CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Raquel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alex Ribeiro Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717
Resumo: O conhecimento profissional do professor de Matemática, ancorado no domínio dos objetos de conhecimento e do saber como ensiná-los, tem motivado a realização de pesquisas, cujos resultados implicam sua compreensão e ampliação como campo de conhecimento e perspectivas para seu desenvolvimento desde a formação inicial de professores. Neste artigo, descreveremos a fase 1 (Análises Preliminares) de uma pesquisa, que objetiva analisar o desenvolvimento do conhecimento profissional de licenciandos de Matemática sobre Números Inteiros Relativos, tendo em vista a docência a ser realizada na Educação Básica. Ao adotar a perspectiva teórico-metodológica da Engenharia Didática, a fase 1 objetivou que os licenciandos conhecessem as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e também curricular do Número Inteiro Relativo. Os resultados mostraram que saberes docentes necessários ao alcance de objetivos curriculares do Número Inteiro Relativo fundamentaram-se na compreensão de seus aspectos epistemológicos, cognitivos, didáticos e curriculares e que dúvidas e dificuldades, em qualquer um desses aspectos, podem prejudicar este alcance. Concluímos que esses resultados apresentam-se como fundamentais para as próximas fases da pesquisa, de acordo com pressupostos metodológicos da Engenharia Didática e para alcançar o objetivo de desenvolver conhecimento profissional do professor de Matemática, desde sua formação inicial.   
id UFS-6_f0e25786fed9f31996111c37d08e2fc2
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/15717
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBERCONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES PRELIMINARES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO NÚMERO INTEIRO RELATIVOO conhecimento profissional do professor de Matemática, ancorado no domínio dos objetos de conhecimento e do saber como ensiná-los, tem motivado a realização de pesquisas, cujos resultados implicam sua compreensão e ampliação como campo de conhecimento e perspectivas para seu desenvolvimento desde a formação inicial de professores. Neste artigo, descreveremos a fase 1 (Análises Preliminares) de uma pesquisa, que objetiva analisar o desenvolvimento do conhecimento profissional de licenciandos de Matemática sobre Números Inteiros Relativos, tendo em vista a docência a ser realizada na Educação Básica. Ao adotar a perspectiva teórico-metodológica da Engenharia Didática, a fase 1 objetivou que os licenciandos conhecessem as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e também curricular do Número Inteiro Relativo. Os resultados mostraram que saberes docentes necessários ao alcance de objetivos curriculares do Número Inteiro Relativo fundamentaram-se na compreensão de seus aspectos epistemológicos, cognitivos, didáticos e curriculares e que dúvidas e dificuldades, em qualquer um desses aspectos, podem prejudicar este alcance. Concluímos que esses resultados apresentam-se como fundamentais para as próximas fases da pesquisa, de acordo com pressupostos metodológicos da Engenharia Didática e para alcançar o objetivo de desenvolver conhecimento profissional do professor de Matemática, desde sua formação inicial.   The Mathematics teacher professional knowledge, anchored in the domain of knowledge objects and knowing how to teach them, has motivated the realization of research, whose results imply their understanding and expansion as a field of knowledge and perspectives for its development from initial teacher education. In this article, we will describe phase 1 (Preliminary Analyses) of a research, which aims to analyze the development of professional knowledge of Mathematics graduates on Relative Whole Numbers, in view of the teaching to be carried out in Basic Education. By adopting the theoretical-methodological perspective of Didactic Engineering, phase 1 aimed at making the undergraduate students aware of the epistemological, cognitive, didactic and also curricular dimensions of the Relative Integer Number. The results showed that teaching knowledge necessary to achieve curricular objectives, of the Relative Integer Number, was based on the understanding of its epistemological, cognitive, didactic and curricular aspects and that doubts and difficulties in any of these aspects can impair this reach. We conclude that these results are fundamental for the next phases of the research, according to methodological assumptions of Didactic Engineering and to achieve the objective of developing professional knowledge of the Mathematics teacher, since his initial formation.Universidade Federal de Sergipe2022-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1571710.34179/revisem.v7i1.15717Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-1692525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717/12727Copyright (c) 2022 Raquel de Oliveira, Alex Ribeiro Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, RaquelAlex Ribeiro Batista2022-05-13T20:49:57Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/15717Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2022-05-13T20:49:57Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
CONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES PRELIMINARES DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO NÚMERO INTEIRO RELATIVO
title CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
spellingShingle CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
de Oliveira, Raquel
title_short CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
title_full CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
title_fullStr CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
title_full_unstemmed CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
title_sort CONTRIBUTIONS OF PRELIMINARY ANALYSES OF DIDACTIC ENGINEERING IN TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE RELATIVE INTEGER NUMBER
author de Oliveira, Raquel
author_facet de Oliveira, Raquel
Alex Ribeiro Batista
author_role author
author2 Alex Ribeiro Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Raquel
Alex Ribeiro Batista
description O conhecimento profissional do professor de Matemática, ancorado no domínio dos objetos de conhecimento e do saber como ensiná-los, tem motivado a realização de pesquisas, cujos resultados implicam sua compreensão e ampliação como campo de conhecimento e perspectivas para seu desenvolvimento desde a formação inicial de professores. Neste artigo, descreveremos a fase 1 (Análises Preliminares) de uma pesquisa, que objetiva analisar o desenvolvimento do conhecimento profissional de licenciandos de Matemática sobre Números Inteiros Relativos, tendo em vista a docência a ser realizada na Educação Básica. Ao adotar a perspectiva teórico-metodológica da Engenharia Didática, a fase 1 objetivou que os licenciandos conhecessem as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e também curricular do Número Inteiro Relativo. Os resultados mostraram que saberes docentes necessários ao alcance de objetivos curriculares do Número Inteiro Relativo fundamentaram-se na compreensão de seus aspectos epistemológicos, cognitivos, didáticos e curriculares e que dúvidas e dificuldades, em qualquer um desses aspectos, podem prejudicar este alcance. Concluímos que esses resultados apresentam-se como fundamentais para as próximas fases da pesquisa, de acordo com pressupostos metodológicos da Engenharia Didática e para alcançar o objetivo de desenvolver conhecimento profissional do professor de Matemática, desde sua formação inicial.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717
10.34179/revisem.v7i1.15717
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v7i1.15717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/15717/12727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Raquel de Oliveira, Alex Ribeiro Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Raquel de Oliveira, Alex Ribeiro Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 7 No. 1 (2022): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 148-169
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644461129826304