A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: N?brega, Gabrielly Vit?ria Barbosa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2672
Resumo: A utiliza??o de Materiais Did?ticos Manipul?veis enquanto metodologia alternativa para o ensino da Matem?tica auxilia os estudantes a constru?rem os conhecimentos matem?ticos de forma mais harmoniosa e interessante. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva investigar a utiliza??o de Materiais Did?ticos Manipul?veis nas aulas de Matem?tica. Para alcan?ar o objetivo pretendido realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo explorat?ria, utilizando um question?rio para produ??o e coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram cinco professores de Matem?tica que lecionam no Ensino Fundamental II e Ensino M?dio em escolas estaduais diferentes na cidade de Campina Grande no estado da Para?ba. A an?lise dos dados foi realizada fundamentada nos referenciais te?ricos adotados a luz das nossas interpreta??es sobre o tema. Ressaltamos que os participantes da pesquisa est?o utilizando os Materiais Did?ticos Manipul?veis nas aulas de Matem?tica e afirmam que a utiliza??o possibilita obter resultados positivos e significativos na aprendizagem da Matem?tica. Apontamos tamb?m, as influ?ncias positivas experenciadas na forma??o inicial, por meio do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica, sendo percept?vel a import?ncia desta disciplina no curso de Licenciatura em Matem?tica para a pr?tica pedag?gica do futuro professor. Por fim, para enriquecer o texto e colaborar com o ensino de Matem?tica por meio de Materiais Did?ticos Manipul?veis, apresentamos uma sugest?o de proposta did?tica com a utiliza??o do Jogo Equil?brio. Conclu?mos que a manipula??o ? fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Matem?tica, devendo sempre relacionar a utiliza??o do material com o conte?do a ser trabalhado e a realidade dos alunos.
id IFPB_5ce65391c7ac0eaf4dd40abeb4d6a957
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2672
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling N?brega, Gabrielly Vit?ria Barbosa da2023-01-03T17:09:21Z2023-01-03T17:09:21Z2023-01-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2672A utiliza??o de Materiais Did?ticos Manipul?veis enquanto metodologia alternativa para o ensino da Matem?tica auxilia os estudantes a constru?rem os conhecimentos matem?ticos de forma mais harmoniosa e interessante. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva investigar a utiliza??o de Materiais Did?ticos Manipul?veis nas aulas de Matem?tica. Para alcan?ar o objetivo pretendido realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo explorat?ria, utilizando um question?rio para produ??o e coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram cinco professores de Matem?tica que lecionam no Ensino Fundamental II e Ensino M?dio em escolas estaduais diferentes na cidade de Campina Grande no estado da Para?ba. A an?lise dos dados foi realizada fundamentada nos referenciais te?ricos adotados a luz das nossas interpreta??es sobre o tema. Ressaltamos que os participantes da pesquisa est?o utilizando os Materiais Did?ticos Manipul?veis nas aulas de Matem?tica e afirmam que a utiliza??o possibilita obter resultados positivos e significativos na aprendizagem da Matem?tica. Apontamos tamb?m, as influ?ncias positivas experenciadas na forma??o inicial, por meio do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica, sendo percept?vel a import?ncia desta disciplina no curso de Licenciatura em Matem?tica para a pr?tica pedag?gica do futuro professor. Por fim, para enriquecer o texto e colaborar com o ensino de Matem?tica por meio de Materiais Did?ticos Manipul?veis, apresentamos uma sugest?o de proposta did?tica com a utiliza??o do Jogo Equil?brio. Conclu?mos que a manipula??o ? fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Matem?tica, devendo sempre relacionar a utiliza??o do material com o conte?do a ser trabalhado e a realidade dos alunos.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-03T17:08:06Z No. of bitstreams: 2 TCC - GABRIELLY VF.pdf: 669292 bytes, checksum: 7eb52efb8423a1433223e9310dd7bfb8 (MD5) Termo de autoriza??o de Gabrielly.pdf: 214418 bytes, checksum: ab8237b9ef1a3f07c16d969abfb62ea9 (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-01-03T17:09:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - GABRIELLY VF.pdf: 669292 bytes, checksum: 7eb52efb8423a1433223e9310dd7bfb8 (MD5) Termo de autoriza??o de Gabrielly.pdf: 214418 bytes, checksum: ab8237b9ef1a3f07c16d969abfb62ea9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-03T17:09:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - GABRIELLY VF.pdf: 669292 bytes, checksum: 7eb52efb8423a1433223e9310dd7bfb8 (MD5) Termo de autoriza??o de Gabrielly.pdf: 214418 bytes, checksum: ab8237b9ef1a3f07c16d969abfb62ea9 (MD5) Previous issue date: 2023-01-03Ensino de Matem?ticaMateriais Did?ticos Manipul?veisJogo Equil?brioMetodologias alternativasA utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - GABRIELLY VF.pdfTCC - GABRIELLY VF.pdfapplication/pdf669292http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2672/1/TCC+-+GABRIELLY+VF.pdf7eb52efb8423a1433223e9310dd7bfb8MD51Termo de autoriza??o de Gabrielly.pdfTermo de autoriza??o de Gabrielly.pdfapplication/pdf214418http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2672/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Gabrielly.pdfab8237b9ef1a3f07c16d969abfb62ea9MD52177683/26722023-01-03 14:09:21.806oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2672Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-03T17:09:21Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica
title A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica
spellingShingle A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica
N?brega, Gabrielly Vit?ria Barbosa da
Ensino de Matem?tica
Materiais Did?ticos Manipul?veis
Jogo Equil?brio
Metodologias alternativas
title_short A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica
title_full A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica
title_fullStr A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica
title_full_unstemmed A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica
title_sort A utiliza??o de materiais did?ticos manipul?veis nas aulas de Matem?tica
author N?brega, Gabrielly Vit?ria Barbosa da
author_facet N?brega, Gabrielly Vit?ria Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv N?brega, Gabrielly Vit?ria Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matem?tica
Materiais Did?ticos Manipul?veis
Jogo Equil?brio
Metodologias alternativas
topic Ensino de Matem?tica
Materiais Did?ticos Manipul?veis
Jogo Equil?brio
Metodologias alternativas
description A utiliza??o de Materiais Did?ticos Manipul?veis enquanto metodologia alternativa para o ensino da Matem?tica auxilia os estudantes a constru?rem os conhecimentos matem?ticos de forma mais harmoniosa e interessante. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva investigar a utiliza??o de Materiais Did?ticos Manipul?veis nas aulas de Matem?tica. Para alcan?ar o objetivo pretendido realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo explorat?ria, utilizando um question?rio para produ??o e coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram cinco professores de Matem?tica que lecionam no Ensino Fundamental II e Ensino M?dio em escolas estaduais diferentes na cidade de Campina Grande no estado da Para?ba. A an?lise dos dados foi realizada fundamentada nos referenciais te?ricos adotados a luz das nossas interpreta??es sobre o tema. Ressaltamos que os participantes da pesquisa est?o utilizando os Materiais Did?ticos Manipul?veis nas aulas de Matem?tica e afirmam que a utiliza??o possibilita obter resultados positivos e significativos na aprendizagem da Matem?tica. Apontamos tamb?m, as influ?ncias positivas experenciadas na forma??o inicial, por meio do Laborat?rio de Ensino de Matem?tica, sendo percept?vel a import?ncia desta disciplina no curso de Licenciatura em Matem?tica para a pr?tica pedag?gica do futuro professor. Por fim, para enriquecer o texto e colaborar com o ensino de Matem?tica por meio de Materiais Did?ticos Manipul?veis, apresentamos uma sugest?o de proposta did?tica com a utiliza??o do Jogo Equil?brio. Conclu?mos que a manipula??o ? fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Matem?tica, devendo sempre relacionar a utiliza??o do material com o conte?do a ser trabalhado e a realidade dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-03T17:09:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-03T17:09:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2672
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2672/1/TCC+-+GABRIELLY+VF.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2672/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Gabrielly.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7eb52efb8423a1433223e9310dd7bfb8
ab8237b9ef1a3f07c16d969abfb62ea9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446983323648