O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400008 |
Resumo: | Os paradigmas ideológicos de uma formação integral; a qualidade do profissional que se pretende formar; o compromisso ético, político e técnico, e a complexidade dos processos de trabalho em enfermagem, levam os cursos a repensarem o ensino e sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais. Esta pesquisa teve como objetivo identificar nos discursos de 32 egressos a importância atribuída ao ensino de administração durante a graduação e correlacioná-los aos pressupostos das diretrizes. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e submetidos à Análise de Conteúdo. Segundo os egressos, o ensino de administração deve ter uma carga horária maior; conteúdos mais abrangentes; estratégias diversificadas; reforçar o desenvolvimento de competências, principalmente as ético-políticas e considerar a unicidade entre ensino, pesquisa e extensão. Segundo os egressos as competências gerenciais merecem destaque na reestruturação do currículo de Enfermagem. |
id |
UFSC-17_0ad65973648832ba3ea0016c16967cf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072009000400008 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressosEnfermagemCurrículoAdministraçãoCompetências profissionaisOs paradigmas ideológicos de uma formação integral; a qualidade do profissional que se pretende formar; o compromisso ético, político e técnico, e a complexidade dos processos de trabalho em enfermagem, levam os cursos a repensarem o ensino e sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais. Esta pesquisa teve como objetivo identificar nos discursos de 32 egressos a importância atribuída ao ensino de administração durante a graduação e correlacioná-los aos pressupostos das diretrizes. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e submetidos à Análise de Conteúdo. Segundo os egressos, o ensino de administração deve ter uma carga horária maior; conteúdos mais abrangentes; estratégias diversificadas; reforçar o desenvolvimento de competências, principalmente as ético-políticas e considerar a unicidade entre ensino, pesquisa e extensão. Segundo os egressos as competências gerenciais merecem destaque na reestruturação do currículo de Enfermagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400008Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000400008info:eu-repo/semantics/openAccessMeira,Maria Dyrce DiasKurcgant,Paulinapor2010-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000400008Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2010-01-29T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos |
title |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos |
spellingShingle |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos Meira,Maria Dyrce Dias Enfermagem Currículo Administração Competências profissionais |
title_short |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos |
title_full |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos |
title_fullStr |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos |
title_full_unstemmed |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos |
title_sort |
O ensino de administração na graduação: percepção de enfermeiros egressos |
author |
Meira,Maria Dyrce Dias |
author_facet |
Meira,Maria Dyrce Dias Kurcgant,Paulina |
author_role |
author |
author2 |
Kurcgant,Paulina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira,Maria Dyrce Dias Kurcgant,Paulina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Currículo Administração Competências profissionais |
topic |
Enfermagem Currículo Administração Competências profissionais |
description |
Os paradigmas ideológicos de uma formação integral; a qualidade do profissional que se pretende formar; o compromisso ético, político e técnico, e a complexidade dos processos de trabalho em enfermagem, levam os cursos a repensarem o ensino e sua adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais. Esta pesquisa teve como objetivo identificar nos discursos de 32 egressos a importância atribuída ao ensino de administração durante a graduação e correlacioná-los aos pressupostos das diretrizes. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e submetidos à Análise de Conteúdo. Segundo os egressos, o ensino de administração deve ter uma carga horária maior; conteúdos mais abrangentes; estratégias diversificadas; reforçar o desenvolvimento de competências, principalmente as ético-políticas e considerar a unicidade entre ensino, pesquisa e extensão. Segundo os egressos as competências gerenciais merecem destaque na reestruturação do currículo de Enfermagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072009000400008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.4 2009 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389890678784 |