Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves da Silva, José Gleison
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira Alves, Francisco Régis, Menezes, Daniel Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta didática que diz respeito a aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria plana, advindos da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de matemática e a inserção de novas metodologias por professores em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) pode contribuir para o ensino de conceitos de geometria plana, utilizando um problema da OBMEP, em sala de aula, com ênfase na dinamização e visualização proporcionadas pelo software GeoGebra. A sequência didática foi estruturada com base nas etapas da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), que tem o software GeoGebra como ferramenta essencial em sua transposição didática. Espera-se que a união dessas ferramentas possa ser útil para a aprendizagem do estudante, proporcionando uma melhoria didático-metodológica na ação do professor de matemática. Palavras-chave: OBMEP. Teoria das Situações Didáticas. Situação Didática Olímpica. GeoGebra.
id UFS-6_7716cc14a3f9de3e564e365422461747
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/13325
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra softwareAspectos da Teoria das Situações Didáticas aplicada ao ensino de Geometria plana referente a problemas das olímpiadas de Matemática com amparo do software Geogebra.Este artigo apresenta uma proposta didática que diz respeito a aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria plana, advindos da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de matemática e a inserção de novas metodologias por professores em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) pode contribuir para o ensino de conceitos de geometria plana, utilizando um problema da OBMEP, em sala de aula, com ênfase na dinamização e visualização proporcionadas pelo software GeoGebra. A sequência didática foi estruturada com base nas etapas da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), que tem o software GeoGebra como ferramenta essencial em sua transposição didática. Espera-se que a união dessas ferramentas possa ser útil para a aprendizagem do estudante, proporcionando uma melhoria didático-metodológica na ação do professor de matemática. Palavras-chave: OBMEP. Teoria das Situações Didáticas. Situação Didática Olímpica. GeoGebra.This article presents a didactic proposal that concerns theoretical methodological aspects of a master's research, in progress, on flat geometry problems arising from the Brazilian Olympics of Public and Private Schools (OBMEP), contributing to the improvement of mathematics teaching and insertion of new methodologies by teachers in the classroom. Thus, the objective of this work is to analyze how the Theory of Didactic Situations (TSD) can contribute to the teaching of concepts of plane geometry using an OBMEP problem, in the classroom, with emphasis on dynamization and visualization supported by the GeoGebra software. The didactic sequence was structured following the steps of the TSD (action, formulation, validation and institutionalization) which uses GeoGebra software as an essential tool in its didactic transposition. It is hoped that the union of these tools can be useful for student learning providing a didactic-methodological improvement in the action of the mathematics teacher. Keywords: OBMEP. Theory of Didactic Situations. Olympic Didactic Situation. GeoGebra.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1332510.34179/revisem.v5i2.13325Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-3422525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325/10902Copyright (c) 2020 José Gleison Alves da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Silva, José GleisonVieira Alves, Francisco Régis Menezes, Daniel Brandão 2020-09-19T18:08:24Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/13325Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:08:24Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
Aspectos da Teoria das Situações Didáticas aplicada ao ensino de Geometria plana referente a problemas das olímpiadas de Matemática com amparo do software Geogebra.
title Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
spellingShingle Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
Alves da Silva, José Gleison
title_short Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
title_full Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
title_fullStr Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
title_full_unstemmed Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
title_sort Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
author Alves da Silva, José Gleison
author_facet Alves da Silva, José Gleison
Vieira Alves, Francisco Régis
Menezes, Daniel Brandão
author_role author
author2 Vieira Alves, Francisco Régis
Menezes, Daniel Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves da Silva, José Gleison
Vieira Alves, Francisco Régis
Menezes, Daniel Brandão
description Este artigo apresenta uma proposta didática que diz respeito a aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria plana, advindos da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de matemática e a inserção de novas metodologias por professores em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) pode contribuir para o ensino de conceitos de geometria plana, utilizando um problema da OBMEP, em sala de aula, com ênfase na dinamização e visualização proporcionadas pelo software GeoGebra. A sequência didática foi estruturada com base nas etapas da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), que tem o software GeoGebra como ferramenta essencial em sua transposição didática. Espera-se que a união dessas ferramentas possa ser útil para a aprendizagem do estudante, proporcionando uma melhoria didático-metodológica na ação do professor de matemática. Palavras-chave: OBMEP. Teoria das Situações Didáticas. Situação Didática Olímpica. GeoGebra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325
10.34179/revisem.v5i2.13325
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.13325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325/10902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 José Gleison Alves da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 José Gleison Alves da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460716687360