Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Carlo Wanilo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Chang Kuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9842
Resumo: Neste artigo objetivamos investigar as transformações pelas quais passam os saberes relativos ao conteúdo das frações até chegarem à sala de aula, uma vez que nos remetem à formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Buscamos também reconhecer os diversos elementos didáticos envolvidos nos processos, utilizando como fundamentação teórica a teoria da Transposição Didática. No que se refere à metodologia da pesquisa, este estudo tem sua natureza qualitativa, já que esta não tende à quantificação dos dados, assim como não há testes estatísticos para discussão dos resultados. Para a análise a priori, utilizamos alguns resultados de avaliações internacionais, como por exemplo, PISA (Programa Internacional para Avaliação de Estudantes), e, para as concepções prévias e validação da pesquisa, foram utilizados questionários com o objetivo de verificar o ensino à luz da teoria da Transposição Didática.
id UFS-6_5b2dda83588020d11d6f95229dbc8b9e
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/9842
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Aspectos da Transposição Didática no Ensino de FraçõesNeste artigo objetivamos investigar as transformações pelas quais passam os saberes relativos ao conteúdo das frações até chegarem à sala de aula, uma vez que nos remetem à formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Buscamos também reconhecer os diversos elementos didáticos envolvidos nos processos, utilizando como fundamentação teórica a teoria da Transposição Didática. No que se refere à metodologia da pesquisa, este estudo tem sua natureza qualitativa, já que esta não tende à quantificação dos dados, assim como não há testes estatísticos para discussão dos resultados. Para a análise a priori, utilizamos alguns resultados de avaliações internacionais, como por exemplo, PISA (Programa Internacional para Avaliação de Estudantes), e, para as concepções prévias e validação da pesquisa, foram utilizados questionários com o objetivo de verificar o ensino à luz da teoria da Transposição Didática.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/984210.34179/revisem.v4i1.9842Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-1862525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9842/8718Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Carlo WaniloRodrigues, Chang Kuo2020-02-07T18:09:05Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9842Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:09:05Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
title Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
spellingShingle Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
Maia, Carlo Wanilo
title_short Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
title_full Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
title_fullStr Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
title_full_unstemmed Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
title_sort Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações
author Maia, Carlo Wanilo
author_facet Maia, Carlo Wanilo
Rodrigues, Chang Kuo
author_role author
author2 Rodrigues, Chang Kuo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Carlo Wanilo
Rodrigues, Chang Kuo
description Neste artigo objetivamos investigar as transformações pelas quais passam os saberes relativos ao conteúdo das frações até chegarem à sala de aula, uma vez que nos remetem à formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Buscamos também reconhecer os diversos elementos didáticos envolvidos nos processos, utilizando como fundamentação teórica a teoria da Transposição Didática. No que se refere à metodologia da pesquisa, este estudo tem sua natureza qualitativa, já que esta não tende à quantificação dos dados, assim como não há testes estatísticos para discussão dos resultados. Para a análise a priori, utilizamos alguns resultados de avaliações internacionais, como por exemplo, PISA (Programa Internacional para Avaliação de Estudantes), e, para as concepções prévias e validação da pesquisa, foram utilizados questionários com o objetivo de verificar o ensino à luz da teoria da Transposição Didática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9842
10.34179/revisem.v4i1.9842
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9842
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i1.9842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9842/8718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 172-186
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460610781184