Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Maria Dyrce Dias
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-13072007-100618/
Resumo: INTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem que a formação de enfermeiros seja vinculada às demandas e necessidades da comunidade, em conformidade com o quadro epidemiológico regional. Considerando que o ensino deve ser adequado a este contexto e que as transformações que podem ocorrer no aluno durante a formação acadêmica são basicamente influenciadas pelo currículo, surge a necessidade das Instituições de Ensino Superior repensarem seus Projetos Político Pedagógicos, com vistas a adotar uma metodologia de trabalho que possibilite ressignificar a ação de todos os agentes comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem. OBJETIVO. O presente trabalho investigou a percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem, sobre a contribuição do currículo no processo de formação frente às demandas que vivenciam no seu cotidiano profissional, visando fornecer subsídios para a reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso. MÉTODO. Optou-se pelo método de Estudo de Caso, por ser uma modalidade de pesquisa qualitativa com grande flexibilidade metodológica, que permite uma exploração abrangente e detalhada a respeito do objeto a ser investigado. As unidades incorporadas, representadas pelos estudantes, foram selecionadas numa amostragem intencional, de adesão espontânea, sendo incluídos no estudo 32 egressos, de ambos os gêneros, graduados no ano de 2003 e inseridos no mercado de trabalho. A coleta dos dados foi realizada após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se a técnica da entrevista focalizada com roteiro semi-estruturado após o consentimento livre e esclarecido dos participantes. A análise e a interpretação dos dados tiveram como base a Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: A análise das unidades de significado abstraídas dos discursos dos egressos permitiu a composição de cinco categorias: A formação de competências técnico-científicas; A formação de competências sócio-educativas; A formação de competências ético-políticas; Elementos constitutivos do processo educativo e Elementos constitutivos do programa de ensino. As unidades de significado, relacionadas às categorias, apontam a importância de um ensino que reforce o desenvolvimento de competências ético-políticas e sugerem que este seja contextualizado com as Políticas Públicas de Saúde; planejado e aplicado na forma de projetos de pesquisas e de extensão universitária e que atenda às demandas da comunidade. Sugerem ainda, que sejam pensadas metodologias de ensino que valorizem a prática da interdisciplinaridade, destacando a necessidade de serem otimizadas a distribuição de conteúdos e de carga horária das disciplinas que se destinam à formação de competências específicas do profissional enfermeiro, principalmente as relacionadas à administração e liderança em enfermagem. CONCLUSÃO: Este estudo possibilitou uma reflexão aprofundada do ensino quanto às concepções, teóricas e práticas, relacionadas ao processo formativo de profissionais enfermeiros. Considerando que a realidade profissional oferece aos egressos as condições ideais para avaliarem o processo de formação, este estudo contribui com importantes subsídios para uma proposta pedagógica mais efetiva para o Curso de Enfermagem do Centro Universitário Adventista de São Paulo. No que tange aos aspectos teóricos, esta contribuição poderá ser extensiva a outros Cursos de Graduação em Enfermagem
id USP_3ff112ac0ca348ed160a011993d57034
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13072007-100618
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagemAssessment of the nursing degree: the egresses´s perception of a nursing major courseAssessmentAvaliaçãoEducação em enfermagemEducation in nursingFormação profissionalProfessional developmentINTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem que a formação de enfermeiros seja vinculada às demandas e necessidades da comunidade, em conformidade com o quadro epidemiológico regional. Considerando que o ensino deve ser adequado a este contexto e que as transformações que podem ocorrer no aluno durante a formação acadêmica são basicamente influenciadas pelo currículo, surge a necessidade das Instituições de Ensino Superior repensarem seus Projetos Político Pedagógicos, com vistas a adotar uma metodologia de trabalho que possibilite ressignificar a ação de todos os agentes comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem. OBJETIVO. O presente trabalho investigou a percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem, sobre a contribuição do currículo no processo de formação frente às demandas que vivenciam no seu cotidiano profissional, visando fornecer subsídios para a reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso. MÉTODO. Optou-se pelo método de Estudo de Caso, por ser uma modalidade de pesquisa qualitativa com grande flexibilidade metodológica, que permite uma exploração abrangente e detalhada a respeito do objeto a ser investigado. As unidades incorporadas, representadas pelos estudantes, foram selecionadas numa amostragem intencional, de adesão espontânea, sendo incluídos no estudo 32 egressos, de ambos os gêneros, graduados no ano de 2003 e inseridos no mercado de trabalho. A coleta dos dados foi realizada após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se a técnica da entrevista focalizada com roteiro semi-estruturado após o consentimento livre e esclarecido dos participantes. A análise e a interpretação dos dados tiveram como base a Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: A análise das unidades de significado abstraídas dos discursos dos egressos permitiu a composição de cinco categorias: A formação de competências técnico-científicas; A formação de competências sócio-educativas; A formação de competências ético-políticas; Elementos constitutivos do processo educativo e Elementos constitutivos do programa de ensino. As unidades de significado, relacionadas às categorias, apontam a importância de um ensino que reforce o desenvolvimento de competências ético-políticas e sugerem que este seja contextualizado com as Políticas Públicas de Saúde; planejado e aplicado na forma de projetos de pesquisas e de extensão universitária e que atenda às demandas da comunidade. Sugerem ainda, que sejam pensadas metodologias de ensino que valorizem a prática da interdisciplinaridade, destacando a necessidade de serem otimizadas a distribuição de conteúdos e de carga horária das disciplinas que se destinam à formação de competências específicas do profissional enfermeiro, principalmente as relacionadas à administração e liderança em enfermagem. CONCLUSÃO: Este estudo possibilitou uma reflexão aprofundada do ensino quanto às concepções, teóricas e práticas, relacionadas ao processo formativo de profissionais enfermeiros. Considerando que a realidade profissional oferece aos egressos as condições ideais para avaliarem o processo de formação, este estudo contribui com importantes subsídios para uma proposta pedagógica mais efetiva para o Curso de Enfermagem do Centro Universitário Adventista de São Paulo. No que tange aos aspectos teóricos, esta contribuição poderá ser extensiva a outros Cursos de Graduação em EnfermagemINTRODUCTION: The National Curricular Guidelines propose that the nursing degree be linked to the demands of the community´s needs, complying with the regional epidemiologic scenario. Considering that the teaching must be adequate to this context and the transformations that may occur in the student during the academic development are basically influenced by the curriculum, brings up the necessity of majoring institutions to rethink their Pedagogical Policy Projects, attempting to adopt a methodology of work that makes it possible to re-mean the role of all the agents committed to the teaching and learning process. OBJECTIVE. The work herein investigated the perception of the egresses of a nursing major course, about the contribution of the curriculum to the development process in contrast to the demands of the professional daily life, attempting to provide subsidies for the reformulation of the course´s Pedagogical Policy Project. METHOD. The Case Study method was chosen, for being a way of qualitative research with great methodological flexibility, which allows a wide and detailed exploration of the object to be investigated. The incorporated units, represented by the students, were selected in an intentional sample, of spontaneous adherence, being included in the study 32 egresses, of both genders, graduated in the year of 2003 and inserted in the work market. The data collection was performed after the approval of the Ethics in Survey Committee of the Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. The egresses accepted volunteering to participate assigning the clarified and free consent. It was used the technique of focused interview with semi-structured path. The analysis and interpretation of the data were based on Bardin´s analysis of content. RESULTS: The analysis of the meaning units abstracted from the egresses´ speech permitted the composition of five categories: The development of technical-scientific competences; The development of socio-educative competences; The development of ethic-politics competences; Constructive elements of the educative process and Constructive elements of the teaching process. The meaning units, related to the categories, point out the importance of the teaching that reinforces the development of ethic-politics competences, suggesting that this is contextualized with the Public Health Policies; by planning and applying through research and university extension projects and meeting the community´s demands. It is also suggested that teaching methodologies be thought in order to validate the cross-curricular practices, highlighting the necessity of an optimized distribution of contents and time load of subjects that are meant to develop the professional nurse´s specific competences, mainly those related to the administration and leadership in nursing. CONCLUSION: This study made it possible to deeply reflect the teaching concerning the conceptions, theories and practices related to the development process of professional nurses. Considering that the professional reality offers the egresses the ideal conditions to assess the development process, this study contributes with important subsidies for a more effective pedagogical proposal to the Nursing Course of the Centro Universitário Adventista de São Paulo. Regarding the theoretical aspects, this contribution may be extended to other majoring Courses in NursingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKurcgant, PaulinaMeira, Maria Dyrce Dias2007-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-13072007-100618/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-13072007-100618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem
Assessment of the nursing degree: the egresses´s perception of a nursing major course
title Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem
Meira, Maria Dyrce Dias
Assessment
Avaliação
Educação em enfermagem
Education in nursing
Formação profissional
Professional development
title_short Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title_full Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem
title_sort Avaliação da formação do enfermeiro: percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem
author Meira, Maria Dyrce Dias
author_facet Meira, Maria Dyrce Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kurcgant, Paulina
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Maria Dyrce Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Assessment
Avaliação
Educação em enfermagem
Education in nursing
Formação profissional
Professional development
topic Assessment
Avaliação
Educação em enfermagem
Education in nursing
Formação profissional
Professional development
description INTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem que a formação de enfermeiros seja vinculada às demandas e necessidades da comunidade, em conformidade com o quadro epidemiológico regional. Considerando que o ensino deve ser adequado a este contexto e que as transformações que podem ocorrer no aluno durante a formação acadêmica são basicamente influenciadas pelo currículo, surge a necessidade das Instituições de Ensino Superior repensarem seus Projetos Político Pedagógicos, com vistas a adotar uma metodologia de trabalho que possibilite ressignificar a ação de todos os agentes comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem. OBJETIVO. O presente trabalho investigou a percepção de egressos de um curso de graduação em enfermagem, sobre a contribuição do currículo no processo de formação frente às demandas que vivenciam no seu cotidiano profissional, visando fornecer subsídios para a reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso. MÉTODO. Optou-se pelo método de Estudo de Caso, por ser uma modalidade de pesquisa qualitativa com grande flexibilidade metodológica, que permite uma exploração abrangente e detalhada a respeito do objeto a ser investigado. As unidades incorporadas, representadas pelos estudantes, foram selecionadas numa amostragem intencional, de adesão espontânea, sendo incluídos no estudo 32 egressos, de ambos os gêneros, graduados no ano de 2003 e inseridos no mercado de trabalho. A coleta dos dados foi realizada após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Utilizou-se a técnica da entrevista focalizada com roteiro semi-estruturado após o consentimento livre e esclarecido dos participantes. A análise e a interpretação dos dados tiveram como base a Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: A análise das unidades de significado abstraídas dos discursos dos egressos permitiu a composição de cinco categorias: A formação de competências técnico-científicas; A formação de competências sócio-educativas; A formação de competências ético-políticas; Elementos constitutivos do processo educativo e Elementos constitutivos do programa de ensino. As unidades de significado, relacionadas às categorias, apontam a importância de um ensino que reforce o desenvolvimento de competências ético-políticas e sugerem que este seja contextualizado com as Políticas Públicas de Saúde; planejado e aplicado na forma de projetos de pesquisas e de extensão universitária e que atenda às demandas da comunidade. Sugerem ainda, que sejam pensadas metodologias de ensino que valorizem a prática da interdisciplinaridade, destacando a necessidade de serem otimizadas a distribuição de conteúdos e de carga horária das disciplinas que se destinam à formação de competências específicas do profissional enfermeiro, principalmente as relacionadas à administração e liderança em enfermagem. CONCLUSÃO: Este estudo possibilitou uma reflexão aprofundada do ensino quanto às concepções, teóricas e práticas, relacionadas ao processo formativo de profissionais enfermeiros. Considerando que a realidade profissional oferece aos egressos as condições ideais para avaliarem o processo de formação, este estudo contribui com importantes subsídios para uma proposta pedagógica mais efetiva para o Curso de Enfermagem do Centro Universitário Adventista de São Paulo. No que tange aos aspectos teóricos, esta contribuição poderá ser extensiva a outros Cursos de Graduação em Enfermagem
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-13072007-100618/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-13072007-100618/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256937835528192