Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca, Daniele Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11981
Resumo: Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender as percepções dos estudantes de graduação em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é balizada pela teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela em que o explicar científico é fundamentado na objetividade entre parênteses, na qual não existe uma objetividade independente do observador para validar o explicar, pois este está imerso na explicação. O estudo teve como perspectiva metodológica o conversar que se estabeleceu a partir da implementação de dois fóruns no Ambiente Virtual Moodle nas disciplinas de Métodos Numéricos Computacionais e Geometria Dinâmica I de uma Universidade Federal. Para análise dos registros gerados nos fóruns utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados revelaram pelo DSC intitulado “Aprender matemática por meio das tecnologias digitais” que os estudantes perceberam a contribuição da tecnologia digital no processo de ensinar matemática de forma motivadora, potente e com desafios e que os artefatos tecnológicos não foram utilizados apenas como recursos para executar tarefas, mas se constituíram em potencializadores de transformações cognitivas no aprender matemática.
id UFS-6_ae737781d3f22395d34f1dfbb27f650c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11981
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduaçãoNeste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender as percepções dos estudantes de graduação em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é balizada pela teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela em que o explicar científico é fundamentado na objetividade entre parênteses, na qual não existe uma objetividade independente do observador para validar o explicar, pois este está imerso na explicação. O estudo teve como perspectiva metodológica o conversar que se estabeleceu a partir da implementação de dois fóruns no Ambiente Virtual Moodle nas disciplinas de Métodos Numéricos Computacionais e Geometria Dinâmica I de uma Universidade Federal. Para análise dos registros gerados nos fóruns utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados revelaram pelo DSC intitulado “Aprender matemática por meio das tecnologias digitais” que os estudantes perceberam a contribuição da tecnologia digital no processo de ensinar matemática de forma motivadora, potente e com desafios e que os artefatos tecnológicos não foram utilizados apenas como recursos para executar tarefas, mas se constituíram em potencializadores de transformações cognitivas no aprender matemática.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1198110.34179/revisem.v5i1.11981Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 131 - 151Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 131 - 151Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 131 - 151Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 131 - 1512525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11981/10414Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Daniel da SilvaFonseca, Daniele Amaral2020-04-26T18:54:09Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11981Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-04-26T18:54:09Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação
title Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação
spellingShingle Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação
Silveira, Daniel da Silva
title_short Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação
title_full Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação
title_fullStr Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação
title_full_unstemmed Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação
title_sort Aprender Matemática por meio do operar das tecnologias digitais: a percepção dos estudantes de graduação
author Silveira, Daniel da Silva
author_facet Silveira, Daniel da Silva
Fonseca, Daniele Amaral
author_role author
author2 Fonseca, Daniele Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Daniel da Silva
Fonseca, Daniele Amaral
description Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender as percepções dos estudantes de graduação em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é balizada pela teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela em que o explicar científico é fundamentado na objetividade entre parênteses, na qual não existe uma objetividade independente do observador para validar o explicar, pois este está imerso na explicação. O estudo teve como perspectiva metodológica o conversar que se estabeleceu a partir da implementação de dois fóruns no Ambiente Virtual Moodle nas disciplinas de Métodos Numéricos Computacionais e Geometria Dinâmica I de uma Universidade Federal. Para análise dos registros gerados nos fóruns utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados revelaram pelo DSC intitulado “Aprender matemática por meio das tecnologias digitais” que os estudantes perceberam a contribuição da tecnologia digital no processo de ensinar matemática de forma motivadora, potente e com desafios e que os artefatos tecnológicos não foram utilizados apenas como recursos para executar tarefas, mas se constituíram em potencializadores de transformações cognitivas no aprender matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11981
10.34179/revisem.v5i1.11981
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11981
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i1.11981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11981/10414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 131 - 151
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 131 - 151
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 131 - 151
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 131 - 151
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460647481344