FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirsch,Carolina Domingues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barlem,Edison Luiz Devos, Almeida,Leda Karine de, Tomaschewski-Barlem,Jamila Geri, Lunardi,Valéria Lerch, Ramos,Aline Marcelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100307
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar os fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Método: estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizado com 146 estudantes de enfermagem, mediante aplicação da Escala de Avaliação de Estresse, entre agosto e setembro de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão linear. Identificou-se como maior desencadeador do estresse universitário a falta de tempo para estar com amigos/familiares e realizar atividades de lazer ou descansar. Resultados: identificou-se também que as dificuldades existentes nas relações estabelecidas entre estudantes e professores apresentaram relação direta com os sentimentos de baixa qualidade acadêmica e pouco conhecimento adquirido. Conclusão: a identificação e compreensão dos fatores que levam o estudante de enfermagem ao estresse possibilitam um melhor manejo dessas situações, contribuindo para o aumento do rendimento acadêmico e consequentemente da qualidade de vida desses estudantes.
id UFSC-17_59e02a7f1fe64c744cc1b05773eab9d0
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072018000100307
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVOEstudantes de enfermagemEstresseEducação em enfermagemEnfermagemRESUMO Objetivo: identificar os fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Método: estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizado com 146 estudantes de enfermagem, mediante aplicação da Escala de Avaliação de Estresse, entre agosto e setembro de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão linear. Identificou-se como maior desencadeador do estresse universitário a falta de tempo para estar com amigos/familiares e realizar atividades de lazer ou descansar. Resultados: identificou-se também que as dificuldades existentes nas relações estabelecidas entre estudantes e professores apresentaram relação direta com os sentimentos de baixa qualidade acadêmica e pouco conhecimento adquirido. Conclusão: a identificação e compreensão dos fatores que levam o estudante de enfermagem ao estresse possibilitam um melhor manejo dessas situações, contribuindo para o aumento do rendimento acadêmico e consequentemente da qualidade de vida desses estudantes.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100307Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.1 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072018000370014info:eu-repo/semantics/openAccessHirsch,Carolina DominguesBarlem,Edison Luiz DevosAlmeida,Leda Karine deTomaschewski-Barlem,Jamila GeriLunardi,Valéria LerchRamos,Aline Marcelinopor2018-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000100307Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-03-22T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
title FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
spellingShingle FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
Hirsch,Carolina Domingues
Estudantes de enfermagem
Estresse
Educação em enfermagem
Enfermagem
title_short FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
title_full FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
title_fullStr FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
title_full_unstemmed FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
title_sort FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
author Hirsch,Carolina Domingues
author_facet Hirsch,Carolina Domingues
Barlem,Edison Luiz Devos
Almeida,Leda Karine de
Tomaschewski-Barlem,Jamila Geri
Lunardi,Valéria Lerch
Ramos,Aline Marcelino
author_role author
author2 Barlem,Edison Luiz Devos
Almeida,Leda Karine de
Tomaschewski-Barlem,Jamila Geri
Lunardi,Valéria Lerch
Ramos,Aline Marcelino
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirsch,Carolina Domingues
Barlem,Edison Luiz Devos
Almeida,Leda Karine de
Tomaschewski-Barlem,Jamila Geri
Lunardi,Valéria Lerch
Ramos,Aline Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem
Estresse
Educação em enfermagem
Enfermagem
topic Estudantes de enfermagem
Estresse
Educação em enfermagem
Enfermagem
description RESUMO Objetivo: identificar os fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Método: estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizado com 146 estudantes de enfermagem, mediante aplicação da Escala de Avaliação de Estresse, entre agosto e setembro de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão linear. Identificou-se como maior desencadeador do estresse universitário a falta de tempo para estar com amigos/familiares e realizar atividades de lazer ou descansar. Resultados: identificou-se também que as dificuldades existentes nas relações estabelecidas entre estudantes e professores apresentaram relação direta com os sentimentos de baixa qualidade acadêmica e pouco conhecimento adquirido. Conclusão: a identificação e compreensão dos fatores que levam o estudante de enfermagem ao estresse possibilitam um melhor manejo dessas situações, contribuindo para o aumento do rendimento acadêmico e consequentemente da qualidade de vida desses estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100307
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-07072018000370014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.1 2018
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118394407944192