CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717 |
Resumo: | O conhecimento profissional do professor de Matemática, ancorado no domínio dos objetos de conhecimento e do saber como ensiná-los, tem motivado a realização de pesquisas, cujos resultados implicam sua compreensão e ampliação como campo de conhecimento e perspectivas para seu desenvolvimento desde a formação inicial de professores. Neste artigo, descreveremos a fase 1 (Análises Preliminares) de uma pesquisa, que objetiva analisar o desenvolvimento do conhecimento profissional de licenciandos de Matemática sobre Números Inteiros Relativos, tendo em vista a docência a ser realizada na Educação Básica. Ao adotar a perspectiva teórico-metodológica da Engenharia Didática, a fase 1 objetivou que os licenciandos conhecessem as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e também curricular do Número Inteiro Relativo. Os resultados mostraram que saberes docentes necessários ao alcance de objetivos curriculares do Número Inteiro Relativo fundamentaram-se na compreensão de seus aspectos epistemológicos, cognitivos, didáticos e curriculares e que dúvidas e dificuldades, em qualquer um desses aspectos, podem prejudicar este alcance. Concluímos que esses resultados apresentam-se como fundamentais para as próximas fases da pesquisa, de acordo com pressupostos metodológicos da Engenharia Didática e para alcançar o objetivo de desenvolver conhecimento profissional do professor de Matemática, desde sua formação inicial. |
id |
UFS-6_f0e25786fed9f31996111c37d08e2fc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/15717 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBERCONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES PRELIMINARES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO NÚMERO INTEIRO RELATIVOO conhecimento profissional do professor de Matemática, ancorado no domínio dos objetos de conhecimento e do saber como ensiná-los, tem motivado a realização de pesquisas, cujos resultados implicam sua compreensão e ampliação como campo de conhecimento e perspectivas para seu desenvolvimento desde a formação inicial de professores. Neste artigo, descreveremos a fase 1 (Análises Preliminares) de uma pesquisa, que objetiva analisar o desenvolvimento do conhecimento profissional de licenciandos de Matemática sobre Números Inteiros Relativos, tendo em vista a docência a ser realizada na Educação Básica. Ao adotar a perspectiva teórico-metodológica da Engenharia Didática, a fase 1 objetivou que os licenciandos conhecessem as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e também curricular do Número Inteiro Relativo. Os resultados mostraram que saberes docentes necessários ao alcance de objetivos curriculares do Número Inteiro Relativo fundamentaram-se na compreensão de seus aspectos epistemológicos, cognitivos, didáticos e curriculares e que dúvidas e dificuldades, em qualquer um desses aspectos, podem prejudicar este alcance. Concluímos que esses resultados apresentam-se como fundamentais para as próximas fases da pesquisa, de acordo com pressupostos metodológicos da Engenharia Didática e para alcançar o objetivo de desenvolver conhecimento profissional do professor de Matemática, desde sua formação inicial. The Mathematics teacher professional knowledge, anchored in the domain of knowledge objects and knowing how to teach them, has motivated the realization of research, whose results imply their understanding and expansion as a field of knowledge and perspectives for its development from initial teacher education. In this article, we will describe phase 1 (Preliminary Analyses) of a research, which aims to analyze the development of professional knowledge of Mathematics graduates on Relative Whole Numbers, in view of the teaching to be carried out in Basic Education. By adopting the theoretical-methodological perspective of Didactic Engineering, phase 1 aimed at making the undergraduate students aware of the epistemological, cognitive, didactic and also curricular dimensions of the Relative Integer Number. The results showed that teaching knowledge necessary to achieve curricular objectives, of the Relative Integer Number, was based on the understanding of its epistemological, cognitive, didactic and curricular aspects and that doubts and difficulties in any of these aspects can impair this reach. We conclude that these results are fundamental for the next phases of the research, according to methodological assumptions of Didactic Engineering and to achieve the objective of developing professional knowledge of the Mathematics teacher, since his initial formation.Universidade Federal de Sergipe2022-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1571710.34179/revisem.v7i1.15717Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-1692525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717/12727Copyright (c) 2022 Raquel de Oliveira, Alex Ribeiro Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, RaquelAlex Ribeiro Batista2022-05-13T20:49:57Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/15717Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2022-05-13T20:49:57Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER CONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES PRELIMINARES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO NÚMERO INTEIRO RELATIVO |
title |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER |
spellingShingle |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER de Oliveira, Raquel |
title_short |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER |
title_full |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER |
title_fullStr |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER |
title_sort |
CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER |
author |
de Oliveira, Raquel |
author_facet |
de Oliveira, Raquel Alex Ribeiro Batista |
author_role |
author |
author2 |
Alex Ribeiro Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Raquel Alex Ribeiro Batista |
description |
O conhecimento profissional do professor de Matemática, ancorado no domínio dos objetos de conhecimento e do saber como ensiná-los, tem motivado a realização de pesquisas, cujos resultados implicam sua compreensão e ampliação como campo de conhecimento e perspectivas para seu desenvolvimento desde a formação inicial de professores. Neste artigo, descreveremos a fase 1 (Análises Preliminares) de uma pesquisa, que objetiva analisar o desenvolvimento do conhecimento profissional de licenciandos de Matemática sobre Números Inteiros Relativos, tendo em vista a docência a ser realizada na Educação Básica. Ao adotar a perspectiva teórico-metodológica da Engenharia Didática, a fase 1 objetivou que os licenciandos conhecessem as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e também curricular do Número Inteiro Relativo. Os resultados mostraram que saberes docentes necessários ao alcance de objetivos curriculares do Número Inteiro Relativo fundamentaram-se na compreensão de seus aspectos epistemológicos, cognitivos, didáticos e curriculares e que dúvidas e dificuldades, em qualquer um desses aspectos, podem prejudicar este alcance. Concluímos que esses resultados apresentam-se como fundamentais para as próximas fases da pesquisa, de acordo com pressupostos metodológicos da Engenharia Didática e para alcançar o objetivo de desenvolver conhecimento profissional do professor de Matemática, desde sua formação inicial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717 10.34179/revisem.v7i1.15717 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v7i1.15717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717/12727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Raquel de Oliveira, Alex Ribeiro Batista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Raquel de Oliveira, Alex Ribeiro Batista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644461129826304 |