Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martens, Cristina Dai Prá
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas, Henrique Mello Rodrigues de, Ramos, Anatália Saraiva Martins, Boissin, Jean-Pierre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p211
Resumo: Este artigo trata sobre a agressividade competitiva, definida como a propensão de uma organização em desafiar seus concorrentes para entrar no mercado ou melhorar sua posição. Tem como objetivo investigar as práticas de agressividade competitiva adotadas pelas empresas no contexto de setores industriais dinâmicos, a fim de cotejar seus construtos com a experiência relatada por executivos. Em particular, este estudo foca empresas do setor de software consideradas referências em empreendedorismo no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de caráter exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com dirigentes de 13 empresas de software e serviços. Os resultados retratam como a agressividade competitiva repercute nas empresas no que se refere à reação à concorrência, competição financeira, competição em negócios e marketing, apresentando práticas gerenciais que a evidenciam. O estudo conclui com a consolidação de um conjunto de práticas sobre a agressividade competitiva nas empresas pesquisadas.
id UFSC-15_d29205243138a0d6d2ba47b0014c25d5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/27965
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivosEste artigo trata sobre a agressividade competitiva, definida como a propensão de uma organização em desafiar seus concorrentes para entrar no mercado ou melhorar sua posição. Tem como objetivo investigar as práticas de agressividade competitiva adotadas pelas empresas no contexto de setores industriais dinâmicos, a fim de cotejar seus construtos com a experiência relatada por executivos. Em particular, este estudo foca empresas do setor de software consideradas referências em empreendedorismo no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de caráter exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com dirigentes de 13 empresas de software e serviços. Os resultados retratam como a agressividade competitiva repercute nas empresas no que se refere à reação à concorrência, competição financeira, competição em negócios e marketing, apresentando práticas gerenciais que a evidenciam. O estudo conclui com a consolidação de um conjunto de práticas sobre a agressividade competitiva nas empresas pesquisadas.Universidade Federal de Santa Catarina2013-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórico-empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p21110.5007/2175-8077.2013v15n36p211Revista de Ciências da Administração; v.15, n.36, agosto 2013; 211-2282175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p211/25359Martens, Cristina Dai PráFreitas, Henrique Mello Rodrigues deRamos, Anatália Saraiva MartinsBoissin, Jean-Pierreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/27965Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:55Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
title Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
spellingShingle Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
Martens, Cristina Dai Prá
title_short Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
title_full Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
title_fullStr Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
title_full_unstemmed Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
title_sort Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
author Martens, Cristina Dai Prá
author_facet Martens, Cristina Dai Prá
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Ramos, Anatália Saraiva Martins
Boissin, Jean-Pierre
author_role author
author2 Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Ramos, Anatália Saraiva Martins
Boissin, Jean-Pierre
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martens, Cristina Dai Prá
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Ramos, Anatália Saraiva Martins
Boissin, Jean-Pierre
description Este artigo trata sobre a agressividade competitiva, definida como a propensão de uma organização em desafiar seus concorrentes para entrar no mercado ou melhorar sua posição. Tem como objetivo investigar as práticas de agressividade competitiva adotadas pelas empresas no contexto de setores industriais dinâmicos, a fim de cotejar seus construtos com a experiência relatada por executivos. Em particular, este estudo foca empresas do setor de software consideradas referências em empreendedorismo no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de caráter exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com dirigentes de 13 empresas de software e serviços. Os resultados retratam como a agressividade competitiva repercute nas empresas no que se refere à reação à concorrência, competição financeira, competição em negócios e marketing, apresentando práticas gerenciais que a evidenciam. O estudo conclui com a consolidação de um conjunto de práticas sobre a agressividade competitiva nas empresas pesquisadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Teórico-empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p211
10.5007/2175-8077.2013v15n36p211
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p211
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2013v15n36p211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n36p211/25359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; v.15, n.36, agosto 2013; 211-228
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435142106775552