REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Katia Henn
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Felicetti, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663
Resumo: Neste artigo apresenta-se um estudo que tem por objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra e algumas causas dessas dificuldades presentes nas atividades realizadas por alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica de cunho quali-quanti. Para a coleta de dados foram realizadas observações na turma em questão e aplicadas atividades envolvendo os conteúdos algébricos trabalhados pela docente da turma. Dentre os fatores relacionados às dificuldades na aprendizagem, observou-se que a interpretação de problemas algébricos, que exige uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica, apresenta-se como obstáculo, o que representa dizer que muitas vezes a não compreensão da linguagem apresentada no problema, dificulta a tradução para a linguagem algébrica. Outro obstáculo encontrado na investigação consiste na falta de pré-requisitos em Aritmética o que desencadeia dificuldades na aprendizagem da Álgebra, uma vez que esta necessita da primeira para a resolução das atividades nela propostas.
id UFS-6_09fffbc9ea410c65a7d5a5d7767b9c34
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/4663
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIENeste artigo apresenta-se um estudo que tem por objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra e algumas causas dessas dificuldades presentes nas atividades realizadas por alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica de cunho quali-quanti. Para a coleta de dados foram realizadas observações na turma em questão e aplicadas atividades envolvendo os conteúdos algébricos trabalhados pela docente da turma. Dentre os fatores relacionados às dificuldades na aprendizagem, observou-se que a interpretação de problemas algébricos, que exige uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica, apresenta-se como obstáculo, o que representa dizer que muitas vezes a não compreensão da linguagem apresentada no problema, dificulta a tradução para a linguagem algébrica. Outro obstáculo encontrado na investigação consiste na falta de pré-requisitos em Aritmética o que desencadeia dificuldades na aprendizagem da Álgebra, uma vez que esta necessita da primeira para a resolução das atividades nela propostas.Universidade Federal de Sergipe2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/466310.34179/revisem.v1i1.4663Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-352525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663/4544Copyright (c) 2016 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, Katia HennFelicetti, Vera Lucia2020-02-07T18:23:38Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/4663Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:23:38Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
title REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
Gil, Katia Henn
title_short REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
title_full REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
title_sort REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE
author Gil, Katia Henn
author_facet Gil, Katia Henn
Felicetti, Vera Lucia
author_role author
author2 Felicetti, Vera Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Katia Henn
Felicetti, Vera Lucia
description Neste artigo apresenta-se um estudo que tem por objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra e algumas causas dessas dificuldades presentes nas atividades realizadas por alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica de cunho quali-quanti. Para a coleta de dados foram realizadas observações na turma em questão e aplicadas atividades envolvendo os conteúdos algébricos trabalhados pela docente da turma. Dentre os fatores relacionados às dificuldades na aprendizagem, observou-se que a interpretação de problemas algébricos, que exige uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica, apresenta-se como obstáculo, o que representa dizer que muitas vezes a não compreensão da linguagem apresentada no problema, dificulta a tradução para a linguagem algébrica. Outro obstáculo encontrado na investigação consiste na falta de pré-requisitos em Aritmética o que desencadeia dificuldades na aprendizagem da Álgebra, uma vez que esta necessita da primeira para a resolução das atividades nela propostas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663
10.34179/revisem.v1i1.4663
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v1i1.4663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/4663/4544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 19-35
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460557303808