Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787 |
Resumo: | Este artigo se insere no conjunto de investigações que têm focalizado os profissionais que atuam na formação de professores e tem o objetivo de apresentar experiências de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. O desenvolvimento profissional, relacionado com a constituição de uma profissionalidade, é entendido como processo contínuo, multidimensional, autônomo e singular, desenvolvido em contextos e momentos diversificados, que depende da relação que ele estabelece entre investigação e docência e implica uma transformação pessoal. A pesquisa narrativa foi o caminho metodológico utilizado para produzir os textos de campo e para transformá-los em texto de pesquisa, por meio da análise narrativa. A interpretação da história de vida da formadora possibilitou identificar que ela se tornou uma investigadora da docência assumindo uma postura investigativa, produzindo conhecimento da prática de formar professores de Matemática. |
id |
UFS-6_eb958c01ad2efa7644b2df6c0779e227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/11787 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de MatemáticaEste artigo se insere no conjunto de investigações que têm focalizado os profissionais que atuam na formação de professores e tem o objetivo de apresentar experiências de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. O desenvolvimento profissional, relacionado com a constituição de uma profissionalidade, é entendido como processo contínuo, multidimensional, autônomo e singular, desenvolvido em contextos e momentos diversificados, que depende da relação que ele estabelece entre investigação e docência e implica uma transformação pessoal. A pesquisa narrativa foi o caminho metodológico utilizado para produzir os textos de campo e para transformá-los em texto de pesquisa, por meio da análise narrativa. A interpretação da história de vida da formadora possibilitou identificar que ela se tornou uma investigadora da docência assumindo uma postura investigativa, produzindo conhecimento da prática de formar professores de Matemática.Universidade Federal de Sergipe2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1178710.34179/revisem.v4i2.11787Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 472525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787/9417Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoura, Flávia Cristina FigueiredoPassos, Cármen Lúcia Brancaglion2020-02-07T18:07:17Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11787Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:07:17Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática |
title |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática Coura, Flávia Cristina Figueiredo |
title_short |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática |
title_full |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática |
title_sort |
Desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática |
author |
Coura, Flávia Cristina Figueiredo |
author_facet |
Coura, Flávia Cristina Figueiredo Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coura, Flávia Cristina Figueiredo Passos, Cármen Lúcia Brancaglion |
description |
Este artigo se insere no conjunto de investigações que têm focalizado os profissionais que atuam na formação de professores e tem o objetivo de apresentar experiências de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores de Matemática. O desenvolvimento profissional, relacionado com a constituição de uma profissionalidade, é entendido como processo contínuo, multidimensional, autônomo e singular, desenvolvido em contextos e momentos diversificados, que depende da relação que ele estabelece entre investigação e docência e implica uma transformação pessoal. A pesquisa narrativa foi o caminho metodológico utilizado para produzir os textos de campo e para transformá-los em texto de pesquisa, por meio da análise narrativa. A interpretação da história de vida da formadora possibilitou identificar que ela se tornou uma investigadora da docência assumindo uma postura investigativa, produzindo conhecimento da prática de formar professores de Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787 10.34179/revisem.v4i2.11787 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i2.11787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11787/9417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 25 - 47 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460639092736 |