DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diké - Revista do Mestrado em Direito da UFS |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/3750 |
Resumo: | Este artigo pretende compartilhar um pouco da história sobre três Programas de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oriundos da Educação, da Psicologia e do Direito. Tais programas encontraram - no trabalho coletivo - uma alternativa importante para qualificar suas experiências particulares e afins, construindo estratégias de intervenção mais complexas e de maior alcance no trabalho com adolescentes e jovens em conflito com a lei.O objetivo deste texto é compartilhar saberes construídos a partir dessa prática interdisciplinar e, a partir deles, pensar as políticas de atenção aos jovens e adolescentes com os quais se atua, assim como a própria execução da medida - seja ela de meio aberto ou de privação de liberdade. A proposta de defesa interdisciplinar é resultado de uma integração de experiências, saberes e de uma militância no campo dos Direitos Humanos dos três programas, a qual vai se qualificando na ação-reflexão-ação e transformando a experiência em uma metodologia de intervenção do campo socioeducativo. |
id |
UFS-9_0e8c304246e44908c1473012e204a9df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3750 |
network_acronym_str |
UFS-9 |
network_name_str |
Diké - Revista do Mestrado em Direito da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENILEste artigo pretende compartilhar um pouco da história sobre três Programas de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oriundos da Educação, da Psicologia e do Direito. Tais programas encontraram - no trabalho coletivo - uma alternativa importante para qualificar suas experiências particulares e afins, construindo estratégias de intervenção mais complexas e de maior alcance no trabalho com adolescentes e jovens em conflito com a lei.O objetivo deste texto é compartilhar saberes construídos a partir dessa prática interdisciplinar e, a partir deles, pensar as políticas de atenção aos jovens e adolescentes com os quais se atua, assim como a própria execução da medida - seja ela de meio aberto ou de privação de liberdade. A proposta de defesa interdisciplinar é resultado de uma integração de experiências, saberes e de uma militância no campo dos Direitos Humanos dos três programas, a qual vai se qualificando na ação-reflexão-ação e transformando a experiência em uma metodologia de intervenção do campo socioeducativo.Editora UFS2015-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/dike/article/view/3750DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; Vol. 4 No 1 (2015): DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; 51 A 66DIKÉ – Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe; v. 4 n. 1 (2015): DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; 51 A 66DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; Vol. 4 No. 1 (2015): DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; 51 A 66DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; Vol. 4 Núm. 1 (2015): DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; 51 A 662448-461X2237-2040reponame:Diké - Revista do Mestrado em Direito da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/dike/article/view/3750/3189de Oliveira, Magda Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-30T22:19:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3750Revistahttps://www.seer.ufs.br/index.php/dikePUBhttps://www.seer.ufs.br/index.php/dike/oai||mestradodireitoufs@gmail.com2448-461X2237-2040opendoar:2020-01-30T22:19:35Diké - Revista do Mestrado em Direito da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL |
title |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL |
spellingShingle |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL de Oliveira, Magda Martins |
title_short |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL |
title_full |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL |
title_fullStr |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL |
title_full_unstemmed |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL |
title_sort |
DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL |
author |
de Oliveira, Magda Martins |
author_facet |
de Oliveira, Magda Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Magda Martins |
description |
Este artigo pretende compartilhar um pouco da história sobre três Programas de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oriundos da Educação, da Psicologia e do Direito. Tais programas encontraram - no trabalho coletivo - uma alternativa importante para qualificar suas experiências particulares e afins, construindo estratégias de intervenção mais complexas e de maior alcance no trabalho com adolescentes e jovens em conflito com a lei.O objetivo deste texto é compartilhar saberes construídos a partir dessa prática interdisciplinar e, a partir deles, pensar as políticas de atenção aos jovens e adolescentes com os quais se atua, assim como a própria execução da medida - seja ela de meio aberto ou de privação de liberdade. A proposta de defesa interdisciplinar é resultado de uma integração de experiências, saberes e de uma militância no campo dos Direitos Humanos dos três programas, a qual vai se qualificando na ação-reflexão-ação e transformando a experiência em uma metodologia de intervenção do campo socioeducativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/3750 |
url |
https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/3750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/3750/3189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; Vol. 4 No 1 (2015): DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; 51 A 66 DIKÉ – Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe; v. 4 n. 1 (2015): DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; 51 A 66 DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; Vol. 4 No. 1 (2015): DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; 51 A 66 DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; Vol. 4 Núm. 1 (2015): DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS; 51 A 66 2448-461X 2237-2040 reponame:Diké - Revista do Mestrado em Direito da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Diké - Revista do Mestrado em Direito da UFS |
collection |
Diké - Revista do Mestrado em Direito da UFS |
repository.name.fl_str_mv |
Diké - Revista do Mestrado em Direito da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mestradodireitoufs@gmail.com |
_version_ |
1797686242205237248 |