Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9842 |
Resumo: | Neste artigo objetivamos investigar as transformações pelas quais passam os saberes relativos ao conteúdo das frações até chegarem à sala de aula, uma vez que nos remetem à formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Buscamos também reconhecer os diversos elementos didáticos envolvidos nos processos, utilizando como fundamentação teórica a teoria da Transposição Didática. No que se refere à metodologia da pesquisa, este estudo tem sua natureza qualitativa, já que esta não tende à quantificação dos dados, assim como não há testes estatísticos para discussão dos resultados. Para a análise a priori, utilizamos alguns resultados de avaliações internacionais, como por exemplo, PISA (Programa Internacional para Avaliação de Estudantes), e, para as concepções prévias e validação da pesquisa, foram utilizados questionários com o objetivo de verificar o ensino à luz da teoria da Transposição Didática. |
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Aspectos da Transposição Didática no Ensino de FraçõesNeste artigo objetivamos investigar as transformações pelas quais passam os saberes relativos ao conteúdo das frações até chegarem à sala de aula, uma vez que nos remetem à formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Buscamos também reconhecer os diversos elementos didáticos envolvidos nos processos, utilizando como fundamentação teórica a teoria da Transposição Didática. No que se refere à metodologia da pesquisa, este estudo tem sua natureza qualitativa, já que esta não tende à quantificação dos dados, assim como não há testes estatísticos para discussão dos resultados. Para a análise a priori, utilizamos alguns resultados de avaliações internacionais, como por exemplo, PISA (Programa Internacional para Avaliação de Estudantes), e, para as concepções prévias e validação da pesquisa, foram utilizados questionários com o objetivo de verificar o ensino à luz da teoria da Transposição Didática.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/984210.34179/revisem.v4i1.9842Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-1862525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9842/8718Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Carlo WaniloRodrigues, Chang Kuo2020-02-07T18:09:05Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9842Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:09:05Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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