Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006 |
Resumo: | Este artigo apresenta um desenvolvimento realizado na PUCRS, em julho e agosto de 2002, envolvendo a viabilidade da utilização de resistores feitos de grafite deposto sobre papel, para a aprendizagem experimental de eletricidade, especificamente em relação aos conteúdos “resistividade e cálculo de resistência equivalente de associações em série e em paralelo de resistores”. Tal técnica permite ao estudante manipular ludicamente variáveis envolvidas na definição de resistência elétrica, além de criar e modificar livremente associações de resistores, utilizando unicamente um multímetro, papel e lápis, e tem potencial para acelerar seu processo de compreensão e aprendizagem desses conteúdos porque é agradável, simples, barata e promove o engajamento e a livre participação de todos os alunos. |
id |
UFSC-19_141b0930ecffcbd9fa39f1e691f9e13e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/10006 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápisEste artigo apresenta um desenvolvimento realizado na PUCRS, em julho e agosto de 2002, envolvendo a viabilidade da utilização de resistores feitos de grafite deposto sobre papel, para a aprendizagem experimental de eletricidade, especificamente em relação aos conteúdos “resistividade e cálculo de resistência equivalente de associações em série e em paralelo de resistores”. Tal técnica permite ao estudante manipular ludicamente variáveis envolvidas na definição de resistência elétrica, além de criar e modificar livremente associações de resistores, utilizando unicamente um multímetro, papel e lápis, e tem potencial para acelerar seu processo de compreensão e aprendizagem desses conteúdos porque é agradável, simples, barata e promove o engajamento e a livre participação de todos os alunos.Imprensa Universitária - UFSC2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 203-2112175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006/14548Rocha Filho, João Bernardes daCoelho, Suzana MariaSalami, Marcos AlfredoMaciel, Marília RangelSchrage, Pedro Ubirajarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T18:05:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/10006Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T18:05:21Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis |
title |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis |
spellingShingle |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis Rocha Filho, João Bernardes da |
title_short |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis |
title_full |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis |
title_fullStr |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis |
title_full_unstemmed |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis |
title_sort |
Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis |
author |
Rocha Filho, João Bernardes da |
author_facet |
Rocha Filho, João Bernardes da Coelho, Suzana Maria Salami, Marcos Alfredo Maciel, Marília Rangel Schrage, Pedro Ubirajara |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Suzana Maria Salami, Marcos Alfredo Maciel, Marília Rangel Schrage, Pedro Ubirajara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Filho, João Bernardes da Coelho, Suzana Maria Salami, Marcos Alfredo Maciel, Marília Rangel Schrage, Pedro Ubirajara |
description |
Este artigo apresenta um desenvolvimento realizado na PUCRS, em julho e agosto de 2002, envolvendo a viabilidade da utilização de resistores feitos de grafite deposto sobre papel, para a aprendizagem experimental de eletricidade, especificamente em relação aos conteúdos “resistividade e cálculo de resistência equivalente de associações em série e em paralelo de resistores”. Tal técnica permite ao estudante manipular ludicamente variáveis envolvidas na definição de resistência elétrica, além de criar e modificar livremente associações de resistores, utilizando unicamente um multímetro, papel e lápis, e tem potencial para acelerar seu processo de compreensão e aprendizagem desses conteúdos porque é agradável, simples, barata e promove o engajamento e a livre participação de todos os alunos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10006/14548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 21, n. Especial - novembro de 2004; 203-211 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940571902509056 |