MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire de Paula, Enio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cecco, Bruna Larissa, Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafael, da Cunha, Cleber Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795
Resumo: O objetivo do presente artigo é mapear, descrever e analisar aspectos dos planos de ensino das disciplinas que tratam especificamente da perspectiva do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A partir de estudos anteriores, os critérios orientadores para a definição do corpus foram: (i) cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul e (ii) projetos pedagógicos de cursos datados no intervalo 2016-2019 e que cumpriram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada publicadas em 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). Para tanto, analisaram-se e problematizaram-se os planos de ensino das disciplinas que discutiam a perspectiva do LEM em relação aos seguintes aspectos: (i) especificidades gerais das disciplinas, (ii) ementário e (iii) referências bibliográficas (básicas e complementares). Os resultados revelam que as discussões a respeito do LEM são pouco exploradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e as informações presentes nos planos de ensino analisados sinalizam potencialidades de reflexões articuladoras entre diversas estratégias de ensino de matemática. Nesse sentido problematizar as disciplinas que versam a respeito do LEM se constitui como uma ação intimamente relacionada à formação inicial de futuros professores de matemática.
id UFS-6_8a84db0884586cac63839b71ff7ed33d
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/15795
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015AS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL: OLHARES A PARTIR DA ADEQUAÇÃO ÀS DCN-CNE/CP 02/2015O objetivo do presente artigo é mapear, descrever e analisar aspectos dos planos de ensino das disciplinas que tratam especificamente da perspectiva do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A partir de estudos anteriores, os critérios orientadores para a definição do corpus foram: (i) cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul e (ii) projetos pedagógicos de cursos datados no intervalo 2016-2019 e que cumpriram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada publicadas em 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). Para tanto, analisaram-se e problematizaram-se os planos de ensino das disciplinas que discutiam a perspectiva do LEM em relação aos seguintes aspectos: (i) especificidades gerais das disciplinas, (ii) ementário e (iii) referências bibliográficas (básicas e complementares). Os resultados revelam que as discussões a respeito do LEM são pouco exploradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e as informações presentes nos planos de ensino analisados sinalizam potencialidades de reflexões articuladoras entre diversas estratégias de ensino de matemática. Nesse sentido problematizar as disciplinas que versam a respeito do LEM se constitui como uma ação intimamente relacionada à formação inicial de futuros professores de matemática.This article aims at mapping, describing and analyzing aspects of the teaching programs for the disciplines that specifically approach the Mathematics Teaching Laboratory (MTL) perspective. Based on previous studies, the guiding criteria for the definition of the corpus were: (i) Mathematics Teaching courses offered by Federal Education, Science and Technology Institutes in the Southern and Southeastern Regions and (ii) pedagogical plans for courses offered between 2016 and 2019 which followed Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada (National Curriculum Guidelines for Initial Formation in Higher Education and for Continuing Education, in free translation) published in 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). To do so, we analyzed and discussed the teaching programs for the disciplines that discussed the MTL perspective in relation to the following aspects: (i) general specificities of the disciplines, (ii) syllabus and (iii) (basic and complementary) references. The results reveal that discussions on MTL were little explored in the pedagogical plans for the courses, and the information contained in the teaching plans that we analyzed point to possible interactive reflections among different mathematics teaching strategies. As such, discussing the disciplines that approach MTL is directly related to the initial formation of mathematics teachers.Universidade Federal de Sergipe2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1579510.34179/revisem.v6i3.15795Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-1482525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795/12318Copyright (c) 2021 Enio Freire de Paula, Bruna Larissa Cecco, Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira , Cleber Luiz da Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire de Paula, EnioCecco, Bruna Larissa Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafaelda Cunha, Cleber Luiz 2021-11-19T15:11:38Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/15795Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-11-19T15:11:38Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
AS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL: OLHARES A PARTIR DA ADEQUAÇÃO ÀS DCN-CNE/CP 02/2015
title MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
spellingShingle MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
Freire de Paula, Enio
title_short MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
title_full MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
title_fullStr MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
title_full_unstemmed MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
title_sort MATHEMATICS TEACHING LABORATORY DISCIPLINES IN THE MATHEMATICS TEACHING COURSES AT FEDERAL INSTITUTES IN THE SOUTHERN AND SOUTHEASTERN REGIONS: PERSPECTIVES BASED ON ADJUSTMENTS TO DCN-CNE/CP 02/2015
author Freire de Paula, Enio
author_facet Freire de Paula, Enio
Cecco, Bruna Larissa
Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafael
da Cunha, Cleber Luiz
author_role author
author2 Cecco, Bruna Larissa
Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafael
da Cunha, Cleber Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire de Paula, Enio
Cecco, Bruna Larissa
Rodrigues de Oliveira , Kelvin Rafael
da Cunha, Cleber Luiz
description O objetivo do presente artigo é mapear, descrever e analisar aspectos dos planos de ensino das disciplinas que tratam especificamente da perspectiva do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). A partir de estudos anteriores, os critérios orientadores para a definição do corpus foram: (i) cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Sudeste e Sul e (ii) projetos pedagógicos de cursos datados no intervalo 2016-2019 e que cumpriram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada publicadas em 2015 (DCN-CNE/CP 02/2015). Para tanto, analisaram-se e problematizaram-se os planos de ensino das disciplinas que discutiam a perspectiva do LEM em relação aos seguintes aspectos: (i) especificidades gerais das disciplinas, (ii) ementário e (iii) referências bibliográficas (básicas e complementares). Os resultados revelam que as discussões a respeito do LEM são pouco exploradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e as informações presentes nos planos de ensino analisados sinalizam potencialidades de reflexões articuladoras entre diversas estratégias de ensino de matemática. Nesse sentido problematizar as disciplinas que versam a respeito do LEM se constitui como uma ação intimamente relacionada à formação inicial de futuros professores de matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795
10.34179/revisem.v6i3.15795
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v6i3.15795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15795/12318
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 128-148
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644461136117760