Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14783 |
Resumo: | O presente estudo analisou catálogos de obras literárias com objetivos de mapear e discutir literaturas infantis que envolvam noções conceituais sobre probabilidade. Refletimos sobre o uso da Literatura Infantil como recurso nas aulas de matemática; além de discutir o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo analisou catálogos de 21 editoras e identificou 12 livros de literatura infantil que apresentam potencialidades para o ensino de Probabilidade e Estatística; destes, identificamos que apenas 2 livros apresentaram conceitos de Probabilidade, são eles: Vamos adivinhar? (JEONG, 2010) e A aranha e a loja de balas (SO, 2011). Realizamos a exploração documental dos livros que apresentam conceitos probabilísticos, procedendo a leitura integral dos livros e investigando os conceitos de Probabilidade abordados, articulando com as contribuições teóricas sobre o ensino de Probabilidade. Esses livros apresentam narrativas envolventes, ilustrações cativantes e contextos probabilísticos pertinentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, ambos os livros apresentam diversas fragilidades conceituais sobre probabilidade, como por exemplo, representações que muitas vezes não caracterizam um correto espaço amostral, ou os diversos momentos em que as personagens tomam decisões a partir de adivinhações, opiniões ou gosto pessoal, não considerando a análise das chances pertinentes ao raciocínio probabilístico. |
id |
UFS-6_b29b038d7d4446a2a51a7633019223c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/14783 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and ProbabilityExpandindo as Fronteiras da Imaginação: Articulações entre Literatura Infantil e ProbabilidadeO presente estudo analisou catálogos de obras literárias com objetivos de mapear e discutir literaturas infantis que envolvam noções conceituais sobre probabilidade. Refletimos sobre o uso da Literatura Infantil como recurso nas aulas de matemática; além de discutir o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo analisou catálogos de 21 editoras e identificou 12 livros de literatura infantil que apresentam potencialidades para o ensino de Probabilidade e Estatística; destes, identificamos que apenas 2 livros apresentaram conceitos de Probabilidade, são eles: Vamos adivinhar? (JEONG, 2010) e A aranha e a loja de balas (SO, 2011). Realizamos a exploração documental dos livros que apresentam conceitos probabilísticos, procedendo a leitura integral dos livros e investigando os conceitos de Probabilidade abordados, articulando com as contribuições teóricas sobre o ensino de Probabilidade. Esses livros apresentam narrativas envolventes, ilustrações cativantes e contextos probabilísticos pertinentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, ambos os livros apresentam diversas fragilidades conceituais sobre probabilidade, como por exemplo, representações que muitas vezes não caracterizam um correto espaço amostral, ou os diversos momentos em que as personagens tomam decisões a partir de adivinhações, opiniões ou gosto pessoal, não considerando a análise das chances pertinentes ao raciocínio probabilístico.The present study analyzed catalogs of literary works with the purpose of mapping and discussing children's literature involving conceptual notions about probability. We reflected on the use of Children's Literature as a resource in mathematics classes; besides discussing the teaching of Probability in the early years of Elementary School. This study analyzed catalogs from 21 publishers and identified 12 children's literature books that have potential for teaching Probability and Statistics; of these, we identified that only 2 books presented Probability concepts, they are: Shall we guess? (JEONG, 2010) and A spider and the candy store (SO, 2011). We carry out documentary exploration of books that present probabilistic concepts, proceeding with the full reading of the books and investigating the concepts of Probability addressed, articulating with the theoretical contributions on the teaching of Probability. These books present engaging narratives, captivating illustrations and probabilistic contexts pertinent to the early years of elementary school. However, both books present several conceptual weaknesses about probability, for example, representations that often do not characterize a correct sample space, or the different moments when the characters make decisions based on divinations, opinions or personal taste, regardless of the analysis of the chances relevant to probabilistic reasoning.Universidade Federal de Sergipe2021-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1478310.34179/revisem.v6i1.14783Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 317-338Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 317-338Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 317-338Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 317-3382525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14783/11855Copyright (c) 2021 Emilly Diniz, José Ivanildo Felisberto de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Emilly Felisberto de Carvalho, José Ivanildo2021-06-26T16:16:22Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14783Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-06-26T16:16:22Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability Expandindo as Fronteiras da Imaginação: Articulações entre Literatura Infantil e Probabilidade |
title |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability |
spellingShingle |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability Diniz, Emilly |
title_short |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability |
title_full |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability |
title_fullStr |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability |
title_full_unstemmed |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability |
title_sort |
Expanding the Frontiers of Imagination: Articulations between Children's Literature and Probability |
author |
Diniz, Emilly |
author_facet |
Diniz, Emilly Felisberto de Carvalho, José Ivanildo |
author_role |
author |
author2 |
Felisberto de Carvalho, José Ivanildo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Emilly Felisberto de Carvalho, José Ivanildo |
description |
O presente estudo analisou catálogos de obras literárias com objetivos de mapear e discutir literaturas infantis que envolvam noções conceituais sobre probabilidade. Refletimos sobre o uso da Literatura Infantil como recurso nas aulas de matemática; além de discutir o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo analisou catálogos de 21 editoras e identificou 12 livros de literatura infantil que apresentam potencialidades para o ensino de Probabilidade e Estatística; destes, identificamos que apenas 2 livros apresentaram conceitos de Probabilidade, são eles: Vamos adivinhar? (JEONG, 2010) e A aranha e a loja de balas (SO, 2011). Realizamos a exploração documental dos livros que apresentam conceitos probabilísticos, procedendo a leitura integral dos livros e investigando os conceitos de Probabilidade abordados, articulando com as contribuições teóricas sobre o ensino de Probabilidade. Esses livros apresentam narrativas envolventes, ilustrações cativantes e contextos probabilísticos pertinentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, ambos os livros apresentam diversas fragilidades conceituais sobre probabilidade, como por exemplo, representações que muitas vezes não caracterizam um correto espaço amostral, ou os diversos momentos em que as personagens tomam decisões a partir de adivinhações, opiniões ou gosto pessoal, não considerando a análise das chances pertinentes ao raciocínio probabilístico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14783 10.34179/revisem.v6i1.14783 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14783 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v6i1.14783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14783/11855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Emilly Diniz, José Ivanildo Felisberto de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Emilly Diniz, José Ivanildo Felisberto de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 317-338 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 317-338 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 317-338 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 317-338 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644461096271872 |