10695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Travessias Interativas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Travessias Interativas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 20 (2020): Travessias Interativas → jan-jun/2020; pp. 426-439
Travessias Interativas; n. 20 (2020): Travessias Interativas → jan-jun/2020; pp. 426-439
Travessias Interativas; No. 20 (2020): Travessias Interativas → jan-jun/2020; pp. 426-439
Travessias Interativas; Núm. 20 (2020): Travessias Interativas → jan-jun/2020; pp. 426-439
2236-7403
10.51951/ti.v10i20
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328416353648640