Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Grilo, Marcos, Santana, Flávia Cristina de Macêdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10052
Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar como o conteúdo “Números Racionais” pode ser transformado para fins de ensino na Educação Básica a partir de tópicos da disciplina Análise Matemática. Tomando como aporte teórico o conceito de recontextualização pedagógica de Basil Bernstein, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de Análise Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática e utilizou pressupostos da pesquisa qualitativa. Como procedimento de produção de dados recorreu-se à observação e análise documental. Os resultados alcançados apontam que as recontextualizações propostas pelos licenciandos potencializam o ensino de Números Racionais na Educação Básica quando: identificam que tópicos vistos na formação inicial são possíveis de serem transformados para fins de ensino na educação básica; transformam textos produzidos na disciplina Análise Matemática para fins de ensino na educação básica; transformam textos dos livros didáticos fornecendo definições mais rigorosas, sem torná-las incompreensíveis.
id UFS-6_7513656e13c20e5edeb7748f4d9596c4
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10052
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação BásicaA pesquisa teve como objetivo identificar como o conteúdo “Números Racionais” pode ser transformado para fins de ensino na Educação Básica a partir de tópicos da disciplina Análise Matemática. Tomando como aporte teórico o conceito de recontextualização pedagógica de Basil Bernstein, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de Análise Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática e utilizou pressupostos da pesquisa qualitativa. Como procedimento de produção de dados recorreu-se à observação e análise documental. Os resultados alcançados apontam que as recontextualizações propostas pelos licenciandos potencializam o ensino de Números Racionais na Educação Básica quando: identificam que tópicos vistos na formação inicial são possíveis de serem transformados para fins de ensino na educação básica; transformam textos produzidos na disciplina Análise Matemática para fins de ensino na educação básica; transformam textos dos livros didáticos fornecendo definições mais rigorosas, sem torná-las incompreensíveis.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1005210.34179/revisem.v4i1.10052Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 142-154Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 142-154Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 142-154Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 142-1542525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10052/8716Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrilo, Jaqueline de Souza PereiraGrilo, MarcosSantana, Flávia Cristina de Macêdo2020-02-07T18:10:23Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10052Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:10:23Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
title Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
spellingShingle Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
title_short Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
title_full Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
title_fullStr Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
title_full_unstemmed Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
title_sort Recontextualização de Números Racionais a partir de uma disciplina de Análise Matemática para a Educação Básica
author Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
author_facet Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
Grilo, Marcos
Santana, Flávia Cristina de Macêdo
author_role author
author2 Grilo, Marcos
Santana, Flávia Cristina de Macêdo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
Grilo, Marcos
Santana, Flávia Cristina de Macêdo
description A pesquisa teve como objetivo identificar como o conteúdo “Números Racionais” pode ser transformado para fins de ensino na Educação Básica a partir de tópicos da disciplina Análise Matemática. Tomando como aporte teórico o conceito de recontextualização pedagógica de Basil Bernstein, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de Análise Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática e utilizou pressupostos da pesquisa qualitativa. Como procedimento de produção de dados recorreu-se à observação e análise documental. Os resultados alcançados apontam que as recontextualizações propostas pelos licenciandos potencializam o ensino de Números Racionais na Educação Básica quando: identificam que tópicos vistos na formação inicial são possíveis de serem transformados para fins de ensino na educação básica; transformam textos produzidos na disciplina Análise Matemática para fins de ensino na educação básica; transformam textos dos livros didáticos fornecendo definições mais rigorosas, sem torná-las incompreensíveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10052
10.34179/revisem.v4i1.10052
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10052
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i1.10052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10052/8716
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 142-154
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 142-154
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 142-154
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 142-154
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460624412672