Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco, Fabiana Fiorezi de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Simão, Lúcia Eneida de Sousa Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12835
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa realizada com a participação de um grupo de professores da rede pública municipal da cidade de Uberlândia, MG e tem como objetivo compreender o contexto de formação utilizado pelo curso PNAIC, os principais recursos metodológicos e a linguagem utilizada nos Cadernos de Formação, bem como revelar as memórias da vida estudantil das professoras participantes e suas influências em suas vidas profissionais. O grupo de participantes foi constituído por cinco professoras e para a produção do material de análise, foram utilizados: questionário; registros escritos das participantes; sessões reflexivas; caderno de anotações das participantes; e, notas de campo da pesquisadora. As Sessões Reflexivas se constituíram como método de pesquisa que vai além da observação. A aproximação com os conhecimentos matemáticos, concepções e práticas pedagógicas das professoras, bem como o diálogo e o pensar junto justificam nossa escolha por esse procedimento, visto que ele amplia e possibilita a reflexão das participantes da pesquisa. As vivências compartilhadas durante as sessões reflexivas realizadas trouxeram expectativas e necessidades formativas das professoras participantes deste estudo. As informações obtidas deixam evidenciadas a importância de um trabalho de formação continuada que valorize a colaboração e o envolvimento dos profissionais em busca de novas percepções, e também a necessidade da continuidade de oferta de estudos para docentes. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação continuada de professores. Professores que ensinam Matemática, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
id UFS-6_a6a2c8d4bc13204abd4a0401dcfa39e6
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12835
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemáticaEste artigo é parte de uma pesquisa realizada com a participação de um grupo de professores da rede pública municipal da cidade de Uberlândia, MG e tem como objetivo compreender o contexto de formação utilizado pelo curso PNAIC, os principais recursos metodológicos e a linguagem utilizada nos Cadernos de Formação, bem como revelar as memórias da vida estudantil das professoras participantes e suas influências em suas vidas profissionais. O grupo de participantes foi constituído por cinco professoras e para a produção do material de análise, foram utilizados: questionário; registros escritos das participantes; sessões reflexivas; caderno de anotações das participantes; e, notas de campo da pesquisadora. As Sessões Reflexivas se constituíram como método de pesquisa que vai além da observação. A aproximação com os conhecimentos matemáticos, concepções e práticas pedagógicas das professoras, bem como o diálogo e o pensar junto justificam nossa escolha por esse procedimento, visto que ele amplia e possibilita a reflexão das participantes da pesquisa. As vivências compartilhadas durante as sessões reflexivas realizadas trouxeram expectativas e necessidades formativas das professoras participantes deste estudo. As informações obtidas deixam evidenciadas a importância de um trabalho de formação continuada que valorize a colaboração e o envolvimento dos profissionais em busca de novas percepções, e também a necessidade da continuidade de oferta de estudos para docentes. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação continuada de professores. Professores que ensinam Matemática, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1283510.34179/revisem.v5i2.12835Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 229-243Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 229-243Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 229-243Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 229-2432525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12835/10897Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarco, Fabiana Fiorezi deSimão, Lúcia Eneida de Sousa Alves 2020-09-19T18:00:41Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12835Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:00:41Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
title Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
spellingShingle Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
Marco, Fabiana Fiorezi de
title_short Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
title_full Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
title_fullStr Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
title_sort Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
author Marco, Fabiana Fiorezi de
author_facet Marco, Fabiana Fiorezi de
Simão, Lúcia Eneida de Sousa Alves
author_role author
author2 Simão, Lúcia Eneida de Sousa Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco, Fabiana Fiorezi de
Simão, Lúcia Eneida de Sousa Alves
description Este artigo é parte de uma pesquisa realizada com a participação de um grupo de professores da rede pública municipal da cidade de Uberlândia, MG e tem como objetivo compreender o contexto de formação utilizado pelo curso PNAIC, os principais recursos metodológicos e a linguagem utilizada nos Cadernos de Formação, bem como revelar as memórias da vida estudantil das professoras participantes e suas influências em suas vidas profissionais. O grupo de participantes foi constituído por cinco professoras e para a produção do material de análise, foram utilizados: questionário; registros escritos das participantes; sessões reflexivas; caderno de anotações das participantes; e, notas de campo da pesquisadora. As Sessões Reflexivas se constituíram como método de pesquisa que vai além da observação. A aproximação com os conhecimentos matemáticos, concepções e práticas pedagógicas das professoras, bem como o diálogo e o pensar junto justificam nossa escolha por esse procedimento, visto que ele amplia e possibilita a reflexão das participantes da pesquisa. As vivências compartilhadas durante as sessões reflexivas realizadas trouxeram expectativas e necessidades formativas das professoras participantes deste estudo. As informações obtidas deixam evidenciadas a importância de um trabalho de formação continuada que valorize a colaboração e o envolvimento dos profissionais em busca de novas percepções, e também a necessidade da continuidade de oferta de estudos para docentes. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação continuada de professores. Professores que ensinam Matemática, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12835
10.34179/revisem.v5i2.12835
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12835
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12835/10897
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 229-243
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 229-243
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 229-243
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 229-243
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460697812992