Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195 |
Resumo: | Este estudo trata do Corporate Entrepreneurship, expressão que se refere às empresas capazes de estimular a iniciativa de seus funcionários, de forma que eles proponham novas ideias, novos negócios ou serviços e novos processos. A cultura organizacional, definida pelo caráter coletivo e pelos elementos que a constituem, é um fenômeno sujeito a influências sócio-culturais e históricas, o que implica considerar a existência de um componente nacional. Este trabalho analisou a Cultura Comercial do Grupo Algar à luz do conceito de Corporate Entrepreneurship, com o objetivo de identificar a presença das dimensões da cultura nacional. Utilizou-se da pesquisa documental, com a análise de documentos, impressos e eletrônicos, publicados com a finalidade de disseminar o conceito de Cultura Comercial. Os resultados apontam para uma convergência entre os conceitos de Cultura Comercial e Cultura Empreendedora; entretanto, isso não ocorre no que diz respeito às dimensões da cultura nacional. |
id |
UFSC-15_c6f1ad442dbb2ee5023678c43efa21d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/12187 |
network_acronym_str |
UFSC-15 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo AlgarEste estudo trata do Corporate Entrepreneurship, expressão que se refere às empresas capazes de estimular a iniciativa de seus funcionários, de forma que eles proponham novas ideias, novos negócios ou serviços e novos processos. A cultura organizacional, definida pelo caráter coletivo e pelos elementos que a constituem, é um fenômeno sujeito a influências sócio-culturais e históricas, o que implica considerar a existência de um componente nacional. Este trabalho analisou a Cultura Comercial do Grupo Algar à luz do conceito de Corporate Entrepreneurship, com o objetivo de identificar a presença das dimensões da cultura nacional. Utilizou-se da pesquisa documental, com a análise de documentos, impressos e eletrônicos, publicados com a finalidade de disseminar o conceito de Cultura Comercial. Os resultados apontam para uma convergência entre os conceitos de Cultura Comercial e Cultura Empreendedora; entretanto, isso não ocorre no que diz respeito às dimensões da cultura nacional.Universidade Federal de Santa Catarina2009-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p19510.5007/2175-8077.2009v11n24p195Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 195-2202175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195/12621Medeiros, Cintia Rodrigues de OliveiraNogueira Junior, Alirio SeveroMiranda, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/12187Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:52Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar |
title |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar |
spellingShingle |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira |
title_short |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar |
title_full |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar |
title_fullStr |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar |
title_full_unstemmed |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar |
title_sort |
Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar |
author |
Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira |
author_facet |
Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira Nogueira Junior, Alirio Severo Miranda, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira Junior, Alirio Severo Miranda, Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira Nogueira Junior, Alirio Severo Miranda, Rodrigo |
description |
Este estudo trata do Corporate Entrepreneurship, expressão que se refere às empresas capazes de estimular a iniciativa de seus funcionários, de forma que eles proponham novas ideias, novos negócios ou serviços e novos processos. A cultura organizacional, definida pelo caráter coletivo e pelos elementos que a constituem, é um fenômeno sujeito a influências sócio-culturais e históricas, o que implica considerar a existência de um componente nacional. Este trabalho analisou a Cultura Comercial do Grupo Algar à luz do conceito de Corporate Entrepreneurship, com o objetivo de identificar a presença das dimensões da cultura nacional. Utilizou-se da pesquisa documental, com a análise de documentos, impressos e eletrônicos, publicados com a finalidade de disseminar o conceito de Cultura Comercial. Os resultados apontam para uma convergência entre os conceitos de Cultura Comercial e Cultura Empreendedora; entretanto, isso não ocorre no que diz respeito às dimensões da cultura nacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195 10.5007/2175-8077.2009v11n24p195 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8077.2009v11n24p195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n24p195/12621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração; V. 11, n. 24, maio/ago de 2009; 195-220 2175-8077 1516-3865 reponame:Revista de Ciências da Administração instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Revista de Ciências da Administração |
collection |
Revista de Ciências da Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br |
_version_ |
1789435141292032000 |