Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12365 |
Resumo: | Na pesquisa que subsidia este artigo se investiga a prática pedagógica de docentes universitários atuantes na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação Básica e/ou Mestrado na Educação pré-escolar e Ensino no primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, quanto ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino e a aprendizagem. A metodologia é a qualitativa, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory – GT) e a coleta de dados foi feita por entrevista semiestruturada a professores universitários experientes em uso de TDIC na prática docente e tidos como inovadores por seus pares. A análise interpretativa segue técnicas sugeridas pela GT, sendo a categoria fundamental “inovação na formação inicial docente” e as categorias axiais: "sobre estratégias didáticas", "sobre recursos tecnológicos" e "sobre planejamento e gestão de aula". O artigo discute estratégias didáticas de dois dos entrevistados, que são professores licenciados em Matemática. Como resultados, identificamos características da prática dos docentes ligadas à realidade do exercício da docência de ambos e, quanto às TDIC, elas estão presentes na prática principalmente pelo uso de softwares e de jogos específicos para o ensino de Matemática nos anos iniciais de escolaridade. Palavras-chave: Prática docente; Inovação; Recursos Tecnológicos. |
id |
UFS-6_65ef0f797b458a6e73e6677927fd01f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12365 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores Na pesquisa que subsidia este artigo se investiga a prática pedagógica de docentes universitários atuantes na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação Básica e/ou Mestrado na Educação pré-escolar e Ensino no primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, quanto ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino e a aprendizagem. A metodologia é a qualitativa, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory – GT) e a coleta de dados foi feita por entrevista semiestruturada a professores universitários experientes em uso de TDIC na prática docente e tidos como inovadores por seus pares. A análise interpretativa segue técnicas sugeridas pela GT, sendo a categoria fundamental “inovação na formação inicial docente” e as categorias axiais: "sobre estratégias didáticas", "sobre recursos tecnológicos" e "sobre planejamento e gestão de aula". O artigo discute estratégias didáticas de dois dos entrevistados, que são professores licenciados em Matemática. Como resultados, identificamos características da prática dos docentes ligadas à realidade do exercício da docência de ambos e, quanto às TDIC, elas estão presentes na prática principalmente pelo uso de softwares e de jogos específicos para o ensino de Matemática nos anos iniciais de escolaridade. Palavras-chave: Prática docente; Inovação; Recursos Tecnológicos.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1236510.34179/revisem.v5i2.12365Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-18Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-18Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-18Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-182525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12365/10886Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLobo da Costa, Nielce MenegueloRamos, Maria Altina da Silva2020-09-19T18:05:59Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12365Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:05:59Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores |
title |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores |
spellingShingle |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores Lobo da Costa, Nielce Meneguelo |
title_short |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores |
title_full |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores |
title_fullStr |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores |
title_sort |
Práticas inovadoras com Tecnologias Digitais na formação inicial de professores |
author |
Lobo da Costa, Nielce Meneguelo |
author_facet |
Lobo da Costa, Nielce Meneguelo Ramos, Maria Altina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Maria Altina da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo da Costa, Nielce Meneguelo Ramos, Maria Altina da Silva |
description |
Na pesquisa que subsidia este artigo se investiga a prática pedagógica de docentes universitários atuantes na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação Básica e/ou Mestrado na Educação pré-escolar e Ensino no primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, quanto ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino e a aprendizagem. A metodologia é a qualitativa, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory – GT) e a coleta de dados foi feita por entrevista semiestruturada a professores universitários experientes em uso de TDIC na prática docente e tidos como inovadores por seus pares. A análise interpretativa segue técnicas sugeridas pela GT, sendo a categoria fundamental “inovação na formação inicial docente” e as categorias axiais: "sobre estratégias didáticas", "sobre recursos tecnológicos" e "sobre planejamento e gestão de aula". O artigo discute estratégias didáticas de dois dos entrevistados, que são professores licenciados em Matemática. Como resultados, identificamos características da prática dos docentes ligadas à realidade do exercício da docência de ambos e, quanto às TDIC, elas estão presentes na prática principalmente pelo uso de softwares e de jogos específicos para o ensino de Matemática nos anos iniciais de escolaridade. Palavras-chave: Prática docente; Inovação; Recursos Tecnológicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12365 10.34179/revisem.v5i2.12365 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12365 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.12365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12365/10886 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-18 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-18 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-18 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-18 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460687327232 |