Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Paulo César
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nogueira de Lima, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271
Resumo: Neste artigo, temos por objetivo analisar as características formais presentes no trabalho desses alunos com duas questões: uma envolvendo o subconstruto parte-todo, outra envolvendo o subconstruto medida, de forma a compreender como essas características influenciaram a resolução das questões. Para isso, elaboramos e aplicamos um questionário antes e depois de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental tivessem aprendido números racionais na forma fracionária com o professor de Matemática. Os dados coletados foram analisados à luz dos Três Mundos da Matemática de David Tall, pois acreditamos que esses alunos deixaram de usar características do mundo corporificado para usarem características do mundo simbólico sem entender tal transição. Resultados mostraram que a falta de características do mundo formal pode impedir que os alunos sejam bem-sucedidos até mesmo em situações com o subconstruto parte-todo, que é mais familiar a eles.
id UFS-6_dbf9c75c396e8812f370c34a8042eecb
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10271
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Números racionais na forma fracionária: a influência de características formaisNeste artigo, temos por objetivo analisar as características formais presentes no trabalho desses alunos com duas questões: uma envolvendo o subconstruto parte-todo, outra envolvendo o subconstruto medida, de forma a compreender como essas características influenciaram a resolução das questões. Para isso, elaboramos e aplicamos um questionário antes e depois de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental tivessem aprendido números racionais na forma fracionária com o professor de Matemática. Os dados coletados foram analisados à luz dos Três Mundos da Matemática de David Tall, pois acreditamos que esses alunos deixaram de usar características do mundo corporificado para usarem características do mundo simbólico sem entender tal transição. Resultados mostraram que a falta de características do mundo formal pode impedir que os alunos sejam bem-sucedidos até mesmo em situações com o subconstruto parte-todo, que é mais familiar a eles.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1027110.34179/revisem.v4i1.10271Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-512525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271/8724Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Paulo CésarNogueira de Lima, Rosana2020-02-07T18:13:28Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10271Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:13:28Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
title Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
spellingShingle Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
Freire, Paulo César
title_short Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
title_full Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
title_fullStr Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
title_full_unstemmed Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
title_sort Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
author Freire, Paulo César
author_facet Freire, Paulo César
Nogueira de Lima, Rosana
author_role author
author2 Nogueira de Lima, Rosana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Paulo César
Nogueira de Lima, Rosana
description Neste artigo, temos por objetivo analisar as características formais presentes no trabalho desses alunos com duas questões: uma envolvendo o subconstruto parte-todo, outra envolvendo o subconstruto medida, de forma a compreender como essas características influenciaram a resolução das questões. Para isso, elaboramos e aplicamos um questionário antes e depois de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental tivessem aprendido números racionais na forma fracionária com o professor de Matemática. Os dados coletados foram analisados à luz dos Três Mundos da Matemática de David Tall, pois acreditamos que esses alunos deixaram de usar características do mundo corporificado para usarem características do mundo simbólico sem entender tal transição. Resultados mostraram que a falta de características do mundo formal pode impedir que os alunos sejam bem-sucedidos até mesmo em situações com o subconstruto parte-todo, que é mais familiar a eles.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271
10.34179/revisem.v4i1.10271
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i1.10271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271/8724
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460626509824