Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Barbara Mussiato
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Proença, Marcelo Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12626
Resumo: O objetivo do artigo foi investigar os conhecimentos conceitual e procedimental sobre o conteúdo equação do 2.º grau de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Realizamos uma pesquisa exploratória, tendo como participantes 26 alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Aplicamos um teste de conhecimentos conceitual e procedimental e, em seguida, três situações contextualizadas de Matemática. Os resultados mostraram: a) sobre o conhecimento conceitual, que 16 alunos souberam citar uma característica de equação do 2.º grau, mas os participantes tiveram dificuldades em reconhecê-la quando apresentada fora de sua forma reduzida; b) sobre o conhecimento procedimental, erros tais como: usos incorretos da forma reduzida e da fórmula de Bhaskara; resolução como se fossem equações de primeiro grau; c) que, na resolução das três situações contextualizadas, os alunos tiveram baixo índice de acertos, bem como não utilizaram equação do 2.º grau. Concluímos que os conhecimentos conceitual e procedimental sobre equação do 2.º grau dos alunos encontram-se ainda em fase de desenvolvimento. Palavras-chave: Conhecimento matemático. Aprendizagem. Dificuldades. Erros.
id UFS-6_d50e24d5c029a999445517bfb9f8a915
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12626
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grauO objetivo do artigo foi investigar os conhecimentos conceitual e procedimental sobre o conteúdo equação do 2.º grau de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Realizamos uma pesquisa exploratória, tendo como participantes 26 alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Aplicamos um teste de conhecimentos conceitual e procedimental e, em seguida, três situações contextualizadas de Matemática. Os resultados mostraram: a) sobre o conhecimento conceitual, que 16 alunos souberam citar uma característica de equação do 2.º grau, mas os participantes tiveram dificuldades em reconhecê-la quando apresentada fora de sua forma reduzida; b) sobre o conhecimento procedimental, erros tais como: usos incorretos da forma reduzida e da fórmula de Bhaskara; resolução como se fossem equações de primeiro grau; c) que, na resolução das três situações contextualizadas, os alunos tiveram baixo índice de acertos, bem como não utilizaram equação do 2.º grau. Concluímos que os conhecimentos conceitual e procedimental sobre equação do 2.º grau dos alunos encontram-se ainda em fase de desenvolvimento. Palavras-chave: Conhecimento matemático. Aprendizagem. Dificuldades. Erros.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1262610.34179/revisem.v5i2.12626Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 209-228Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 209-228Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 209-228Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 209-2282525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12626/10896Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Barbara MussiatoProença, Marcelo Carlos de2020-09-19T18:01:10Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12626Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:01:10Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau
title Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau
spellingShingle Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau
Gonçalves, Barbara Mussiato
title_short Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau
title_full Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau
title_fullStr Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau
title_full_unstemmed Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau
title_sort Análise dos conhecimentos conceitual e procedimental de alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre equação do 2.º grau
author Gonçalves, Barbara Mussiato
author_facet Gonçalves, Barbara Mussiato
Proença, Marcelo Carlos de
author_role author
author2 Proença, Marcelo Carlos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Barbara Mussiato
Proença, Marcelo Carlos de
description O objetivo do artigo foi investigar os conhecimentos conceitual e procedimental sobre o conteúdo equação do 2.º grau de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Realizamos uma pesquisa exploratória, tendo como participantes 26 alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Aplicamos um teste de conhecimentos conceitual e procedimental e, em seguida, três situações contextualizadas de Matemática. Os resultados mostraram: a) sobre o conhecimento conceitual, que 16 alunos souberam citar uma característica de equação do 2.º grau, mas os participantes tiveram dificuldades em reconhecê-la quando apresentada fora de sua forma reduzida; b) sobre o conhecimento procedimental, erros tais como: usos incorretos da forma reduzida e da fórmula de Bhaskara; resolução como se fossem equações de primeiro grau; c) que, na resolução das três situações contextualizadas, os alunos tiveram baixo índice de acertos, bem como não utilizaram equação do 2.º grau. Concluímos que os conhecimentos conceitual e procedimental sobre equação do 2.º grau dos alunos encontram-se ainda em fase de desenvolvimento. Palavras-chave: Conhecimento matemático. Aprendizagem. Dificuldades. Erros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12626
10.34179/revisem.v5i2.12626
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12626
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12626/10896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 209-228
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 209-228
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 209-228
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 209-228
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460694667264