MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é mapear, descrever e analisar aspectos dos planos de ensino das disciplinas que tratam especificamente da perspectiva do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A partir de estudos anteriores, os critérios orientadores para a definição do corpus foram: (i) cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul e (ii) projetos pedagógicos de cursos datados no intervalo 2016-2019 e que cumpriram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada publicadas em 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). Para tanto, analisaram-se e problematizaram-se os planos de ensino das disciplinas que discutiam a perspectiva do LEM em relação aos seguintes aspectos: (i) especificidades gerais das disciplinas, (ii) ementário e (iii) referências bibliográficas (básicas e complementares). Os resultados revelam que as discussões a respeito do LEM são pouco exploradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e as informações presentes nos planos de ensino analisados sinalizam potencialidades de reflexões articuladoras entre diversas estratégias de ensino de matemática. Nesse sentido problematizar as disciplinas que versam a respeito do LEM se constitui como uma ação intimamente relacionada à formação inicial de futuros professores de matemática. |
id |
UFS-6_8a84db0884586cac63839b71ff7ed33d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/15795 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015AS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL: OLHARES A PARTIR DA ADEQUAÇÃO ÀS DCN-CNE/CP 02/2015O objetivo do presente artigo é mapear, descrever e analisar aspectos dos planos de ensino das disciplinas que tratam especificamente da perspectiva do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A partir de estudos anteriores, os critérios orientadores para a definição do corpus foram: (i) cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul e (ii) projetos pedagógicos de cursos datados no intervalo 2016-2019 e que cumpriram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada publicadas em 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). Para tanto, analisaram-se e problematizaram-se os planos de ensino das disciplinas que discutiam a perspectiva do LEM em relação aos seguintes aspectos: (i) especificidades gerais das disciplinas, (ii) ementário e (iii) referências bibliográficas (básicas e complementares). Os resultados revelam que as discussões a respeito do LEM são pouco exploradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e as informações presentes nos planos de ensino analisados sinalizam potencialidades de reflexões articuladoras entre diversas estratégias de ensino de matemática. Nesse sentido problematizar as disciplinas que versam a respeito do LEM se constitui como uma ação intimamente relacionada à formação inicial de futuros professores de matemática.This article aims at mapping, describing and analyzing aspects of the teaching programs for the disciplines that specifically approach the Mathematics Teaching Laboratory (MTL) perspective. Based on previous studies, the guiding criteria for the definition of the corpus were: (i) Mathematics Teaching courses offered by Federal Education, Science and Technology Institutes in the Southern and Southeastern Regions and (ii) pedagogical plans for courses offered between 2016 and 2019 which followed Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada (National Curriculum Guidelines for Initial Formation in Higher Education and for Continuing Education, in free translation) published in 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). To do so, we analyzed and discussed the teaching programs for the disciplines that discussed the MTL perspective in relation to the following aspects: (i) general specificities of the disciplines, (ii) syllabus and (iii) (basic and complementary) references. The results reveal that discussions on MTL were little explored in the pedagogical plans for the courses, and the information contained in the teaching plans that we analyzed point to possible interactive reflections among different mathematics teaching strategies. As such, discussing the disciplines that approach MTL is directly related to the initial formation of mathematics teachers.Universidade Federal de Sergipe2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1579510.34179/revisem.v6i3.15795Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-1482525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795/12318Copyright (c) 2021 Enio Freire de Paula, Bruna Larissa Cecco, Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira , Cleber Luiz da Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire de Paula, EnioCecco, Bruna Larissa Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafaelda Cunha, Cleber Luiz 2021-11-19T15:11:38Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/15795Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-11-19T15:11:38Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015 AS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL: OLHARES A PARTIR DA ADEQUAÇÃO ÀS DCN-CNE/CP 02/2015 |
title |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015 |
spellingShingle |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015 Freire de Paula, Enio |
title_short |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015 |
title_full |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015 |
title_fullStr |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015 |
title_full_unstemmed |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015 |
title_sort |
MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015 |
author |
Freire de Paula, Enio |
author_facet |
Freire de Paula, Enio Cecco, Bruna Larissa Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafael da Cunha, Cleber Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Cecco, Bruna Larissa Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafael da Cunha, Cleber Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire de Paula, Enio Cecco, Bruna Larissa Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafael da Cunha, Cleber Luiz |
description |
O objetivo do presente artigo é mapear, descrever e analisar aspectos dos planos de ensino das disciplinas que tratam especificamente da perspectiva do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A partir de estudos anteriores, os critérios orientadores para a definição do corpus foram: (i) cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul e (ii) projetos pedagógicos de cursos datados no intervalo 2016-2019 e que cumpriram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada publicadas em 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). Para tanto, analisaram-se e problematizaram-se os planos de ensino das disciplinas que discutiam a perspectiva do LEM em relação aos seguintes aspectos: (i) especificidades gerais das disciplinas, (ii) ementário e (iii) referências bibliográficas (básicas e complementares). Os resultados revelam que as discussões a respeito do LEM são pouco exploradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e as informações presentes nos planos de ensino analisados sinalizam potencialidades de reflexões articuladoras entre diversas estratégias de ensino de matemática. Nesse sentido problematizar as disciplinas que versam a respeito do LEM se constitui como uma ação intimamente relacionada à formação inicial de futuros professores de matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795 10.34179/revisem.v6i3.15795 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v6i3.15795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795/12318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644461136117760 |