Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Suely
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva Brito, Glaucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252
Resumo: Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujoobjetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitaisao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergemde práticas pedagógicas em processos de integração. As questões quenortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitaispodem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticaspedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticaspedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículoescolar? Que ações de formação de professores podem contribuir comprocessos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Parao desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integraçãode tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores parauso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações emescolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em três escolas públicas: um processo foi iniciado em parceria com professoras dos anos iniciais, outro em parceria com professores do Ensino Médio, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de graduação, no Ensino Superior. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração nas escolas investigadas.
id UFPR-4_9e0a2eb148c0c5a9fa7cf74286cd5198
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76252
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujoobjetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitaisao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergemde práticas pedagógicas em processos de integração. As questões quenortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitaispodem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticaspedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticaspedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículoescolar? Que ações de formação de professores podem contribuir comprocessos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Parao desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integraçãode tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores parauso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações emescolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em três escolas públicas: um processo foi iniciado em parceria com professoras dos anos iniciais, outro em parceria com professores do Ensino Médio, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de graduação, no Ensino Superior. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração nas escolas investigadas.UFPRScherer, Suelyda Silva Brito, Glaucia2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252/42534https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252/42535Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76252Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
title Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
spellingShingle Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
Scherer, Suely
title_short Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
title_full Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
title_fullStr Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
title_full_unstemmed Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
title_sort Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
author Scherer, Suely
author_facet Scherer, Suely
da Silva Brito, Glaucia
author_role author
author2 da Silva Brito, Glaucia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Suely
da Silva Brito, Glaucia
dc.subject.none.fl_str_mv


description Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujoobjetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitaisao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergemde práticas pedagógicas em processos de integração. As questões quenortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitaispodem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticaspedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticaspedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículoescolar? Que ações de formação de professores podem contribuir comprocessos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Parao desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integraçãode tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores parauso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações emescolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em três escolas públicas: um processo foi iniciado em parceria com professoras dos anos iniciais, outro em parceria com professores do Ensino Médio, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de graduação, no Ensino Superior. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração nas escolas investigadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252/42534
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76252/42535
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899231715328