Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elianny Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Brenda Jamille Costa, Souza, João Lucas Moraes, Lima, Mariana Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831
Resumo: Introdução:A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) surge como um método de aprendizagem inovador, contrapondo-se aos modelos didáticos de ensino apoiados em perspectivas ditas tradicionais, em que o professor é o centro do processo de transmissão de saberes para alunos que apenas recebem e memorizam o conhecimento transmitido. Este método consiste em uma proposta pedagógica de ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por monitores da Atividade Curricular Enfermagem em Médico Cirúrgico do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a utilização do PBL no processo de ensino.Descrição da Experiência: A introdução da metodologia foi realizada na turma do 4º semestre do Curso de Enfermagem da UFPA no período de agosto e setembro de 2018. Resultados: Percebeu-se uma necessidade reforçada pelo estudante que passa pelo método PBL, que este deve assumir um papel cada vez mais ativo, aprendendo a não ser somente um receptor de informações, mas um elemento ativo na busca efetiva de conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Considerações Finais: Conclui-se que a inserção de metodologias ativas, como o método aqui experimentado, propicia ao estudante a condução do seu processo de ensino nos âmbitos de formação dialógica, integradora e questionadora, além de poder ser facilmente aplicado, com competência e eficácia, pelas escolas e faculdades de enfermagem, uma vez que exista interesse pela busca de adequação aos novos modelos de estudantes e um corpo docente disposto a implementar novos métodos.
id BJRH-0_d7c45e4ebed3c10666efe9bcd67304c9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1831
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience reportAprendizagem Baseada em ProblemasEnsino SuperiorEducação em Enfermagem.Introdução:A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) surge como um método de aprendizagem inovador, contrapondo-se aos modelos didáticos de ensino apoiados em perspectivas ditas tradicionais, em que o professor é o centro do processo de transmissão de saberes para alunos que apenas recebem e memorizam o conhecimento transmitido. Este método consiste em uma proposta pedagógica de ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por monitores da Atividade Curricular Enfermagem em Médico Cirúrgico do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a utilização do PBL no processo de ensino.Descrição da Experiência: A introdução da metodologia foi realizada na turma do 4º semestre do Curso de Enfermagem da UFPA no período de agosto e setembro de 2018. Resultados: Percebeu-se uma necessidade reforçada pelo estudante que passa pelo método PBL, que este deve assumir um papel cada vez mais ativo, aprendendo a não ser somente um receptor de informações, mas um elemento ativo na busca efetiva de conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Considerações Finais: Conclui-se que a inserção de metodologias ativas, como o método aqui experimentado, propicia ao estudante a condução do seu processo de ensino nos âmbitos de formação dialógica, integradora e questionadora, além de poder ser facilmente aplicado, com competência e eficácia, pelas escolas e faculdades de enfermagem, uma vez que exista interesse pela busca de adequação aos novos modelos de estudantes e um corpo docente disposto a implementar novos métodos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/183110.34119/bjhrv2n4-024Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 2525-2529Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 2525-25292595-682510.34119/bjhrv2n4reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831/1801Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elianny SousaDias, Brenda Jamille CostaSouza, João Lucas MoraesLima, Mariana Souza de2019-09-02T18:15:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1831Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-09-02T18:15:18Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
title Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
spellingShingle Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
Silva, Elianny Sousa
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Superior
Educação em Enfermagem.
title_short Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
title_full Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
title_fullStr Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
title_sort Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
author Silva, Elianny Sousa
author_facet Silva, Elianny Sousa
Dias, Brenda Jamille Costa
Souza, João Lucas Moraes
Lima, Mariana Souza de
author_role author
author2 Dias, Brenda Jamille Costa
Souza, João Lucas Moraes
Lima, Mariana Souza de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elianny Sousa
Dias, Brenda Jamille Costa
Souza, João Lucas Moraes
Lima, Mariana Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Superior
Educação em Enfermagem.
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Superior
Educação em Enfermagem.
description Introdução:A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) surge como um método de aprendizagem inovador, contrapondo-se aos modelos didáticos de ensino apoiados em perspectivas ditas tradicionais, em que o professor é o centro do processo de transmissão de saberes para alunos que apenas recebem e memorizam o conhecimento transmitido. Este método consiste em uma proposta pedagógica de ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por monitores da Atividade Curricular Enfermagem em Médico Cirúrgico do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a utilização do PBL no processo de ensino.Descrição da Experiência: A introdução da metodologia foi realizada na turma do 4º semestre do Curso de Enfermagem da UFPA no período de agosto e setembro de 2018. Resultados: Percebeu-se uma necessidade reforçada pelo estudante que passa pelo método PBL, que este deve assumir um papel cada vez mais ativo, aprendendo a não ser somente um receptor de informações, mas um elemento ativo na busca efetiva de conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Considerações Finais: Conclui-se que a inserção de metodologias ativas, como o método aqui experimentado, propicia ao estudante a condução do seu processo de ensino nos âmbitos de formação dialógica, integradora e questionadora, além de poder ser facilmente aplicado, com competência e eficácia, pelas escolas e faculdades de enfermagem, uma vez que exista interesse pela busca de adequação aos novos modelos de estudantes e um corpo docente disposto a implementar novos métodos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831
10.34119/bjhrv2n4-024
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv2n4-024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831/1801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 2525-2529
Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 2525-2529
2595-6825
10.34119/bjhrv2n4
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240047915761664