A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simoni, Tatiéle Carla Costella
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Scheffer, Nilce Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9836
Resumo: Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar o que os erros dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental podem revelar quanto ao estudo de frações e as contribuições de TICs e de Materiais Manipulativos na superação desses erros. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: a primeira etapa consistiu na aplicação de atividades diagnósticas aos estudantes, envolvendo o conteúdo frações, e, posteriormente foi realizada uma entrevista individual, tendo por base as questões erradas, para que os estudantes pudessem relatar o processo de resolução utilizado por eles, favorecendo assim a identificação dos erros cometidos; a segunda etapa contemplou atividades com TICs e Materiais Manipulativos, elaboradas a partir dos erros evidenciados nas atividades diagnósticas. O estudo teve como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa numa abordagem fenomenológica. Os resultados revelaram que o ensino de frações quando explorado a partir dos erros cometidos pelos estudantes e da utilização de TICs e de Materiais Manipulativos contribui na superação de dificuldades e para o processo de ensino e de aprendizagem deste conceito.Palavras-chave: Erros na Matemática. Estudo de Frações. Tecnologias da Informação e Comunicação. Materiais Manipulativos. Fenomenologia.
id UFS-6_f5a88b52346bf1ed4cabb4a334d8ad9f
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/9836
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOSNeste artigo, apresentamos resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar o que os erros dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental podem revelar quanto ao estudo de frações e as contribuições de TICs e de Materiais Manipulativos na superação desses erros. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: a primeira etapa consistiu na aplicação de atividades diagnósticas aos estudantes, envolvendo o conteúdo frações, e, posteriormente foi realizada uma entrevista individual, tendo por base as questões erradas, para que os estudantes pudessem relatar o processo de resolução utilizado por eles, favorecendo assim a identificação dos erros cometidos; a segunda etapa contemplou atividades com TICs e Materiais Manipulativos, elaboradas a partir dos erros evidenciados nas atividades diagnósticas. O estudo teve como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa numa abordagem fenomenológica. Os resultados revelaram que o ensino de frações quando explorado a partir dos erros cometidos pelos estudantes e da utilização de TICs e de Materiais Manipulativos contribui na superação de dificuldades e para o processo de ensino e de aprendizagem deste conceito.Palavras-chave: Erros na Matemática. Estudo de Frações. Tecnologias da Informação e Comunicação. Materiais Manipulativos. Fenomenologia.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/983610.34179/revisem.v4i1.9836Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 20-36Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 20-36Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 20-36Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 20-362525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9836/8712Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSimoni, Tatiéle Carla CostellaScheffer, Nilce Fátima2020-02-07T18:14:21Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9836Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:14:21Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
title A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
spellingShingle A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
Simoni, Tatiéle Carla Costella
title_short A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
title_full A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
title_fullStr A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
title_full_unstemmed A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
title_sort A SUPERAÇÃO DO ERRO NO ESTUDO DE FRAÇÕES: UMA DISCUSSÃO QUANTO A CONTRIBUIÇÕES DE TIC'S E DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
author Simoni, Tatiéle Carla Costella
author_facet Simoni, Tatiéle Carla Costella
Scheffer, Nilce Fátima
author_role author
author2 Scheffer, Nilce Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simoni, Tatiéle Carla Costella
Scheffer, Nilce Fátima
description Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar o que os erros dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental podem revelar quanto ao estudo de frações e as contribuições de TICs e de Materiais Manipulativos na superação desses erros. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: a primeira etapa consistiu na aplicação de atividades diagnósticas aos estudantes, envolvendo o conteúdo frações, e, posteriormente foi realizada uma entrevista individual, tendo por base as questões erradas, para que os estudantes pudessem relatar o processo de resolução utilizado por eles, favorecendo assim a identificação dos erros cometidos; a segunda etapa contemplou atividades com TICs e Materiais Manipulativos, elaboradas a partir dos erros evidenciados nas atividades diagnósticas. O estudo teve como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa numa abordagem fenomenológica. Os resultados revelaram que o ensino de frações quando explorado a partir dos erros cometidos pelos estudantes e da utilização de TICs e de Materiais Manipulativos contribui na superação de dificuldades e para o processo de ensino e de aprendizagem deste conceito.Palavras-chave: Erros na Matemática. Estudo de Frações. Tecnologias da Informação e Comunicação. Materiais Manipulativos. Fenomenologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9836
10.34179/revisem.v4i1.9836
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9836
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i1.9836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9836/8712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 20-36
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 20-36
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 20-36
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 20-36
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460607635456