Os sentidos atribuídos ao princípio da integralidade na formação do enfermeiro : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritzen, Thaise Alves de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129031
Resumo: Este estudo objetivou identificar os sentidos atribuídos ao princípio da integralidade na formação em enfermagem. Trata-se de um estudo do tipo Revisão Integrativa (RI) de pesquisa baseada em Cooper (1984). Este método reúne resultados obtidos de outras pesquisas decorrentes da mesma temática, com o objetivo de sintetizar e analisar os dados obtidos, desenvolvendo uma explicação sobre o tema em questão. Foram utilizadas as bases de dados bibliográficas eletrônicas: Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e no portal de pesquisa Biblioteca Virtual em Saúde (BVS Enfermagem). A amostra inicial com os descritores utilizados se obteve 73 artigos disponíveis entre os anos de 2001 a 2014. Depois de aplicados os critérios de exclusão foram selecionados 14 artigos para análise. No que se refere aos sentidos da integralidade presentes nos artigos, foram encontrados três sentidos: “O ser como um todo”, “Um princípio do SUS” e “Singular e Subjetivo”, sendo abordados, respectivamente, em doze artigos (70,58%), três artigos (17,64%) e dois artigos (11,76%).Os principais resultados evidenciaram que a enfermagem vem abordando o holismo com o mesmo sentido do princípio da integralidade. Constatou-se também que há um longo caminho a percorrer em relação ao princípio da integralidade na formação profissional.Conclui-se que são necessárias modificações no processo de formação em enfermagem para que ocorra a transformação do modelo vigente em um modelo de prática baseado no princípio da integralidade.
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