Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Filho, João Bernardes da
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Coelho, Suzana Maria, Salami, Marcos Alfredo, Maciel, Marília Rangel, Schrage, Pedro Ubirajara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006
Resumo: Este artigo apresenta um desenvolvimento realizado na PUCRS, em julho e agosto de 2002, envolvendo a viabilidade da utilização de resistores feitos de grafite deposto sobre papel, para a aprendizagem experimental de eletricidade, especificamente em relação aos conteúdos “resistividade e cálculo de resistência equivalente de associações em série e em paralelo de resistores”. Tal técnica permite ao estudante manipular ludicamente variáveis envolvidas na definição de resistência elétrica, além de criar e modificar livremente associações de resistores, utilizando unicamente um multímetro, papel e lápis, e tem potencial para acelerar seu processo de compreensão e aprendizagem desses conteúdos porque é agradável, simples, barata e promove o engajamento e a livre participação de todos os alunos.
id UFSC-19_141b0930ecffcbd9fa39f1e691f9e13e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/10006
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápisEste artigo apresenta um desenvolvimento realizado na PUCRS, em julho e agosto de 2002, envolvendo a viabilidade da utilização de resistores feitos de grafite deposto sobre papel, para a aprendizagem experimental de eletricidade, especificamente em relação aos conteúdos “resistividade e cálculo de resistência equivalente de associações em série e em paralelo de resistores”. Tal técnica permite ao estudante manipular ludicamente variáveis envolvidas na definição de resistência elétrica, além de criar e modificar livremente associações de resistores, utilizando unicamente um multímetro, papel e lápis, e tem potencial para acelerar seu processo de compreensão e aprendizagem desses conteúdos porque é agradável, simples, barata e promove o engajamento e a livre participação de todos os alunos.Imprensa Universitária - UFSC2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 203-2112175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006/14548Rocha Filho, João Bernardes daCoelho, Suzana MariaSalami, Marcos AlfredoMaciel, Marília RangelSchrage, Pedro Ubirajarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T18:05:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/10006Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T18:05:21Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
title Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
spellingShingle Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
Rocha Filho, João Bernardes da
title_short Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
title_full Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
title_fullStr Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
title_full_unstemmed Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
title_sort Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
author Rocha Filho, João Bernardes da
author_facet Rocha Filho, João Bernardes da
Coelho, Suzana Maria
Salami, Marcos Alfredo
Maciel, Marília Rangel
Schrage, Pedro Ubirajara
author_role author
author2 Coelho, Suzana Maria
Salami, Marcos Alfredo
Maciel, Marília Rangel
Schrage, Pedro Ubirajara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Filho, João Bernardes da
Coelho, Suzana Maria
Salami, Marcos Alfredo
Maciel, Marília Rangel
Schrage, Pedro Ubirajara
description Este artigo apresenta um desenvolvimento realizado na PUCRS, em julho e agosto de 2002, envolvendo a viabilidade da utilização de resistores feitos de grafite deposto sobre papel, para a aprendizagem experimental de eletricidade, especificamente em relação aos conteúdos “resistividade e cálculo de resistência equivalente de associações em série e em paralelo de resistores”. Tal técnica permite ao estudante manipular ludicamente variáveis envolvidas na definição de resistência elétrica, além de criar e modificar livremente associações de resistores, utilizando unicamente um multímetro, papel e lápis, e tem potencial para acelerar seu processo de compreensão e aprendizagem desses conteúdos porque é agradável, simples, barata e promove o engajamento e a livre participação de todos os alunos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006/14548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 203-211
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571902509056