O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulati, Janaína Ciboto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Caroline Oenning de, Corazza, Maria Júlia, Oliveira, André Luís de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/946
Resumo: Tendo em vista a crescente presença das tecnologias e dos jogos no cotidiano de crianças e adolescentes e a necessidade deste contexto adentrar o ambiente escolar, este trabalho objetivou evidenciar as percepções e habilidades de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental na abordagem dos conhecimentos científicos sobre o Sistema Solar na construção de uma edificação no ambiente virtual Minecraft Education Edition. Para tanto, atrelamos a teoria de sala de aula com a prática na plataforma digital e coletamos e analisamos os dados por meio de observações da prática e por questionário via Microsoft Forms. Os resultados se demonstraram favoráveis quanto às percepções e habilidades dos sujeitos no que concerne ao uso da plataforma no âmbito do Ensino de Ciências.Palavras Chave: Minecraft Education Edition. Ensino de Ciências. Astronomia.
id FASF_8d72cd1c36122f4901a3efe3900db33f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/946
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTALTendo em vista a crescente presença das tecnologias e dos jogos no cotidiano de crianças e adolescentes e a necessidade deste contexto adentrar o ambiente escolar, este trabalho objetivou evidenciar as percepções e habilidades de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental na abordagem dos conhecimentos científicos sobre o Sistema Solar na construção de uma edificação no ambiente virtual Minecraft Education Edition. Para tanto, atrelamos a teoria de sala de aula com a prática na plataforma digital e coletamos e analisamos os dados por meio de observações da prática e por questionário via Microsoft Forms. Os resultados se demonstraram favoráveis quanto às percepções e habilidades dos sujeitos no que concerne ao uso da plataforma no âmbito do Ensino de Ciências.Palavras Chave: Minecraft Education Edition. Ensino de Ciências. Astronomia.FaSFMulati, Janaína CibotoOliveira, Caroline Oenning deCorazza, Maria JúliaOliveira, André Luís de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/94610.22408/reva602021946873-887Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 873-8872526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/946/725/*ref*/BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: fevereiro 2020./*ref*/DIAS, N. F.; ROSALEN, M. Minecraft: aprendendo mais com blocos. Cadernos de Educação, v. 13, n. 27, p. 158 - 170, 2014./*ref*//*ref*/FURIÓ, D.; GONZÁLEZ-GANCEDO, S.; JUAN, M. C.; SEGUÍ, I.; COSTA, M. The effects of the size and weight of a mobile device on an educational game. Journal Computers & Education, Virginia, v. 64, p. 24–41, 2013./*ref*/MICROSOFT. MINECRAFT EDUCATION EDITION. Disponível em: <https://education.minecraft.net/>. Acesso em: fevereiro 2020./*ref*/MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015./*ref*/MOREIRA JÚNIOR, J. W. L.; HARRIMAN, C. L. O. S.; CAVALCANTE, A. P. P. Minecraft: uma análise educomunicativa do videogame. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 19., 2017, Fortaleza. Anais... Fortaleza: INTERCOM, 2017. p. 1-12./*ref*/PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica: Ciências. Curitiba: SEED, 2008./*ref*/PIANGERS, M.; BORBA, G. (orgs). A escola do futuro: o que querem (e precisam) alunos, pais e professores. Porto Alegre: Penso, 2019. 130 p./*ref*/PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2003./*ref*/SCHIMIDT, D. A. T.; SUTIL, N. Explorando o ambiente virtual do Minecraft em sala de aula: potencialidades do jogo para trabalhar a interação do ser humano com o ambiente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., 2015, Pernambuco. Anais… Pernambuco: Fecomércio. 2015./*ref*//*ref*/SILVA, A. L.; CAVALCANTE, M. T. M.; VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C. A utilização do Minecraft na construção de conceitos geométricos como forma de estímulo a aprendizagem da Matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais... Natal: Conedu, 2016. p. 1 - 12./*ref*/SHORT, D. Teaching scientific concepts using a virtual world - Minecraft. Teaching Science, Deakin, v. 58, n. 3, p. 55-58, 2012. Mensal. Disponível em: <http://www.academia.edu/1891072/Teaching_Scientific_Concepts_Using_a_Virtual_World_-_Minecraft>. Acesso em: fevereiro 2020./*ref*/SOUZA, A. L.; CRUZ, R. S. Vantagens do jogo Minecraft na aprendizagem. 203. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Computação, Universidade Federal Rural da Amazônia, Bragança, 2013./*ref*/ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by design: implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011. 182 p.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/946Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mulati, Janaína Ciboto
title_short O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O USO DO MINECRAFT EDUCATION EDITION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Mulati, Janaína Ciboto
author_facet Mulati, Janaína Ciboto
Oliveira, Caroline Oenning de
Corazza, Maria Júlia
Oliveira, André Luís de
author_role author
author2 Oliveira, Caroline Oenning de
Corazza, Maria Júlia
Oliveira, André Luís de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulati, Janaína Ciboto
Oliveira, Caroline Oenning de
Corazza, Maria Júlia
Oliveira, André Luís de
description Tendo em vista a crescente presença das tecnologias e dos jogos no cotidiano de crianças e adolescentes e a necessidade deste contexto adentrar o ambiente escolar, este trabalho objetivou evidenciar as percepções e habilidades de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental na abordagem dos conhecimentos científicos sobre o Sistema Solar na construção de uma edificação no ambiente virtual Minecraft Education Edition. Para tanto, atrelamos a teoria de sala de aula com a prática na plataforma digital e coletamos e analisamos os dados por meio de observações da prática e por questionário via Microsoft Forms. Os resultados se demonstraram favoráveis quanto às percepções e habilidades dos sujeitos no que concerne ao uso da plataforma no âmbito do Ensino de Ciências.Palavras Chave: Minecraft Education Edition. Ensino de Ciências. Astronomia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/946
10.22408/reva602021946873-887
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/946
identifier_str_mv 10.22408/reva602021946873-887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/946/725
/*ref*/BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: fevereiro 2020.
/*ref*/DIAS, N. F.; ROSALEN, M. Minecraft: aprendendo mais com blocos. Cadernos de Educação, v. 13, n. 27, p. 158 - 170, 2014.
/*ref*/
/*ref*/FURIÓ, D.; GONZÁLEZ-GANCEDO, S.; JUAN, M. C.; SEGUÍ, I.; COSTA, M. The effects of the size and weight of a mobile device on an educational game. Journal Computers & Education, Virginia, v. 64, p. 24–41, 2013.
/*ref*/MICROSOFT. MINECRAFT EDUCATION EDITION. Disponível em: <https://education.minecraft.net/>. Acesso em: fevereiro 2020.
/*ref*/MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
/*ref*/MOREIRA JÚNIOR, J. W. L.; HARRIMAN, C. L. O. S.; CAVALCANTE, A. P. P. Minecraft: uma análise educomunicativa do videogame. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 19., 2017, Fortaleza. Anais... Fortaleza: INTERCOM, 2017. p. 1-12.
/*ref*/PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica: Ciências. Curitiba: SEED, 2008.
/*ref*/PIANGERS, M.; BORBA, G. (orgs). A escola do futuro: o que querem (e precisam) alunos, pais e professores. Porto Alegre: Penso, 2019. 130 p.
/*ref*/PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2003.
/*ref*/SCHIMIDT, D. A. T.; SUTIL, N. Explorando o ambiente virtual do Minecraft em sala de aula: potencialidades do jogo para trabalhar a interação do ser humano com o ambiente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., 2015, Pernambuco. Anais… Pernambuco: Fecomércio. 2015.
/*ref*/
/*ref*/SILVA, A. L.; CAVALCANTE, M. T. M.; VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C. A utilização do Minecraft na construção de conceitos geométricos como forma de estímulo a aprendizagem da Matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais... Natal: Conedu, 2016. p. 1 - 12.
/*ref*/SHORT, D. Teaching scientific concepts using a virtual world - Minecraft. Teaching Science, Deakin, v. 58, n. 3, p. 55-58, 2012. Mensal. Disponível em: <http://www.academia.edu/1891072/Teaching_Scientific_Concepts_Using_a_Virtual_World_-_Minecraft>. Acesso em: fevereiro 2020.
/*ref*/SOUZA, A. L.; CRUZ, R. S. Vantagens do jogo Minecraft na aprendizagem. 203. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Computação, Universidade Federal Rural da Amazônia, Bragança, 2013.
/*ref*/ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by design: implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011. 182 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 873-887
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321573034196992