Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerdeira dos Santos, Karine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Valéria Risuenho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13286
Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação das aprendizagens em aulas de matemática nos anos iniciais: percepções de graduandos” e tem como objetivo identificar, sob a ótica de avaliação formativa, o processo de avaliação de professores de turmas do 4º e 5º anos iniciais e discuti-lo. A pesquisa é de caráter descritivo está organizada em: estudos teóricos, observação, grupo de discussão, realização de entrevista e análise de material empírico. Participaram do projeto 10 graduandos do 7˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, Belém-PA, que cursavam o tema Estágio de Docência II. Neste trabalho, analisamos o material empírico constituído da realização de entrevistas, os resultados apontam que, a partir das concepções desses graduandos, os professores das escolas alvo da pesquisa, ainda enxergam a avaliação dissociada do processo de ensino-aprendizagem, além de concretizar a prova como principal instrumento para avaliar. Quanto aos graduandos, os resultados mostram que houve aprendizado em relação a três aspectos: a ampliação dos conceitos relacionados à avaliação formativa; percepção sobre indissociabilidade entre ensino-aprendizagem-avaliação e ampliação do conhecimento de instrumentos de avaliação. Palavras-chave: Práticas e instrumentos de avaliação. Anos Inicias. Formação inicial.
id UFS-6_7546b06ba7800109c382132732312fcf
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/13286
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early yearsAvaliação formativa: um olhar discente/docente sobre as práticas de professores dos anos iniciaisEste trabalho apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação das aprendizagens em aulas de matemática nos anos iniciais: percepções de graduandos” e tem como objetivo identificar, sob a ótica de avaliação formativa, o processo de avaliação de professores de turmas do 4º e 5º anos iniciais e discuti-lo. A pesquisa é de caráter descritivo está organizada em: estudos teóricos, observação, grupo de discussão, realização de entrevista e análise de material empírico. Participaram do projeto 10 graduandos do 7˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, Belém-PA, que cursavam o tema Estágio de Docência II. Neste trabalho, analisamos o material empírico constituído da realização de entrevistas, os resultados apontam que, a partir das concepções desses graduandos, os professores das escolas alvo da pesquisa, ainda enxergam a avaliação dissociada do processo de ensino-aprendizagem, além de concretizar a prova como principal instrumento para avaliar. Quanto aos graduandos, os resultados mostram que houve aprendizado em relação a três aspectos: a ampliação dos conceitos relacionados à avaliação formativa; percepção sobre indissociabilidade entre ensino-aprendizagem-avaliação e ampliação do conhecimento de instrumentos de avaliação. Palavras-chave: Práticas e instrumentos de avaliação. Anos Inicias. Formação inicial.  This work presents partial results of the research project entitled “Assessment of learning in mathematics classes in the early years: perceptions of undergraduate students” and aims to identify, from the perspective of formative assessment, the process of evaluating teachers in classes from the 4th and Initial 5th years and discuss it. The research, of a descriptive character, was organized in: theoretical studies, observation, discussion group, interview and analysis of the empirical material. Ten undergraduate students from the 7th semester of the Integrated Licentiate in Science, Mathematics and Languages course at UFPA, Belém-PA, participated in the project, who were studying the subject of Teaching Internship II. In this text, the empirical material constituted by conducting interviews will be analyzed. The analysis of the research showed that, based on the conceptions of these graduates, the teachers of the schools targeted by the research still see the dissociated evaluation of the teaching-learning process, in addition to making the test the main instrument to evaluate. As for undergraduates, we show that there was learning in relation to three aspects: the expansion of concepts related to formative assessment; perception of inseparability between teaching-learning-assessment and expanding knowledge of assessment tools. Keywords: Assessment practices and instruments. Early Years. Initial formation.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1328610.34179/revisem.v5i2.13286Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 307-327Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 307-327Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 307-327Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 307-3272525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13286/10901Copyright (c) 2020 Valéria Risuenho Marques, Karine Cerdeira dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCerdeira dos Santos, KarineMarques, Valéria Risuenho2020-09-19T17:58:46Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/13286Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T17:58:46Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years
Avaliação formativa: um olhar discente/docente sobre as práticas de professores dos anos iniciais
title Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years
spellingShingle Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years
Cerdeira dos Santos, Karine
title_short Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years
title_full Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years
title_fullStr Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years
title_full_unstemmed Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years
title_sort Formative evaluation: a student / teacher look at the practices of teachers in the early years
author Cerdeira dos Santos, Karine
author_facet Cerdeira dos Santos, Karine
Marques, Valéria Risuenho
author_role author
author2 Marques, Valéria Risuenho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerdeira dos Santos, Karine
Marques, Valéria Risuenho
description Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação das aprendizagens em aulas de matemática nos anos iniciais: percepções de graduandos” e tem como objetivo identificar, sob a ótica de avaliação formativa, o processo de avaliação de professores de turmas do 4º e 5º anos iniciais e discuti-lo. A pesquisa é de caráter descritivo está organizada em: estudos teóricos, observação, grupo de discussão, realização de entrevista e análise de material empírico. Participaram do projeto 10 graduandos do 7˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, Belém-PA, que cursavam o tema Estágio de Docência II. Neste trabalho, analisamos o material empírico constituído da realização de entrevistas, os resultados apontam que, a partir das concepções desses graduandos, os professores das escolas alvo da pesquisa, ainda enxergam a avaliação dissociada do processo de ensino-aprendizagem, além de concretizar a prova como principal instrumento para avaliar. Quanto aos graduandos, os resultados mostram que houve aprendizado em relação a três aspectos: a ampliação dos conceitos relacionados à avaliação formativa; percepção sobre indissociabilidade entre ensino-aprendizagem-avaliação e ampliação do conhecimento de instrumentos de avaliação. Palavras-chave: Práticas e instrumentos de avaliação. Anos Inicias. Formação inicial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13286
10.34179/revisem.v5i2.13286
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13286
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.13286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13286/10901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Valéria Risuenho Marques, Karine Cerdeira dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Valéria Risuenho Marques, Karine Cerdeira dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 307-327
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 307-327
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 307-327
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 307-327
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460712493056