Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coura, Flávia Cristina Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787
Resumo: Este artigo se insere no conjunto de investigações que têm focalizado os profissionais que atuam na formação de professores e tem o objetivo de apresentar experiências de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. O desenvolvimento profissional, relacionado com a constituição de uma profissionalidade, é entendido como processo contínuo, multidimensional, autônomo e singular, desenvolvido em contextos e momentos diversificados, que depende da relação que ele estabelece entre investigação e docência e implica uma transformação pessoal. A pesquisa narrativa foi o caminho metodológico utilizado para produzir os textos de campo e para transformá-los em texto de pesquisa, por meio da análise narrativa. A interpretação da história de vida da formadora possibilitou identificar que ela se tornou uma investigadora da docência assumindo uma postura investigativa, produzindo conhecimento da prática de formar professores de Matemática.
id UFS-6_eb958c01ad2efa7644b2df6c0779e227
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11787
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de MatemáticaEste artigo se insere no conjunto de investigações que têm focalizado os profissionais que atuam na formação de professores e tem o objetivo de apresentar experiências de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. O desenvolvimento profissional, relacionado com a constituição de uma profissionalidade, é entendido como processo contínuo, multidimensional, autônomo e singular, desenvolvido em contextos e momentos diversificados, que depende da relação que ele estabelece entre investigação e docência e implica uma transformação pessoal. A pesquisa narrativa foi o caminho metodológico utilizado para produzir os textos de campo e para transformá-los em texto de pesquisa, por meio da análise narrativa. A interpretação da história de vida da formadora possibilitou identificar que ela se tornou uma investigadora da docência assumindo uma postura investigativa, produzindo conhecimento da prática de formar professores de Matemática.Universidade Federal de Sergipe2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1178710.34179/revisem.v4i2.11787Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 472525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787/9417Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoura, Flávia Cristina FigueiredoPassos, Cármen Lúcia Brancaglion2020-02-07T18:07:17Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11787Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:07:17Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
title Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
spellingShingle Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
Coura, Flávia Cristina Figueiredo
title_short Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
title_full Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
title_fullStr Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
title_sort Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
author Coura, Flávia Cristina Figueiredo
author_facet Coura, Flávia Cristina Figueiredo
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author_role author
author2 Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coura, Flávia Cristina Figueiredo
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
description Este artigo se insere no conjunto de investigações que têm focalizado os profissionais que atuam na formação de professores e tem o objetivo de apresentar experiências de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. O desenvolvimento profissional, relacionado com a constituição de uma profissionalidade, é entendido como processo contínuo, multidimensional, autônomo e singular, desenvolvido em contextos e momentos diversificados, que depende da relação que ele estabelece entre investigação e docência e implica uma transformação pessoal. A pesquisa narrativa foi o caminho metodológico utilizado para produzir os textos de campo e para transformá-los em texto de pesquisa, por meio da análise narrativa. A interpretação da história de vida da formadora possibilitou identificar que ela se tornou uma investigadora da docência assumindo uma postura investigativa, produzindo conhecimento da prática de formar professores de Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787
10.34179/revisem.v4i2.11787
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i2.11787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787/9417
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460639092736