RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200304 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: identificar os elementos da relação pedagógica no ensino prático-reflexivo que caracterizem o ensino da integralidade. Método: pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Coleta de dados ocorreu de maio de 2013 a setembro de 2014, com oito docentes de disciplinas do eixo integrador dos quatro últimos semestres de um Curso de Graduação em Enfermagem. Utilizou-se a triangulação de técnicas para coleta de dados, análise documental, observação não participante e entrevistas individuais. Análise de dados guiada pela proposta operativa de Minayo. Resultados: a relação pedagógica no Curso de Graduação em Enfermagem está fundamentada em elementos que potencializam o ensino da integralidade, trazendo para o contexto da formação exemplos da prática, conectando o que foi visto na teoria com o encontrado nos serviços de saúde e oportunizando um processo de reflexão para o estudante e para o docente. Conclusão: os elementos da relação pedagógica no ensino prático-reflexivo que caracterizam a aprendizagem a partir do princípio da integralidade, durante a formação do enfermeiro, estão relacionados à conexão teoria e prática, ao desenvolvimento do talento artístico profissional e ao processo de reflexão na e sobre a ação. A relação pedagógica no curso está caminhando para formar profissionais competentes para atuar diante de situações incertas e conflituosas encontradas nos serviços de saúde. |
id |
UFSC-17_3187d39ca07665b84b7c3afad14e9c70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072018000200304 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIROEnfermagemEducação superiorIntegralidade em saúdeDocentesEstudantesRESUMO Objetivo: identificar os elementos da relação pedagógica no ensino prático-reflexivo que caracterizem o ensino da integralidade. Método: pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Coleta de dados ocorreu de maio de 2013 a setembro de 2014, com oito docentes de disciplinas do eixo integrador dos quatro últimos semestres de um Curso de Graduação em Enfermagem. Utilizou-se a triangulação de técnicas para coleta de dados, análise documental, observação não participante e entrevistas individuais. Análise de dados guiada pela proposta operativa de Minayo. Resultados: a relação pedagógica no Curso de Graduação em Enfermagem está fundamentada em elementos que potencializam o ensino da integralidade, trazendo para o contexto da formação exemplos da prática, conectando o que foi visto na teoria com o encontrado nos serviços de saúde e oportunizando um processo de reflexão para o estudante e para o docente. Conclusão: os elementos da relação pedagógica no ensino prático-reflexivo que caracterizam a aprendizagem a partir do princípio da integralidade, durante a formação do enfermeiro, estão relacionados à conexão teoria e prática, ao desenvolvimento do talento artístico profissional e ao processo de reflexão na e sobre a ação. A relação pedagógica no curso está caminhando para formar profissionais competentes para atuar diante de situações incertas e conflituosas encontradas nos serviços de saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200304Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.2 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-070720180001810016info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Margarete Maria deReibnitz,Kenya SchmidtKloh,DaianaSilva,Kênia Lara daFerraz,Fabianepor2018-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000200304Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-04-27T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
spellingShingle |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO Lima,Margarete Maria de Enfermagem Educação superior Integralidade em saúde Docentes Estudantes |
title_short |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_full |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_fullStr |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_sort |
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
author |
Lima,Margarete Maria de |
author_facet |
Lima,Margarete Maria de Reibnitz,Kenya Schmidt Kloh,Daiana Silva,Kênia Lara da Ferraz,Fabiane |
author_role |
author |
author2 |
Reibnitz,Kenya Schmidt Kloh,Daiana Silva,Kênia Lara da Ferraz,Fabiane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Margarete Maria de Reibnitz,Kenya Schmidt Kloh,Daiana Silva,Kênia Lara da Ferraz,Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação superior Integralidade em saúde Docentes Estudantes |
topic |
Enfermagem Educação superior Integralidade em saúde Docentes Estudantes |
description |
RESUMO Objetivo: identificar os elementos da relação pedagógica no ensino prático-reflexivo que caracterizem o ensino da integralidade. Método: pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Coleta de dados ocorreu de maio de 2013 a setembro de 2014, com oito docentes de disciplinas do eixo integrador dos quatro últimos semestres de um Curso de Graduação em Enfermagem. Utilizou-se a triangulação de técnicas para coleta de dados, análise documental, observação não participante e entrevistas individuais. Análise de dados guiada pela proposta operativa de Minayo. Resultados: a relação pedagógica no Curso de Graduação em Enfermagem está fundamentada em elementos que potencializam o ensino da integralidade, trazendo para o contexto da formação exemplos da prática, conectando o que foi visto na teoria com o encontrado nos serviços de saúde e oportunizando um processo de reflexão para o estudante e para o docente. Conclusão: os elementos da relação pedagógica no ensino prático-reflexivo que caracterizam a aprendizagem a partir do princípio da integralidade, durante a formação do enfermeiro, estão relacionados à conexão teoria e prática, ao desenvolvimento do talento artístico profissional e ao processo de reflexão na e sobre a ação. A relação pedagógica no curso está caminhando para formar profissionais competentes para atuar diante de situações incertas e conflituosas encontradas nos serviços de saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200304 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-070720180001810016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.2 2018 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118394454081536 |