BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Fernanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rezende, Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/85172
Resumo: O debate sobre o lugar da disciplina de Física no currículo do ensino médio frente às políticas curriculares dos últimos anos, levantado por Ostermann (2020), requer um olhar mais amplo e crítico que pense politicamente a educação no Brasil. Nessa perspectiva, a educação e o currículo podem ser compreendidos como um campo de disputas de projetos defendidos por diferentes atores políticos envolvidos no debate (AGUIAR; TUTTMAN, 2020). A posição neoliberal, mais alinhada às demandas do mercado e que minimiza o papel do Estado frente às políticas públicas de educação, e a posição crítica, que considera a educação como direito de todos a ser assegurado pelo Estado, têm sido, grosso modo, as duas posições em confronto.
id UFSC-19_11fe405e8f44d73386085254879b937f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/85172
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogadoAdolescente. Atividade MotoraJogos de vídeo.O debate sobre o lugar da disciplina de Física no currículo do ensino médio frente às políticas curriculares dos últimos anos, levantado por Ostermann (2020), requer um olhar mais amplo e crítico que pense politicamente a educação no Brasil. Nessa perspectiva, a educação e o currículo podem ser compreendidos como um campo de disputas de projetos defendidos por diferentes atores políticos envolvidos no debate (AGUIAR; TUTTMAN, 2020). A posição neoliberal, mais alinhada às demandas do mercado e que minimiza o papel do Estado frente às políticas públicas de educação, e a posição crítica, que considera a educação como direito de todos a ser assegurado pelo Estado, têm sido, grosso modo, as duas posições em confronto.Imprensa Universitária - UFSC2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/8517210.5007/2175-7941.2021.e85172 Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 38 n. 3 (2021): Caderno Brasileiro de Ensino de Física; 1381-13872175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/85172/48035Ostermann, FernandaRezende, Flaviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-15T21:51:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/85172Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2021-12-15T21:51:17Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado
title BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado
spellingShingle BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado
Ostermann, Fernanda
Adolescente. Atividade Motora
Jogos de vídeo.
title_short BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado
title_full BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado
title_fullStr BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado
title_full_unstemmed BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado
title_sort BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado
author Ostermann, Fernanda
author_facet Ostermann, Fernanda
Rezende, Flavia
author_role author
author2 Rezende, Flavia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
Rezende, Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente. Atividade Motora
Jogos de vídeo.
topic Adolescente. Atividade Motora
Jogos de vídeo.
description O debate sobre o lugar da disciplina de Física no currículo do ensino médio frente às políticas curriculares dos últimos anos, levantado por Ostermann (2020), requer um olhar mais amplo e crítico que pense politicamente a educação no Brasil. Nessa perspectiva, a educação e o currículo podem ser compreendidos como um campo de disputas de projetos defendidos por diferentes atores políticos envolvidos no debate (AGUIAR; TUTTMAN, 2020). A posição neoliberal, mais alinhada às demandas do mercado e que minimiza o papel do Estado frente às políticas públicas de educação, e a posição crítica, que considera a educação como direito de todos a ser assegurado pelo Estado, têm sido, grosso modo, as duas posições em confronto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/85172
10.5007/2175-7941.2021.e85172
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/85172
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2021.e85172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/85172/48035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 38 n. 3 (2021): Caderno Brasileiro de Ensino de Física; 1381-1387
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940575239077888