A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11683 |
Resumo: | A concepção de inclusão, sob o ideal de uma escola para todos, deve considerar as diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Dentre esses, estão os surdos usuários da Língua de Sinais que ainda enfrentam muitas barreiras nos processos comunicativos, pois são minoria linguística numa sociedade de maioria ouvinte. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi produzir Atividades Orientadoras de Ensino com uso de vídeos abordando a matemática segundo uma abordagem bilíngue. A pesquisa é de cunho bibliográfico, envolvendo as etapas: 1) Metanálise de trabalhos que enfocaram o domínio do campo conceitual aditivo e multiplicativo por estudantes surdos; 2) Seleção de conteúdos para elaboração das atividades de ensino; 3) Produção de vídeos que inclui as fases de pré-produção, produção e pós-produção. A metanálise destacou a necessidade de abordar conceitos básicos da matemática para introdução de situações do campo aditivo e multiplicativo, por exemplo, contagem, agrupamento, base de contagem, sistemas de numeração, operações com números reais. Desse modo, será apresentada a atividade orientadora “História da Contagem”, seguida dos exemplos dos vídeos produzidos. A produção de atividades nesse formato poderá servir de modelo para o planejamento do professor na sala de aula no contexto inclusivo. |
id |
UFS-6_90250fb1068718c116393a5654211d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/11683 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdosA concepção de inclusão, sob o ideal de uma escola para todos, deve considerar as diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Dentre esses, estão os surdos usuários da Língua de Sinais que ainda enfrentam muitas barreiras nos processos comunicativos, pois são minoria linguística numa sociedade de maioria ouvinte. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi produzir Atividades Orientadoras de Ensino com uso de vídeos abordando a matemática segundo uma abordagem bilíngue. A pesquisa é de cunho bibliográfico, envolvendo as etapas: 1) Metanálise de trabalhos que enfocaram o domínio do campo conceitual aditivo e multiplicativo por estudantes surdos; 2) Seleção de conteúdos para elaboração das atividades de ensino; 3) Produção de vídeos que inclui as fases de pré-produção, produção e pós-produção. A metanálise destacou a necessidade de abordar conceitos básicos da matemática para introdução de situações do campo aditivo e multiplicativo, por exemplo, contagem, agrupamento, base de contagem, sistemas de numeração, operações com números reais. Desse modo, será apresentada a atividade orientadora “História da Contagem”, seguida dos exemplos dos vídeos produzidos. A produção de atividades nesse formato poderá servir de modelo para o planejamento do professor na sala de aula no contexto inclusivo.Universidade Federal de Sergipe2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1168310.34179/revisem.v4i2.11683Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 120 - 145Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 120 - 145Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 120 - 145Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 120 - 1452525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11683/9427Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Jurema Lindote BotelhoSilva, Flaviana SantosLopes, Lucília Santos da FrançaFernandes, Cristiane Andrade2020-02-07T18:05:06Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11683Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:05:06Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos |
title |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos |
spellingShingle |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos Peixoto, Jurema Lindote Botelho |
title_short |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos |
title_full |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos |
title_fullStr |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos |
title_full_unstemmed |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos |
title_sort |
A integração de vídeos no ensino de Matemática para estudantes surdos |
author |
Peixoto, Jurema Lindote Botelho |
author_facet |
Peixoto, Jurema Lindote Botelho Silva, Flaviana Santos Lopes, Lucília Santos da França Fernandes, Cristiane Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Flaviana Santos Lopes, Lucília Santos da França Fernandes, Cristiane Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Jurema Lindote Botelho Silva, Flaviana Santos Lopes, Lucília Santos da França Fernandes, Cristiane Andrade |
description |
A concepção de inclusão, sob o ideal de uma escola para todos, deve considerar as diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Dentre esses, estão os surdos usuários da Língua de Sinais que ainda enfrentam muitas barreiras nos processos comunicativos, pois são minoria linguística numa sociedade de maioria ouvinte. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi produzir Atividades Orientadoras de Ensino com uso de vídeos abordando a matemática segundo uma abordagem bilíngue. A pesquisa é de cunho bibliográfico, envolvendo as etapas: 1) Metanálise de trabalhos que enfocaram o domínio do campo conceitual aditivo e multiplicativo por estudantes surdos; 2) Seleção de conteúdos para elaboração das atividades de ensino; 3) Produção de vídeos que inclui as fases de pré-produção, produção e pós-produção. A metanálise destacou a necessidade de abordar conceitos básicos da matemática para introdução de situações do campo aditivo e multiplicativo, por exemplo, contagem, agrupamento, base de contagem, sistemas de numeração, operações com números reais. Desse modo, será apresentada a atividade orientadora “História da Contagem”, seguida dos exemplos dos vídeos produzidos. A produção de atividades nesse formato poderá servir de modelo para o planejamento do professor na sala de aula no contexto inclusivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11683 10.34179/revisem.v4i2.11683 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11683 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i2.11683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11683/9427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 120 - 145 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 120 - 145 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 120 - 145 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 120 - 145 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460634898432 |