FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100307 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: identificar os fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Método: estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizado com 146 estudantes de enfermagem, mediante aplicação da Escala de Avaliação de Estresse, entre agosto e setembro de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão linear. Identificou-se como maior desencadeador do estresse universitário a falta de tempo para estar com amigos/familiares e realizar atividades de lazer ou descansar. Resultados: identificou-se também que as dificuldades existentes nas relações estabelecidas entre estudantes e professores apresentaram relação direta com os sentimentos de baixa qualidade acadêmica e pouco conhecimento adquirido. Conclusão: a identificação e compreensão dos fatores que levam o estudante de enfermagem ao estresse possibilitam um melhor manejo dessas situações, contribuindo para o aumento do rendimento acadêmico e consequentemente da qualidade de vida desses estudantes. |
id |
UFSC-17_59e02a7f1fe64c744cc1b05773eab9d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072018000100307 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVOEstudantes de enfermagemEstresseEducação em enfermagemEnfermagemRESUMO Objetivo: identificar os fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Método: estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizado com 146 estudantes de enfermagem, mediante aplicação da Escala de Avaliação de Estresse, entre agosto e setembro de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão linear. Identificou-se como maior desencadeador do estresse universitário a falta de tempo para estar com amigos/familiares e realizar atividades de lazer ou descansar. Resultados: identificou-se também que as dificuldades existentes nas relações estabelecidas entre estudantes e professores apresentaram relação direta com os sentimentos de baixa qualidade acadêmica e pouco conhecimento adquirido. Conclusão: a identificação e compreensão dos fatores que levam o estudante de enfermagem ao estresse possibilitam um melhor manejo dessas situações, contribuindo para o aumento do rendimento acadêmico e consequentemente da qualidade de vida desses estudantes.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100307Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.1 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072018000370014info:eu-repo/semantics/openAccessHirsch,Carolina DominguesBarlem,Edison Luiz DevosAlmeida,Leda Karine deTomaschewski-Barlem,Jamila GeriLunardi,Valéria LerchRamos,Aline Marcelinopor2018-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000100307Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-03-22T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO |
title |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO |
spellingShingle |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO Hirsch,Carolina Domingues Estudantes de enfermagem Estresse Educação em enfermagem Enfermagem |
title_short |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO |
title_full |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO |
title_fullStr |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO |
title_full_unstemmed |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO |
title_sort |
FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO |
author |
Hirsch,Carolina Domingues |
author_facet |
Hirsch,Carolina Domingues Barlem,Edison Luiz Devos Almeida,Leda Karine de Tomaschewski-Barlem,Jamila Geri Lunardi,Valéria Lerch Ramos,Aline Marcelino |
author_role |
author |
author2 |
Barlem,Edison Luiz Devos Almeida,Leda Karine de Tomaschewski-Barlem,Jamila Geri Lunardi,Valéria Lerch Ramos,Aline Marcelino |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirsch,Carolina Domingues Barlem,Edison Luiz Devos Almeida,Leda Karine de Tomaschewski-Barlem,Jamila Geri Lunardi,Valéria Lerch Ramos,Aline Marcelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de enfermagem Estresse Educação em enfermagem Enfermagem |
topic |
Estudantes de enfermagem Estresse Educação em enfermagem Enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo: identificar os fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Método: estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizado com 146 estudantes de enfermagem, mediante aplicação da Escala de Avaliação de Estresse, entre agosto e setembro de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão linear. Identificou-se como maior desencadeador do estresse universitário a falta de tempo para estar com amigos/familiares e realizar atividades de lazer ou descansar. Resultados: identificou-se também que as dificuldades existentes nas relações estabelecidas entre estudantes e professores apresentaram relação direta com os sentimentos de baixa qualidade acadêmica e pouco conhecimento adquirido. Conclusão: a identificação e compreensão dos fatores que levam o estudante de enfermagem ao estresse possibilitam um melhor manejo dessas situações, contribuindo para o aumento do rendimento acadêmico e consequentemente da qualidade de vida desses estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100307 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000100307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-07072018000370014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.1 2018 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118394407944192 |