Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mulati, Janaina, Jolandek, Emilly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12245
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar se alunos dos anos finais do Ensino Fundamental percebem a necessidade de utilização de conhecimentos basilares da Educação na construção de um edifício no Minecraft Education. Este estudo de natureza quantiqualitativa, classifica-se como uma pesquisa explicativa. Para seu desenvolvimento, foi realizado um projeto com 36 discentes de um colégio particular da cidade de Maringá. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico contendo perguntas abertas, fechadas e tipo Likert de 5 pontos. Os resultados revelam que, a) O perfil dos alunos configura-se como nativos digitais ambientados as tecnologias digitais; b) O Minecraft Education tem grande aceitação pelos sujeitos da pesquisa, que o consideram interessante, divertido, legal e desafiador e c) 41,7% não identificaram a necessidade de conteúdos prévios depreendidos da Educação Básica para a construção no game, 5,5% não responderam e 52,8% consideram ter utilizados algum conteúdo na construção, destacando-se os advindos da disciplina de Matemática como: proporção, escala, perímetro e área. Por fim, revela-se que há possibilidades profícuas da utilização do Minecraft Education nos processos de ensino e aprendizagem, desde que acompanhado de objetivos bem definidos e orientação do professor para que não ocorra o jogar por jogar.
id UFS-6_c5c821168b25655aca5bf977b5dd8ec6
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12245
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino FundamentalEsta pesquisa tem por objetivo evidenciar se alunos dos anos finais do Ensino Fundamental percebem a necessidade de utilização de conhecimentos basilares da Educação na construção de um edifício no Minecraft Education. Este estudo de natureza quantiqualitativa, classifica-se como uma pesquisa explicativa. Para seu desenvolvimento, foi realizado um projeto com 36 discentes de um colégio particular da cidade de Maringá. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico contendo perguntas abertas, fechadas e tipo Likert de 5 pontos. Os resultados revelam que, a) O perfil dos alunos configura-se como nativos digitais ambientados as tecnologias digitais; b) O Minecraft Education tem grande aceitação pelos sujeitos da pesquisa, que o consideram interessante, divertido, legal e desafiador e c) 41,7% não identificaram a necessidade de conteúdos prévios depreendidos da Educação Básica para a construção no game, 5,5% não responderam e 52,8% consideram ter utilizados algum conteúdo na construção, destacando-se os advindos da disciplina de Matemática como: proporção, escala, perímetro e área. Por fim, revela-se que há possibilidades profícuas da utilização do Minecraft Education nos processos de ensino e aprendizagem, desde que acompanhado de objetivos bem definidos e orientação do professor para que não ocorra o jogar por jogar.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1224510.34179/revisem.v5i1.12245Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 290-309Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 290-309Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 290-309Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 290-3092525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12245/10420Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Luiz Otavio RodriguesMulati, JanainaJolandek, Emilly2020-04-26T18:50:26Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12245Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-04-26T18:50:26Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
title Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
title_short Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
title_full Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
title_sort Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
author Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
author_facet Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
Mulati, Janaina
Jolandek, Emilly
author_role author
author2 Mulati, Janaina
Jolandek, Emilly
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
Mulati, Janaina
Jolandek, Emilly
description Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar se alunos dos anos finais do Ensino Fundamental percebem a necessidade de utilização de conhecimentos basilares da Educação na construção de um edifício no Minecraft Education. Este estudo de natureza quantiqualitativa, classifica-se como uma pesquisa explicativa. Para seu desenvolvimento, foi realizado um projeto com 36 discentes de um colégio particular da cidade de Maringá. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico contendo perguntas abertas, fechadas e tipo Likert de 5 pontos. Os resultados revelam que, a) O perfil dos alunos configura-se como nativos digitais ambientados as tecnologias digitais; b) O Minecraft Education tem grande aceitação pelos sujeitos da pesquisa, que o consideram interessante, divertido, legal e desafiador e c) 41,7% não identificaram a necessidade de conteúdos prévios depreendidos da Educação Básica para a construção no game, 5,5% não responderam e 52,8% consideram ter utilizados algum conteúdo na construção, destacando-se os advindos da disciplina de Matemática como: proporção, escala, perímetro e área. Por fim, revela-se que há possibilidades profícuas da utilização do Minecraft Education nos processos de ensino e aprendizagem, desde que acompanhado de objetivos bem definidos e orientação do professor para que não ocorra o jogar por jogar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12245
10.34179/revisem.v5i1.12245
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12245
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i1.12245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12245/10420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 290-309
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 290-309
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 290-309
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 290-309
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460682084352