ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbogim,Fábio da Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira,Larissa Bertacchini de, Mendonça,Érica Toledo de, Marques,Dionasson Altivo, Friedrich,Denise Barbosa de Castro, Püschel,Vilanice Alves de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400316
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar comparativamente a percepção de estudantes de enfermagem, em duas turmas, sobre o ensino implícito do pensamento crítico em um curso de Suporte Básico de Vida. Método: intervenção educativa, com abordagem qualitativa, fundamentada na teoria histórico-cultural. Participaram do estudo 102 estudantes, sendo 52 no grupo intervenção, que foram ensinados por meio da metodologia Problem Based Learning associada às questões norteadoras, e 50 no grupo controle, ensinados apenas com Problem Based Learning. Os dados foram coletados de 12 a 30 de novembro de 2015, na Universidade Federal de Viçosa, através de questionário sociodemográfico, instrumento avaliativo e entrevistas semiestruturadas. O instrumento avaliativo e as entrevistas foram explorados pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: o curso mobilizou habilidades de pensamento crítico nos estudantes de ambos os grupos. Contudo, no grupo intervenção, expuseram com mais clareza percepções sobre as características de um pensador crítico. No grupo controle, ao qual foi aplicada apenas a metodologia Problem Based Learning, os estudantes mencionaram aquisição de habilidades técnicas. No grupo intervenção, ao qual foi aplicada a metodologia Problem Based Learning associada às questões norteadoras, além das habilidades técnicas, os estudantes relataram habilidades de um pensador crítico. Conclusão: a análise comparativa permite concluir que metodologias de ensino mobilizadoras do pensamento crítico se tornam mediadoras no desenvolvimento e aprimoramento das funções mentais superiores no ensino, abarcando capacidades cognitivas e metacognitivas. O estudo representa contribuição e avanço no âmbito do ensino de enfermagem, considerando que as questões somam-se às tecnologias de educação em saúde.
id UFSC-17_5a866be5feb36dcbe7ef050b8ef8393d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072017000400316
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNINGEnfermagemEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemAprendizagem baseada em problemasEnsinoRESUMO Objetivo: analisar comparativamente a percepção de estudantes de enfermagem, em duas turmas, sobre o ensino implícito do pensamento crítico em um curso de Suporte Básico de Vida. Método: intervenção educativa, com abordagem qualitativa, fundamentada na teoria histórico-cultural. Participaram do estudo 102 estudantes, sendo 52 no grupo intervenção, que foram ensinados por meio da metodologia Problem Based Learning associada às questões norteadoras, e 50 no grupo controle, ensinados apenas com Problem Based Learning. Os dados foram coletados de 12 a 30 de novembro de 2015, na Universidade Federal de Viçosa, através de questionário sociodemográfico, instrumento avaliativo e entrevistas semiestruturadas. O instrumento avaliativo e as entrevistas foram explorados pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: o curso mobilizou habilidades de pensamento crítico nos estudantes de ambos os grupos. Contudo, no grupo intervenção, expuseram com mais clareza percepções sobre as características de um pensador crítico. No grupo controle, ao qual foi aplicada apenas a metodologia Problem Based Learning, os estudantes mencionaram aquisição de habilidades técnicas. No grupo intervenção, ao qual foi aplicada a metodologia Problem Based Learning associada às questões norteadoras, além das habilidades técnicas, os estudantes relataram habilidades de um pensador crítico. Conclusão: a análise comparativa permite concluir que metodologias de ensino mobilizadoras do pensamento crítico se tornam mediadoras no desenvolvimento e aprimoramento das funções mentais superiores no ensino, abarcando capacidades cognitivas e metacognitivas. O estudo representa contribuição e avanço no âmbito do ensino de enfermagem, considerando que as questões somam-se às tecnologias de educação em saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400316Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072017001180017info:eu-repo/semantics/openAccessCarbogim,Fábio da CostaOliveira,Larissa Bertacchini deMendonça,Érica Toledo deMarques,Dionasson AltivoFriedrich,Denise Barbosa de CastroPüschel,Vilanice Alves de Araújopor2017-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072017000400316Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2017-11-17T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING
title ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING
spellingShingle ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING
Carbogim,Fábio da Costa
Enfermagem
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
title_short ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING
title_full ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING
title_fullStr ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING
title_full_unstemmed ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING
title_sort ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING
author Carbogim,Fábio da Costa
author_facet Carbogim,Fábio da Costa
Oliveira,Larissa Bertacchini de
Mendonça,Érica Toledo de
Marques,Dionasson Altivo
Friedrich,Denise Barbosa de Castro
Püschel,Vilanice Alves de Araújo
author_role author
author2 Oliveira,Larissa Bertacchini de
Mendonça,Érica Toledo de
Marques,Dionasson Altivo
Friedrich,Denise Barbosa de Castro
Püschel,Vilanice Alves de Araújo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carbogim,Fábio da Costa
Oliveira,Larissa Bertacchini de
Mendonça,Érica Toledo de
Marques,Dionasson Altivo
Friedrich,Denise Barbosa de Castro
Püschel,Vilanice Alves de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
description RESUMO Objetivo: analisar comparativamente a percepção de estudantes de enfermagem, em duas turmas, sobre o ensino implícito do pensamento crítico em um curso de Suporte Básico de Vida. Método: intervenção educativa, com abordagem qualitativa, fundamentada na teoria histórico-cultural. Participaram do estudo 102 estudantes, sendo 52 no grupo intervenção, que foram ensinados por meio da metodologia Problem Based Learning associada às questões norteadoras, e 50 no grupo controle, ensinados apenas com Problem Based Learning. Os dados foram coletados de 12 a 30 de novembro de 2015, na Universidade Federal de Viçosa, através de questionário sociodemográfico, instrumento avaliativo e entrevistas semiestruturadas. O instrumento avaliativo e as entrevistas foram explorados pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: o curso mobilizou habilidades de pensamento crítico nos estudantes de ambos os grupos. Contudo, no grupo intervenção, expuseram com mais clareza percepções sobre as características de um pensador crítico. No grupo controle, ao qual foi aplicada apenas a metodologia Problem Based Learning, os estudantes mencionaram aquisição de habilidades técnicas. No grupo intervenção, ao qual foi aplicada a metodologia Problem Based Learning associada às questões norteadoras, além das habilidades técnicas, os estudantes relataram habilidades de um pensador crítico. Conclusão: a análise comparativa permite concluir que metodologias de ensino mobilizadoras do pensamento crítico se tornam mediadoras no desenvolvimento e aprimoramento das funções mentais superiores no ensino, abarcando capacidades cognitivas e metacognitivas. O estudo representa contribuição e avanço no âmbito do ensino de enfermagem, considerando que as questões somam-se às tecnologias de educação em saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400316
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-07072017001180017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118394065059840