Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta didática que diz respeito a aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria plana, advindos da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de matemática e a inserção de novas metodologias por professores em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) pode contribuir para o ensino de conceitos de geometria plana, utilizando um problema da OBMEP, em sala de aula, com ênfase na dinamização e visualização proporcionadas pelo software GeoGebra. A sequência didática foi estruturada com base nas etapas da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), que tem o software GeoGebra como ferramenta essencial em sua transposição didática. Espera-se que a união dessas ferramentas possa ser útil para a aprendizagem do estudante, proporcionando uma melhoria didático-metodológica na ação do professor de matemática. Palavras-chave: OBMEP. Teoria das Situações Didáticas. Situação Didática Olímpica. GeoGebra. |
id |
UFS-6_7716cc14a3f9de3e564e365422461747 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/13325 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra softwareAspectos da Teoria das Situações Didáticas aplicada ao ensino de Geometria plana referente a problemas das olímpiadas de Matemática com amparo do software Geogebra.Este artigo apresenta uma proposta didática que diz respeito a aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria plana, advindos da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de matemática e a inserção de novas metodologias por professores em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) pode contribuir para o ensino de conceitos de geometria plana, utilizando um problema da OBMEP, em sala de aula, com ênfase na dinamização e visualização proporcionadas pelo software GeoGebra. A sequência didática foi estruturada com base nas etapas da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), que tem o software GeoGebra como ferramenta essencial em sua transposição didática. Espera-se que a união dessas ferramentas possa ser útil para a aprendizagem do estudante, proporcionando uma melhoria didático-metodológica na ação do professor de matemática. Palavras-chave: OBMEP. Teoria das Situações Didáticas. Situação Didática Olímpica. GeoGebra.This article presents a didactic proposal that concerns theoretical methodological aspects of a master's research, in progress, on flat geometry problems arising from the Brazilian Olympics of Public and Private Schools (OBMEP), contributing to the improvement of mathematics teaching and insertion of new methodologies by teachers in the classroom. Thus, the objective of this work is to analyze how the Theory of Didactic Situations (TSD) can contribute to the teaching of concepts of plane geometry using an OBMEP problem, in the classroom, with emphasis on dynamization and visualization supported by the GeoGebra software. The didactic sequence was structured following the steps of the TSD (action, formulation, validation and institutionalization) which uses GeoGebra software as an essential tool in its didactic transposition. It is hoped that the union of these tools can be useful for student learning providing a didactic-methodological improvement in the action of the mathematics teacher. Keywords: OBMEP. Theory of Didactic Situations. Olympic Didactic Situation. GeoGebra.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1332510.34179/revisem.v5i2.13325Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-3422525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325/10902Copyright (c) 2020 José Gleison Alves da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Silva, José GleisonVieira Alves, Francisco Régis Menezes, Daniel Brandão 2020-09-19T18:08:24Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/13325Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:08:24Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software Aspectos da Teoria das Situações Didáticas aplicada ao ensino de Geometria plana referente a problemas das olímpiadas de Matemática com amparo do software Geogebra. |
title |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software |
spellingShingle |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software Alves da Silva, José Gleison |
title_short |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software |
title_full |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software |
title_fullStr |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software |
title_full_unstemmed |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software |
title_sort |
Aspects of the theory of didactic situations applied to the teaching of flat geometry related to problems of mathematical olympics supported by the Geogebra software |
author |
Alves da Silva, José Gleison |
author_facet |
Alves da Silva, José Gleison Vieira Alves, Francisco Régis Menezes, Daniel Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Alves, Francisco Régis Menezes, Daniel Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves da Silva, José Gleison Vieira Alves, Francisco Régis Menezes, Daniel Brandão |
description |
Este artigo apresenta uma proposta didática que diz respeito a aspectos teóricos metodológicos de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sobre problemas de geometria plana, advindos da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de matemática e a inserção de novas metodologias por professores em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) pode contribuir para o ensino de conceitos de geometria plana, utilizando um problema da OBMEP, em sala de aula, com ênfase na dinamização e visualização proporcionadas pelo software GeoGebra. A sequência didática foi estruturada com base nas etapas da TSD (ação, formulação, validação e institucionalização), que tem o software GeoGebra como ferramenta essencial em sua transposição didática. Espera-se que a união dessas ferramentas possa ser útil para a aprendizagem do estudante, proporcionando uma melhoria didático-metodológica na ação do professor de matemática. Palavras-chave: OBMEP. Teoria das Situações Didáticas. Situação Didática Olímpica. GeoGebra. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325 10.34179/revisem.v5i2.13325 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.13325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13325/10902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 José Gleison Alves da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 José Gleison Alves da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 328-342 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460716687360 |