A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500003 |
Resumo: | Identificou-se apropriação dos fundamentos teóricos e princípios filosóficos da pesquisa sociopoética no cuidar/educar. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo em 19 pesquisas (resumo e texto) realizadas com esse método, entre 1997 e 2006, por enfermeiros e educadores brasileiros. Defende-se que a atividade de cuidar/educar é articulada porque nela os conhecimentos das pessoas, profissionais ou não, são questionados quando compõem o grupo pesquisador, dispositivo analítico da sociopoética. Então, cada um aprende com o outro. A sociopoética adere à natureza da enfermagem porque cuidar/educar é ajudar as pessoas a identificarem seu potencial humano de crescer e fortalecer-se como tal. Nos resultados, destacam-se categoria/conceitos sobre: cuidando em enfermagem sob a perspectiva estética; avaliação no processo educativo; humildade no aprender. Conclui-se que, ao considerar as dimensões físicas, intelectuais e espirituais no cuidar/educar, a sociopoética estabelece uma ponte para uma ecologia política do espírito, consolidando a solidariedade entre os seres humanos. |
id |
UFSC-17_20f8246e379f0f5c08e94957157879f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072006000500003 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoéticaEnfermagemEducaçãoPesquisaIdentificou-se apropriação dos fundamentos teóricos e princípios filosóficos da pesquisa sociopoética no cuidar/educar. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo em 19 pesquisas (resumo e texto) realizadas com esse método, entre 1997 e 2006, por enfermeiros e educadores brasileiros. Defende-se que a atividade de cuidar/educar é articulada porque nela os conhecimentos das pessoas, profissionais ou não, são questionados quando compõem o grupo pesquisador, dispositivo analítico da sociopoética. Então, cada um aprende com o outro. A sociopoética adere à natureza da enfermagem porque cuidar/educar é ajudar as pessoas a identificarem seu potencial humano de crescer e fortalecer-se como tal. Nos resultados, destacam-se categoria/conceitos sobre: cuidando em enfermagem sob a perspectiva estética; avaliação no processo educativo; humildade no aprender. Conclui-se que, ao considerar as dimensões físicas, intelectuais e espirituais no cuidar/educar, a sociopoética estabelece uma ponte para uma ecologia política do espírito, consolidando a solidariedade entre os seres humanos.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500003Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.spe 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000500003info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Iraci dosGauthier,JacquesFigueiredo,Nébia Maria de Almeida deTavares,Claudia Mara de MeloBrandão,Euzeli SouzaSantana,Rosimere Ferreirapor2008-02-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000500003Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-02-15T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética |
title |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética |
spellingShingle |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética Santos,Iraci dos Enfermagem Educação Pesquisa |
title_short |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética |
title_full |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética |
title_fullStr |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética |
title_full_unstemmed |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética |
title_sort |
A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética |
author |
Santos,Iraci dos |
author_facet |
Santos,Iraci dos Gauthier,Jacques Figueiredo,Nébia Maria de Almeida de Tavares,Claudia Mara de Melo Brandão,Euzeli Souza Santana,Rosimere Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gauthier,Jacques Figueiredo,Nébia Maria de Almeida de Tavares,Claudia Mara de Melo Brandão,Euzeli Souza Santana,Rosimere Ferreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Iraci dos Gauthier,Jacques Figueiredo,Nébia Maria de Almeida de Tavares,Claudia Mara de Melo Brandão,Euzeli Souza Santana,Rosimere Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação Pesquisa |
topic |
Enfermagem Educação Pesquisa |
description |
Identificou-se apropriação dos fundamentos teóricos e princípios filosóficos da pesquisa sociopoética no cuidar/educar. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo em 19 pesquisas (resumo e texto) realizadas com esse método, entre 1997 e 2006, por enfermeiros e educadores brasileiros. Defende-se que a atividade de cuidar/educar é articulada porque nela os conhecimentos das pessoas, profissionais ou não, são questionados quando compõem o grupo pesquisador, dispositivo analítico da sociopoética. Então, cada um aprende com o outro. A sociopoética adere à natureza da enfermagem porque cuidar/educar é ajudar as pessoas a identificarem seu potencial humano de crescer e fortalecer-se como tal. Nos resultados, destacam-se categoria/conceitos sobre: cuidando em enfermagem sob a perspectiva estética; avaliação no processo educativo; humildade no aprender. Conclui-se que, ao considerar as dimensões físicas, intelectuais e espirituais no cuidar/educar, a sociopoética estabelece uma ponte para uma ecologia política do espírito, consolidando a solidariedade entre os seres humanos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072006000500003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.spe 2006 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118389005680640 |