REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um estudo que tem por objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra e algumas causas dessas dificuldades presentes nas atividades realizadas por alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica de cunho quali-quanti. Para a coleta de dados foram realizadas observações na turma em questão e aplicadas atividades envolvendo os conteúdos algébricos trabalhados pela docente da turma. Dentre os fatores relacionados às dificuldades na aprendizagem, observou-se que a interpretação de problemas algébricos, que exige uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica, apresenta-se como obstáculo, o que representa dizer que muitas vezes a não compreensão da linguagem apresentada no problema, dificulta a tradução para a linguagem algébrica. Outro obstáculo encontrado na investigação consiste na falta de pré-requisitos em Aritmética o que desencadeia dificuldades na aprendizagem da Álgebra, uma vez que esta necessita da primeira para a resolução das atividades nela propostas. |
id |
UFS-6_09fffbc9ea410c65a7d5a5d7767b9c34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/4663 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIENeste artigo apresenta-se um estudo que tem por objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra e algumas causas dessas dificuldades presentes nas atividades realizadas por alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica de cunho quali-quanti. Para a coleta de dados foram realizadas observações na turma em questão e aplicadas atividades envolvendo os conteúdos algébricos trabalhados pela docente da turma. Dentre os fatores relacionados às dificuldades na aprendizagem, observou-se que a interpretação de problemas algébricos, que exige uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica, apresenta-se como obstáculo, o que representa dizer que muitas vezes a não compreensão da linguagem apresentada no problema, dificulta a tradução para a linguagem algébrica. Outro obstáculo encontrado na investigação consiste na falta de pré-requisitos em Aritmética o que desencadeia dificuldades na aprendizagem da Álgebra, uma vez que esta necessita da primeira para a resolução das atividades nela propostas.Universidade Federal de Sergipe2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/466310.34179/revisem.v1i1.4663Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-352525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663/4544Copyright (c) 2016 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, Katia HennFelicetti, Vera Lucia2020-02-07T18:23:38Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/4663Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:23:38Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE |
title |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE Gil, Katia Henn |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE |
author |
Gil, Katia Henn |
author_facet |
Gil, Katia Henn Felicetti, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Felicetti, Vera Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Katia Henn Felicetti, Vera Lucia |
description |
Neste artigo apresenta-se um estudo que tem por objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra e algumas causas dessas dificuldades presentes nas atividades realizadas por alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica de cunho quali-quanti. Para a coleta de dados foram realizadas observações na turma em questão e aplicadas atividades envolvendo os conteúdos algébricos trabalhados pela docente da turma. Dentre os fatores relacionados às dificuldades na aprendizagem, observou-se que a interpretação de problemas algébricos, que exige uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica, apresenta-se como obstáculo, o que representa dizer que muitas vezes a não compreensão da linguagem apresentada no problema, dificulta a tradução para a linguagem algébrica. Outro obstáculo encontrado na investigação consiste na falta de pré-requisitos em Aritmética o que desencadeia dificuldades na aprendizagem da Álgebra, uma vez que esta necessita da primeira para a resolução das atividades nela propostas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663 10.34179/revisem.v1i1.4663 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v1i1.4663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663/4544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460557303808 |