Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial Fleckiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delizoicov, Demétrio
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Castilho, Nadir, Cutolo, Luiz Roberto Agea, Ros, Marco Aurélio Da, Lima, Armênio Matias Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10054
Resumo: O trabalho aborda a teoria do conhecimento de Ludwik Fleck, analisando as origens e o contexto que orientaram sua produção, desde o contato com a Escola Polonesa de Filosofia da Medicina. Contrapondo-se ao empirismo lógico, Fleck, nos anos trinta, desenvolve uma perspectiva epistemológica em sintonia com o referencial construtivista/interacionista, fundamentando-se numa análise embasada na sociologia do conhecimento. São apresentadas suas principais categorias analíticas e resgata-se o papel do modelo fleckiano na teoria dos paradigmas de Thomas Kuhn. Argumenta-se sobre o potencial do modelo de Fleck como referencial para a pesquisa em ensino nas áreas de ciências naturais e da saúde, citando-se alguns trabalhos produzidos.
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