Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271 |
Resumo: | Neste artigo, temos por objetivo analisar as características formais presentes no trabalho desses alunos com duas questões: uma envolvendo o subconstruto parte-todo, outra envolvendo o subconstruto medida, de forma a compreender como essas características influenciaram a resolução das questões. Para isso, elaboramos e aplicamos um questionário antes e depois de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental tivessem aprendido números racionais na forma fracionária com o professor de Matemática. Os dados coletados foram analisados à luz dos Três Mundos da Matemática de David Tall, pois acreditamos que esses alunos deixaram de usar características do mundo corporificado para usarem características do mundo simbólico sem entender tal transição. Resultados mostraram que a falta de características do mundo formal pode impedir que os alunos sejam bem-sucedidos até mesmo em situações com o subconstruto parte-todo, que é mais familiar a eles. |
id |
UFS-6_dbf9c75c396e8812f370c34a8042eecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/10271 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formaisNeste artigo, temos por objetivo analisar as características formais presentes no trabalho desses alunos com duas questões: uma envolvendo o subconstruto parte-todo, outra envolvendo o subconstruto medida, de forma a compreender como essas características influenciaram a resolução das questões. Para isso, elaboramos e aplicamos um questionário antes e depois de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental tivessem aprendido números racionais na forma fracionária com o professor de Matemática. Os dados coletados foram analisados à luz dos Três Mundos da Matemática de David Tall, pois acreditamos que esses alunos deixaram de usar características do mundo corporificado para usarem características do mundo simbólico sem entender tal transição. Resultados mostraram que a falta de características do mundo formal pode impedir que os alunos sejam bem-sucedidos até mesmo em situações com o subconstruto parte-todo, que é mais familiar a eles.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1027110.34179/revisem.v4i1.10271Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-512525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271/8724Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Paulo CésarNogueira de Lima, Rosana2020-02-07T18:13:28Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10271Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:13:28Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais |
title |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais |
spellingShingle |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais Freire, Paulo César |
title_short |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais |
title_full |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais |
title_fullStr |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais |
title_full_unstemmed |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais |
title_sort |
Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais |
author |
Freire, Paulo César |
author_facet |
Freire, Paulo César Nogueira de Lima, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira de Lima, Rosana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Paulo César Nogueira de Lima, Rosana |
description |
Neste artigo, temos por objetivo analisar as características formais presentes no trabalho desses alunos com duas questões: uma envolvendo o subconstruto parte-todo, outra envolvendo o subconstruto medida, de forma a compreender como essas características influenciaram a resolução das questões. Para isso, elaboramos e aplicamos um questionário antes e depois de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental tivessem aprendido números racionais na forma fracionária com o professor de Matemática. Os dados coletados foram analisados à luz dos Três Mundos da Matemática de David Tall, pois acreditamos que esses alunos deixaram de usar características do mundo corporificado para usarem características do mundo simbólico sem entender tal transição. Resultados mostraram que a falta de características do mundo formal pode impedir que os alunos sejam bem-sucedidos até mesmo em situações com o subconstruto parte-todo, que é mais familiar a eles. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271 10.34179/revisem.v4i1.10271 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i1.10271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/10271/8724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 37-51 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460626509824 |