Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175 |
Resumo: | O presente artigo buscou apresentar proposições estratégicas para o Polo de Doces de Pelotas, localizado na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul – RS, a partir do mapeamento da rede de valor e da análise do capital social. O Polo de Doces reúne empresas formais e empreendedores informais ligados ao mercado de doces. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Como resultado, percebeu-se que na visão de gestores e integrantes do Polo, a rede de valor é formada por: a) clientes: consumidor final, terceiros e revendedores; b) fornecedores: predominando os atacados; c) concorrentes: destacando-se as grandes doçarias, doces industrializados e o comércio informal; d) complementadores: destacou-se a falta conhecimento sobre os complementadores. De modo geral, constatou-se que é necessário obter mais conhecimento sobre os elementos da rede de valor para a geração de vantagens competitivas. |
id |
UFSC-15_43fd55836235b247c89df5a121410d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/21512 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RSO presente artigo buscou apresentar proposições estratégicas para o Polo de Doces de Pelotas, localizado na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul – RS, a partir do mapeamento da rede de valor e da análise do capital social. O Polo de Doces reúne empresas formais e empreendedores informais ligados ao mercado de doces. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Como resultado, percebeu-se que na visão de gestores e integrantes do Polo, a rede de valor é formada por: a) clientes: consumidor final, terceiros e revendedores; b) fornecedores: predominando os atacados; c) concorrentes: destacando-se as grandes doçarias, doces industrializados e o comércio informal; d) complementadores: destacou-se a falta conhecimento sobre os complementadores. De modo geral, constatou-se que é necessário obter mais conhecimento sobre os elementos da rede de valor para a geração de vantagens competitivas.Universidade Federal de Santa Catarina2013-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórico-Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p17510.5007/2175-8077.2013v15n36p175Revista de Ciências da Administração; v.15, n.36, agosto 2013; 175-1922175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175/25357Marques Kneipp, JordanaJohnas Marchi, JamurMaffini Gomes, ClandiaBarbieri da Rosa, Luciana Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:54Zoai:periodicos.ufsc.br:article/21512Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:54Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS |
title |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS |
spellingShingle |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS Marques Kneipp, Jordana |
title_short |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS |
title_full |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS |
title_fullStr |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS |
title_full_unstemmed |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS |
title_sort |
Proposições Estratégicas a partir da Análise da Rede de Valor e do Capital Social: um estudo no Pólo de Doces de Pelotas-RS |
author |
Marques Kneipp, Jordana |
author_facet |
Marques Kneipp, Jordana Johnas Marchi, Jamur Maffini Gomes, Clandia Barbieri da Rosa, Luciana Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Johnas Marchi, Jamur Maffini Gomes, Clandia Barbieri da Rosa, Luciana Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Kneipp, Jordana Johnas Marchi, Jamur Maffini Gomes, Clandia Barbieri da Rosa, Luciana Aparecida |
description |
O presente artigo buscou apresentar proposições estratégicas para o Polo de Doces de Pelotas, localizado na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul – RS, a partir do mapeamento da rede de valor e da análise do capital social. O Polo de Doces reúne empresas formais e empreendedores informais ligados ao mercado de doces. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Como resultado, percebeu-se que na visão de gestores e integrantes do Polo, a rede de valor é formada por: a) clientes: consumidor final, terceiros e revendedores; b) fornecedores: predominando os atacados; c) concorrentes: destacando-se as grandes doçarias, doces industrializados e o comércio informal; d) complementadores: destacou-se a falta conhecimento sobre os complementadores. De modo geral, constatou-se que é necessário obter mais conhecimento sobre os elementos da rede de valor para a geração de vantagens competitivas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Teórico-Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175 10.5007/2175-8077.2013v15n36p175 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8077.2013v15n36p175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p175/25357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; v.15, n.36, agosto 2013; 175-192 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435141735579648 |