Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Emilly
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Felisberto de Carvalho, José Ivanildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14783
Resumo: O presente estudo analisou catálogos de obras literárias com objetivos de mapear e discutir literaturas infantis que envolvam noções conceituais sobre probabilidade.  Refletimos sobre o uso da Literatura Infantil como recurso nas aulas de matemática; além de discutir o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo analisou catálogos de 21 editoras e identificou 12 livros de literatura infantil que apresentam potencialidades para o ensino de Probabilidade e Estatística; destes, identificamos que apenas 2 livros apresentaram conceitos de Probabilidade, são eles: Vamos adivinhar? (JEONG, 2010) e A aranha e a loja de balas (SO, 2011). Realizamos a exploração documental dos livros que apresentam conceitos probabilísticos, procedendo a leitura integral dos livros e investigando os conceitos de Probabilidade abordados, articulando com as contribuições teóricas sobre o ensino de Probabilidade. Esses livros apresentam narrativas envolventes, ilustrações cativantes e contextos probabilísticos pertinentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, ambos os livros apresentam diversas fragilidades conceituais sobre probabilidade, como por exemplo, representações que muitas vezes não caracterizam um correto espaço amostral, ou os diversos momentos em que as personagens tomam decisões a partir de adivinhações, opiniões ou gosto pessoal, não considerando a análise das chances pertinentes ao raciocínio probabilístico.
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