Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Kneipp, Jordana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Johnas Marchi, Jamur, Maffini Gomes, Clandia, Barbieri da Rosa, Luciana Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175
Resumo: O presente artigo buscou apresentar proposições estratégicas para o Polo de Doces de Pelotas, localizado na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul – RS, a partir do mapeamento da rede de valor e da análise do capital social. O Polo de Doces reúne empresas formais e empreendedores informais ligados ao mercado de doces. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Como resultado, percebeu-se que na visão de gestores e integrantes do Polo, a rede de valor é formada por: a) clientes: consumidor final, terceiros e revendedores; b) fornecedores: predominando os atacados; c) concorrentes: destacando-se as grandes doçarias, doces industrializados e o comércio informal; d) complementadores: destacou-se a falta conhecimento sobre os complementadores. De modo geral, constatou-se que é necessário obter mais conhecimento sobre os elementos da rede de valor para a geração de vantagens competitivas.
id UFSC-15_43fd55836235b247c89df5a121410d0f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/21512
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RSO presente artigo buscou apresentar proposições estratégicas para o Polo de Doces de Pelotas, localizado na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul – RS, a partir do mapeamento da rede de valor e da análise do capital social. O Polo de Doces reúne empresas formais e empreendedores informais ligados ao mercado de doces. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Como resultado, percebeu-se que na visão de gestores e integrantes do Polo, a rede de valor é formada por: a) clientes: consumidor final, terceiros e revendedores; b) fornecedores: predominando os atacados; c) concorrentes: destacando-se as grandes doçarias, doces industrializados e o comércio informal; d) complementadores: destacou-se a falta conhecimento sobre os complementadores. De modo geral, constatou-se que é necessário obter mais conhecimento sobre os elementos da rede de valor para a geração de vantagens competitivas.Universidade Federal de Santa Catarina2013-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórico-Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p17510.5007/2175-8077.2013v15n36p175Revista de Ciências da Administração; v.15, n.36, agosto 2013; 175-1922175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175/25357Marques Kneipp, JordanaJohnas Marchi, JamurMaffini Gomes, ClandiaBarbieri da Rosa, Luciana Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:54Zoai:periodicos.ufsc.br:article/21512Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:54Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
title Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
spellingShingle Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
Marques Kneipp, Jordana
title_short Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
title_full Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
title_fullStr Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
title_full_unstemmed Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
title_sort Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
author Marques Kneipp, Jordana
author_facet Marques Kneipp, Jordana
Johnas Marchi, Jamur
Maffini Gomes, Clandia
Barbieri da Rosa, Luciana Aparecida
author_role author
author2 Johnas Marchi, Jamur
Maffini Gomes, Clandia
Barbieri da Rosa, Luciana Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Kneipp, Jordana
Johnas Marchi, Jamur
Maffini Gomes, Clandia
Barbieri da Rosa, Luciana Aparecida
description O presente artigo buscou apresentar proposições estratégicas para o Polo de Doces de Pelotas, localizado na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul – RS, a partir do mapeamento da rede de valor e da análise do capital social. O Polo de Doces reúne empresas formais e empreendedores informais ligados ao mercado de doces. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Como resultado, percebeu-se que na visão de gestores e integrantes do Polo, a rede de valor é formada por: a) clientes: consumidor final, terceiros e revendedores; b) fornecedores: predominando os atacados; c) concorrentes: destacando-se as grandes doçarias, doces industrializados e o comércio informal; d) complementadores: destacou-se a falta conhecimento sobre os complementadores. De modo geral, constatou-se que é necessário obter mais conhecimento sobre os elementos da rede de valor para a geração de vantagens competitivas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Teórico-Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175
10.5007/2175-8077.2013v15n36p175
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2013v15n36p175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175/25357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; v.15, n.36, agosto 2013; 175-192
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435141735579648