Cenários inclusivos para aprendizagem envolvendo softwares acessíveis em dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Tula Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Faustino, Talita Salgado, Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12048
Resumo: Este trabalho é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa Rumo à Educação Inclusiva, o qual investiga os processos de ensino e de aprendizagem matemática que envolvem cenários inclusivos. O objetivo desta pesquisa é identificar, nos cenários inclusivos, os aspectos favoráveis ao processo de ensino e de aprendizagem da matemática, envolvendo alunos “eficientemente diferentes”, mediado por jogos como xilofone, Scratch e The Calculator, acessíveis em dispositivos móveis. A fundamentação teórica é baseada nos trabalhos de Pappert (1985) sobre micromundo e construcionismo, Fernandes e Healy (2015) sobre cenários inclusivos e o termo “eficientemente diferentes”, Demo (2009), com suas pesquisas envolvendo aprendizagens e novas tecnologias, e Gonzáles (2002), que trata sobre educação e diversidade. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi adotada a pesquisa bibliográfica, de modo a analisar três trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do referido grupo de pesquisa, que exploraram o uso de dispositivos móveis para o ensino aprendizagem da matemática, envolvendo alunos e professores da educação básica de turmas inclusivas. Os resultados encontrados indicam um grande envolvimento de alunos “eficientemente diferentes” em atividades mediadas por jogos digitais, assim como a promoção de cenários inclusivos por meio de jogos em dispositivos móveis que permitiram um trabalho diversificado, promovendo aprendizagem matemática significativa.
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