Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12221 |
Resumo: | A Geometria é um conteúdo importante no campo da Matemática, sendo o ensino desta o ponto de partida de diversas problematizações no âmbito educacional. Este artigo tem como objetivo compreender, através do discurso de professores de Matemática, as potencialidades, desafios e dificuldades da utilização das tecnologias digitais para ensinar Geometria. Para tanto, analisou-se atividades desenvolvidas com professores de Matemática na disciplina de Geometria Analítica e Dinâmica no curso de Especialização em Matemática ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na modalidade a distância. A análise foi feita a partir da leitura das interações dos professores em três atividades propostas, resultando em uma categorização organizada em dois tópicos: o primeiro tratando das tecnologias digitais no ensino de Geometria, trazendo as potencialidades, desafios e dificuldades presentes; e o segundo abordando os conceitos, construções e abstrações presentes no ensino de Geometria. Salienta-se que nessa escrita será abordado somente o primeiro tópico. Através da análise, percebeu-se que é essencial a contextualização da Geometria, e que esta pode ser realizada utilizando recursos tecnológicos em sala de aula para auxiliar no aprender, mas para tanto repensar a formação inicial do professor é fundamental; além disso, é fundamental uma formação inicial adequada para os professores. |
id |
UFS-6_66b431cda014b67adc9c8461d4aea98c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12221 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitaisA Geometria é um conteúdo importante no campo da Matemática, sendo o ensino desta o ponto de partida de diversas problematizações no âmbito educacional. Este artigo tem como objetivo compreender, através do discurso de professores de Matemática, as potencialidades, desafios e dificuldades da utilização das tecnologias digitais para ensinar Geometria. Para tanto, analisou-se atividades desenvolvidas com professores de Matemática na disciplina de Geometria Analítica e Dinâmica no curso de Especialização em Matemática ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na modalidade a distância. A análise foi feita a partir da leitura das interações dos professores em três atividades propostas, resultando em uma categorização organizada em dois tópicos: o primeiro tratando das tecnologias digitais no ensino de Geometria, trazendo as potencialidades, desafios e dificuldades presentes; e o segundo abordando os conceitos, construções e abstrações presentes no ensino de Geometria. Salienta-se que nessa escrita será abordado somente o primeiro tópico. Através da análise, percebeu-se que é essencial a contextualização da Geometria, e que esta pode ser realizada utilizando recursos tecnológicos em sala de aula para auxiliar no aprender, mas para tanto repensar a formação inicial do professor é fundamental; além disso, é fundamental uma formação inicial adequada para os professores.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1222110.34179/revisem.v5i2.12221Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 112-127Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 112-127Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 112-127Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 112-1272525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12221/10891Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPouzada, Thiago AvilaNovello, Tanise Paula Ayres, Luana Maria Santos da Silva Pereira, Fabrine Diniz2020-09-19T18:03:34Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12221Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:03:34Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais |
title |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais |
spellingShingle |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais Pouzada, Thiago Avila |
title_short |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais |
title_full |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais |
title_fullStr |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais |
title_sort |
Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais |
author |
Pouzada, Thiago Avila |
author_facet |
Pouzada, Thiago Avila Novello, Tanise Paula Ayres, Luana Maria Santos da Silva Pereira, Fabrine Diniz |
author_role |
author |
author2 |
Novello, Tanise Paula Ayres, Luana Maria Santos da Silva Pereira, Fabrine Diniz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pouzada, Thiago Avila Novello, Tanise Paula Ayres, Luana Maria Santos da Silva Pereira, Fabrine Diniz |
description |
A Geometria é um conteúdo importante no campo da Matemática, sendo o ensino desta o ponto de partida de diversas problematizações no âmbito educacional. Este artigo tem como objetivo compreender, através do discurso de professores de Matemática, as potencialidades, desafios e dificuldades da utilização das tecnologias digitais para ensinar Geometria. Para tanto, analisou-se atividades desenvolvidas com professores de Matemática na disciplina de Geometria Analítica e Dinâmica no curso de Especialização em Matemática ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na modalidade a distância. A análise foi feita a partir da leitura das interações dos professores em três atividades propostas, resultando em uma categorização organizada em dois tópicos: o primeiro tratando das tecnologias digitais no ensino de Geometria, trazendo as potencialidades, desafios e dificuldades presentes; e o segundo abordando os conceitos, construções e abstrações presentes no ensino de Geometria. Salienta-se que nessa escrita será abordado somente o primeiro tópico. Através da análise, percebeu-se que é essencial a contextualização da Geometria, e que esta pode ser realizada utilizando recursos tecnológicos em sala de aula para auxiliar no aprender, mas para tanto repensar a formação inicial do professor é fundamental; além disso, é fundamental uma formação inicial adequada para os professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12221 10.34179/revisem.v5i2.12221 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12221 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.12221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12221/10891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 112-127 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 112-127 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 112-127 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 112-127 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460671598592 |