Cenários inclusivos para aprendizagem envolvendo softwares acessíveis em dispositivos móveis
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12048 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa Rumo à Educação Inclusiva, o qual investiga os processos de ensino e de aprendizagem matemática que envolvem cenários inclusivos. O objetivo desta pesquisa é identificar, nos cenários inclusivos, os aspectos favoráveis ao processo de ensino e de aprendizagem da matemática, envolvendo alunos “eficientemente diferentes”, mediado por jogos como xilofone, Scratch e The Calculator, acessíveis em dispositivos móveis. A fundamentação teórica é baseada nos trabalhos de Pappert (1985) sobre micromundo e construcionismo, Fernandes e Healy (2015) sobre cenários inclusivos e o termo “eficientemente diferentes”, Demo (2009), com suas pesquisas envolvendo aprendizagens e novas tecnologias, e Gonzáles (2002), que trata sobre educação e diversidade. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi adotada a pesquisa bibliográfica, de modo a analisar três trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do referido grupo de pesquisa, que exploraram o uso de dispositivos móveis para o ensino aprendizagem da matemática, envolvendo alunos e professores da educação básica de turmas inclusivas. Os resultados encontrados indicam um grande envolvimento de alunos “eficientemente diferentes” em atividades mediadas por jogos digitais, assim como a promoção de cenários inclusivos por meio de jogos em dispositivos móveis que permitiram um trabalho diversificado, promovendo aprendizagem matemática significativa. |
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