A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Iraci dos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gauthier,Jacques, Figueiredo,Nébia Maria de Almeida de, Tavares,Claudia Mara de Melo, Brandão,Euzeli Souza, Santana,Rosimere Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500003
Resumo: Identificou-se apropriação dos fundamentos teóricos e princípios filosóficos da pesquisa sociopoética no cuidar/educar. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo em 19 pesquisas (resumo e texto) realizadas com esse método, entre 1997 e 2006, por enfermeiros e educadores brasileiros. Defende-se que a atividade de cuidar/educar é articulada porque nela os conhecimentos das pessoas, profissionais ou não, são questionados quando compõem o grupo pesquisador, dispositivo analítico da sociopoética. Então, cada um aprende com o outro. A sociopoética adere à natureza da enfermagem porque cuidar/educar é ajudar as pessoas a identificarem seu potencial humano de crescer e fortalecer-se como tal. Nos resultados, destacam-se categoria/conceitos sobre: cuidando em enfermagem sob a perspectiva estética; avaliação no processo educativo; humildade no aprender. Conclui-se que, ao considerar as dimensões físicas, intelectuais e espirituais no cuidar/educar, a sociopoética estabelece uma ponte para uma ecologia política do espírito, consolidando a solidariedade entre os seres humanos.
id UFSC-17_20f8246e379f0f5c08e94957157879f5
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072006000500003
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoéticaEnfermagemEducaçãoPesquisaIdentificou-se apropriação dos fundamentos teóricos e princípios filosóficos da pesquisa sociopoética no cuidar/educar. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo em 19 pesquisas (resumo e texto) realizadas com esse método, entre 1997 e 2006, por enfermeiros e educadores brasileiros. Defende-se que a atividade de cuidar/educar é articulada porque nela os conhecimentos das pessoas, profissionais ou não, são questionados quando compõem o grupo pesquisador, dispositivo analítico da sociopoética. Então, cada um aprende com o outro. A sociopoética adere à natureza da enfermagem porque cuidar/educar é ajudar as pessoas a identificarem seu potencial humano de crescer e fortalecer-se como tal. Nos resultados, destacam-se categoria/conceitos sobre: cuidando em enfermagem sob a perspectiva estética; avaliação no processo educativo; humildade no aprender. Conclui-se que, ao considerar as dimensões físicas, intelectuais e espirituais no cuidar/educar, a sociopoética estabelece uma ponte para uma ecologia política do espírito, consolidando a solidariedade entre os seres humanos.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500003Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.spe 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000500003info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Iraci dosGauthier,JacquesFigueiredo,Nébia Maria de Almeida deTavares,Claudia Mara de MeloBrandão,Euzeli SouzaSantana,Rosimere Ferreirapor2008-02-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000500003Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-02-15T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
title A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
spellingShingle A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
Santos,Iraci dos
Enfermagem
Educação
Pesquisa
title_short A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
title_full A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
title_fullStr A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
title_full_unstemmed A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
title_sort A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
author Santos,Iraci dos
author_facet Santos,Iraci dos
Gauthier,Jacques
Figueiredo,Nébia Maria de Almeida de
Tavares,Claudia Mara de Melo
Brandão,Euzeli Souza
Santana,Rosimere Ferreira
author_role author
author2 Gauthier,Jacques
Figueiredo,Nébia Maria de Almeida de
Tavares,Claudia Mara de Melo
Brandão,Euzeli Souza
Santana,Rosimere Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Iraci dos
Gauthier,Jacques
Figueiredo,Nébia Maria de Almeida de
Tavares,Claudia Mara de Melo
Brandão,Euzeli Souza
Santana,Rosimere Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação
Pesquisa
topic Enfermagem
Educação
Pesquisa
description Identificou-se apropriação dos fundamentos teóricos e princípios filosóficos da pesquisa sociopoética no cuidar/educar. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo em 19 pesquisas (resumo e texto) realizadas com esse método, entre 1997 e 2006, por enfermeiros e educadores brasileiros. Defende-se que a atividade de cuidar/educar é articulada porque nela os conhecimentos das pessoas, profissionais ou não, são questionados quando compõem o grupo pesquisador, dispositivo analítico da sociopoética. Então, cada um aprende com o outro. A sociopoética adere à natureza da enfermagem porque cuidar/educar é ajudar as pessoas a identificarem seu potencial humano de crescer e fortalecer-se como tal. Nos resultados, destacam-se categoria/conceitos sobre: cuidando em enfermagem sob a perspectiva estética; avaliação no processo educativo; humildade no aprender. Conclui-se que, ao considerar as dimensões físicas, intelectuais e espirituais no cuidar/educar, a sociopoética estabelece uma ponte para uma ecologia política do espírito, consolidando a solidariedade entre os seres humanos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072006000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.spe 2006
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389005680640