Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nogueira Junior, Alirio Severo, Miranda, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195
Resumo: Este estudo trata do Corporate Entrepreneurship, expressão que se refere às empresas capazes de estimular a iniciativa de seus funcionários, de forma que eles proponham novas ideias, novos negócios ou serviços e novos processos. A cultura organizacional, definida pelo caráter coletivo e pelos elementos que a constituem, é um fenômeno sujeito a influências sócio-culturais e históricas, o que implica considerar a existência de um componente nacional. Este trabalho analisou a Cultura Comercial do Grupo Algar à luz do conceito de Corporate Entrepreneurship, com o objetivo de identificar a presença das dimensões da cultura nacional. Utilizou-se da pesquisa documental, com a análise de documentos, impressos e eletrônicos, publicados com a finalidade de disseminar o conceito de Cultura Comercial. Os resultados apontam para uma convergência entre os conceitos de Cultura Comercial e Cultura Empreendedora; entretanto, isso não ocorre no que diz respeito às dimensões da cultura nacional.
id UFSC-15_c6f1ad442dbb2ee5023678c43efa21d5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/12187
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo AlgarEste estudo trata do Corporate Entrepreneurship, expressão que se refere às empresas capazes de estimular a iniciativa de seus funcionários, de forma que eles proponham novas ideias, novos negócios ou serviços e novos processos. A cultura organizacional, definida pelo caráter coletivo e pelos elementos que a constituem, é um fenômeno sujeito a influências sócio-culturais e históricas, o que implica considerar a existência de um componente nacional. Este trabalho analisou a Cultura Comercial do Grupo Algar à luz do conceito de Corporate Entrepreneurship, com o objetivo de identificar a presença das dimensões da cultura nacional. Utilizou-se da pesquisa documental, com a análise de documentos, impressos e eletrônicos, publicados com a finalidade de disseminar o conceito de Cultura Comercial. Os resultados apontam para uma convergência entre os conceitos de Cultura Comercial e Cultura Empreendedora; entretanto, isso não ocorre no que diz respeito às dimensões da cultura nacional.Universidade Federal de Santa Catarina2009-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p19510.5007/2175-8077.2009v11n24p195Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 195-2202175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195/12621Medeiros, Cintia Rodrigues de OliveiraNogueira Junior, Alirio SeveroMiranda, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/12187Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:52Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
title Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
spellingShingle Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
title_short Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
title_full Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
title_fullStr Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
title_full_unstemmed Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
title_sort Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
author Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
author_facet Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
Nogueira Junior, Alirio Severo
Miranda, Rodrigo
author_role author
author2 Nogueira Junior, Alirio Severo
Miranda, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
Nogueira Junior, Alirio Severo
Miranda, Rodrigo
description Este estudo trata do Corporate Entrepreneurship, expressão que se refere às empresas capazes de estimular a iniciativa de seus funcionários, de forma que eles proponham novas ideias, novos negócios ou serviços e novos processos. A cultura organizacional, definida pelo caráter coletivo e pelos elementos que a constituem, é um fenômeno sujeito a influências sócio-culturais e históricas, o que implica considerar a existência de um componente nacional. Este trabalho analisou a Cultura Comercial do Grupo Algar à luz do conceito de Corporate Entrepreneurship, com o objetivo de identificar a presença das dimensões da cultura nacional. Utilizou-se da pesquisa documental, com a análise de documentos, impressos e eletrônicos, publicados com a finalidade de disseminar o conceito de Cultura Comercial. Os resultados apontam para uma convergência entre os conceitos de Cultura Comercial e Cultura Empreendedora; entretanto, isso não ocorre no que diz respeito às dimensões da cultura nacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195
10.5007/2175-8077.2009v11n24p195
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2009v11n24p195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195/12621
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 195-220
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435141292032000